Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106-1300 21 99126-7261

Vale a pena para hotéis e pousadas investir em energia solar?

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Vale a pena para hotéis e pousadas investir em energia solar?

Vale a pena para hotéis e pousadas investir em energia solar?

No segmento de hotelaria, a energia elétrica é um dos principais gastos do negócio, sobretudo na alta temporada, quando a taxa de ocupação dos destinos turísticos costuma ser elevada, aumentando ainda mais a demanda por energia. Por isso, empresas hoteleiras estão começando a investir em energia solar.

Mas será que vale mesmo a pena investir em energia solar para hotéis e pousadas? É o que vamos ver neste post.

Qual é o potencial da energia solar no segmento de hotelaria?

Investir em energia solar no segmento de hotelaria vem se tornando cada vez mais fácil no Brasil: desde 2016, estabelecimentos dessa área possuem uma linha de crédito específica para obter equipamentos de energia solar em muitos bancos nacionais. Esse tipo de incentivo financia projetos com o valor de até R$ 1 milhão em 120 meses, com encargos reduzidos.

Vantagens de investir em energia solar no setor hoteleiro

Com certeza, o maior benefício de investir em energia solar para seu hotel ou pousada é a economia gerada nas contas de luz, que pode chegar a 95%. Estima-se que o retorno sobre o investimento (ROI) ocorre em cerca de cinco anos.

Essa economia refletirá no lucro com as diárias, o que, por sua vez, permitirá novos investimentos, novas ações de publicidade, etc. O estabelecimento terá maior estabilidade nas tarifas, pois o custo com energia estará mais equilibrado. Com energia solar, o hotel ou a pousada terá redução de custos operacionais e vai ganhar em competitividade. Dessa forma, o lucro aumenta ou o preço das diárias pode ser reduzido para os hóspedes. Assim, todos saem ganhando!

Em resumo, os benefícios que podemos citar são:

  • Redução dos gastos por meio da geração de energia elétrica;
  • Diminuição de custos fixos;
  • Possibilidade de elevar o lucro por diária;
  • Segurança energética;
  • Sustentabilidade.

No Brasil, já há empreendimentos que têm focado em investir em energia solar para se tornarem 100% solares.

mpitemporario.com.br/projetos/bit2000.com.br

O retorno sobre o investimento para além do financeiro
Mas o ROI não é apenas relativo a questões financeiras. Há também um ganho em relação à marca e como ela apresenta ao mercado as soluções que está buscando para se tornar mais sustentável.

Em um mundo em que os desequilíbrios ambientais se mostram cada vez mais presentes, investir em se tornar mais sustentável gera uma percepção de valor muito grande. É o chamado marketing verde.

Nem sempre os hóspedes pagam mais para ficar em um hotel que seja abastecido por energia solar. Mas ao considerar diversas opções, esse ponto pode pesar favoravelmente para o hotel que oferece essa alternativa. Eventos corporativos, por exemplo, têm buscado cada vez mais hotéis ecologicamente conscientes, ou seja, o estabelecimento passa a ser mais atrativo para esse tipo de público.

Como implementar energia em seu hotel ou pousada?
Mas se engana quem pensa que investir em energia solar para seu empreendimento é necessariamente caro ou complexo. Conheça alguns dos equipamentos necessários para a instalação de um sistema de energia solar:

Módulo fotovoltaico: é o painel que gera eletricidade a partir da energia solar. Tem várias potências;
Inversor on grid: recebe a energia gerada pelos módulos, sincroniza com a rede, conduz a energia gerada para abastecer os equipamentos e envia o excedente para a concessionária;
Gerador fotovoltaico on grid: ajuda a diminuir o consumo e pode ser colocado em qualquer local em que a energia elétrica seja fornecida por distribuidoras;
Estruturas de fixação: prendem o sistema fotovoltaico em telhados;
Acessórios: string box, cabos solares e conectores também fazem parte de um sistema.
A Bit2000 pode ajudar o proprietário que deseja instalar um sistema fotovoltaico em seu hotel ou pousada em praticamente todas as etapas desse processo. Nós indicamos onde você pode comprar os produtos necessários para a instalação, quem pode instalar, e até mesmo parceiros que podem desenvolver seu projeto de energia solar, analisando quanto de energia será gerada para o seu estabelecimento.

Fonte: Blog INTELBRAS



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000