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Você já conhece o “WhatsApp Empresarial” e suas vantagens?

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Você já conhece o “WhatsApp Empresarial” e suas vantagens?

O Whatsapp, aplicativo de mensagens instantâneas, está se tornando cada vez mais presente nas áreas de comunicação de empresas, pela possibilidade de gerar negócios e ser um canal de comunicação de serviço de atendimento ao cliente (SAC). Bem como, é usado para exposição da marca, triagem e canal de vendas.

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Uma matéria divulgada no jornal Diário, Comércio, Indústria e Serviço, abordou a questão do WhatsApp empresarial. Na notícia, a mestre em Ciência da Comunicação pela USP e professora da Universidade Anhembi Morumbi, Claudia Cruz, disse que o uso do aplicativo atrai o público para interagir com marcas criando uma hiperealidade, que muda o quadro mais conhecido para um quadro onde o interlocutor pode opinar e expressar em tempo real.

A matéria em questão apresenta três cases: o primeiro foi da montadora japonesa Mitsubishi, que utilizou o WhatsApp como um canal de relacionamento onde, durante um mês, o consumidor pôde tirar dúvidas sobre um modelo de carro que estava sendo lançado, tudo por meio de conversas pelo aplicativo com a equipe de atendimento da empresa. Eles conversaram com os clientes sem a formalidade tradicional, mas respeitando o espaço dos consumidores e com o auxílio de recursos multimídia de vídeo e foto.

Outro case é o da farmácia de manipulação Sempre Viva, em Itajubá (MG). A proprietária Vivian Costa conta a experiência de sucesso em vender com o SAC 3.0, que já representa 40% do negócio. Com o aplicativo, ela interage com os clientes, recebe fotos das receitas e passa orçamentos, agiliza o envio do remédio, entre outras facilidades.

Para a empresa Junqueira, do setor imobiliário, localizada em Piracicaba, interior do estado de São Paulo, a ferramenta se tornou um diferencial entre os concorrentes. Ele serve para contatos, agendamento de visitas, negociações, entre outros.

À primeira impressão, muitas pessoas podem pensar que o WhatsApp em empresas será uma ferramenta perfeita para publicidade e promoção de produtos, mas é importante ressaltar que sua finalidade principal é o relacionamento com o cliente. No app de mensagens, é muito fácil bloquear contatos, portanto, não adianta ficar enviando propagandas e spams sem critério algum. O máximo que uma marca conseguirá fazendo isso é a irritação de seus cientes em potencial.

Mas, com alguns cuidados, é possível usufruir de muitos benefícios por meio do aplicativo:

– Atendimento a qualquer hora e a facilidade de tirar dúvidas, fornecer orçamentos e registrar pedidos, o que melhora o relacionamento com os consumidores e fideliza clientes.

– Também é possível conversar com vários clientes de uma só vez, o que aumenta a rapidez do atendimento se comparado a um atendimento telefônico.

– A plataforma também representa um dos custos mais baixos de investimento em atendimento.

– Por meio dele, as empresas podem enviar fotos, áudios ou vídeos para que o cliente visualize melhor o produto oferecido.

– As empresas ainda podem criar grupos com perfis similares e divulgar novos produtos e serviços, deixando seus consumidores atualizados sobre todas as novidades de seu negócio.

– Além dos usuais grupos, também é possível criar listas de transmissões, através das quais as empresas podem enviar comunicados, informações e requerimentos. A diferença fundamental entre um grupo e uma lista de transmissão é que as respostas dos membros são visualizadas individualmente pelo membro que a enviou e pelo administrador do grupo.

Hoje, a Bit 2000 também já faz uso do  WhatsApp empresarial, com a finalidade principal de relacionamento com o cliente. Criando a possibilidade de gerar negócios e um canal de comunicação e de serviço de atendimento ao cliente (SAC). Fale conosco, tire dúvidas e faça até orçamentos via WhatsApp: (21) 99126-7261



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