Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ

21 2106-1300

21 99126-7261

Vantagens do financiamento de energia solar

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Vantagens do financiamento de energia solar

Existem diversas opções de financiamento de energia solar, com alternativas que vão de bancos privados até instituições públicas. A variedade é resultado da alta procura e das mudanças realizadas para adequar essa solução tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

Ao optar pelo financiamento, o retorno do investimento em um sistema fotovoltaico geralmente ocorre entre 5 e 6 anos. A pessoa praticamente substitui o valor da conta de energia pela prestação do sistema fotovoltaico, e ao final das parcelas, fica livre! E com o valor da conta de luz até 95% menor.

No caso de empresas, que muitas vezes possuem capital suficiente para comprar à vista ou dar uma entrada considerável, esse retorno será percebido ainda mais rápido.

Para você ter ideia, no segundo semestre de 2021, o Brasil bateu recorde e está entre os 15 países com maior potência instalada de energia solar. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o resultado é consequência dos investimentos superiores a R$ 52,7 bilhões realizados desde 2012.

Ficou interessado no assunto? Quer saber mais sobre o financiamento de energia solar? Então aproveite para conferir o conteúdo completo!

Como fazer financiamento de energia solar?

Investir em uma solução limpa, renovável e com retorno a longo prazo já são características que chamam a atenção. Mas, além de tudo isso, existem outros fatores que contribuem com o crescimento desse mercado.

Nos últimos anos, o preço para a instalação dos painéis solares registrou queda, acompanhado pelas várias opções de pagamento.

É importante mencionar que o valor do investimento em um sistema fotovoltaico varia conforme o tamanho e o modelo do projeto, o fornecedor, bem como a instituição escolhida para o financiamento de energia solar.

Antes de fechar negócio, fique atento aos seguintes quesitos:

  • Juros: avalie os juros de cada um dos bancos e faça as contas para saber qual é a melhor opção;
  • Prazos: o tempo para pagamento também pode ser um fator importante. Por isso, busque pela alternativa que condiz com o seu bolso;
  • Carência: já imaginou poder dar início ao financiamento de energia solar e receber um tempo extra para juntar o valor das primeiras parcelas? Essa é a vantagem das modalidades que oferecem carência;
  • Modelo de parcelamento: é possível optar pelo parcelamento total ou parcial. Nos casos das empresas que possuem capital, o custeio do valor restante pode ser uma ótima opção para quitar as mensalidades de forma ágil;
  • Garantias: existe a opção de oferecer o próprio sistema como caução, dependendo do parceiro escolhido;
  • Suporte: além da instituição financeira e condições de pagamento, lembre-se de considerar a reputação e as referências do fornecedor do sistema. Afinal, você fará um investimento e deve prezar pela qualidade do produto adquirido.

Ao avaliar os pontos, fica mais fácil compreender qual opção pode ser a melhor de acordo com as suas expectativas. Priorize a organização que faça uma oferta compatível com a sua realidade.

Com esses pontos em mente, o primeiro passo é solicitar um orçamento do projeto desejado com um fornecedor. A Intelbras possui um simulador de energia solar totalmente gratuito para você ter noção do quanto precisará investir e os benefícios em termos de economia.

Ao final da simulação, você também pode fazer um pedido de orçamento, há revendas prontas para atender você em vários estados do país. Clique na imagem abaixo e faça a sua simulação!

 

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Confira as vantagens do financiamento de energia solar para pessoas físicas e jurídicas.

Pessoas físicas

Para contar com a instalação da energia solar em residências, será preciso buscar por alternativas como pessoa física.

Nesse tipo de negociação, a linha de crédito pode ser mais baixa quando comparada com os valores liberados para estabelecimentos e organizações.

Após a solicitação junto ao banco, será feita uma análise do seu nome, avaliando os dados fornecidos pelo Serasa e SPC. Se necessário, a instituição pode solicitar a entrega de documentos extra ou até mesmo de comprovantes.

Lembre-se que após a instalação logo será possível perceber a queda na conta. Sendo assim, o valor que antes era destinado para a distribuidora, agora pode ser revertido na parcela do sistema, que ainda vai valorizar o seu imóvel.

Pessoas jurídicas

De acordo com levantamento realizado pela Absolar, existem 70 linhas de financiamento para atender micro, pequenas e médias empresas.

Em 2020, foram gastos R$ 4,1 bilhões para financiar sistemas de geração distribuída, ou seja, de produção de energia no mesmo local de consumo. Desta quantia, metade foi para pequenos e médios negócios.

Quando a solicitação de financiamento de energia solar é feita por empresas, existem diversas vantagens, incluindo um prazo maior para pagamento e até mesmo o retorno do investimento mais rápido.

Como as empresas gastam mais energia, será possível observar uma redução de custos drástica já nas primeiras contas.

Para quem atua no agronegócio, por exemplo, essa pode ser uma ótima alternativa. Já que será possível contar com a energia solar para atividades do dia a dia, incluindo o bombeamento de água, ventilação em aviários e currais, ordenha e resfriamento de leite, com um preço mais acessível.

 

Com a Intelbras você financia uma solução completa de energia solar, mas se quiser saber mais sobre o assunto antes de pedir um orçamento, aproveite para conferir o E-book gratuito: Energia solar para negócios: possibilidades e vantagens.

 

 

Fonte:  Blog da Intelbras

Publicado em: 28/01/2022

Gostou? compartilhe!

Bit 2000 - Telecomunicações e Informática

Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 – Sede Própria
Freguesia – Jacarepaguá
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20715-003

21 2106-1300

21 99126-7261

Copyright © Bit 2000. (Lei 9610 de 19/02/1998)

×

 

Olá!
Como podemos ajudar?

×