Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ

21 2106-1300

21 99126-7261

Utilidades de uma tomada inteligente Wi-Fi

Gostou? compartilhe!

Utilidades de uma tomada inteligente Wi-Fi

Algumas tecnologias para residências ajudam a tornar os ambientes automatizados, o que resulta em uma rotina cada vez mais prática para os moradores. A tomada inteligente Wi-Fi é um desses dispositivos que otimiza ações do dia a dia e ainda promove economia de energia.

Além disso, é possível integrar a tecnologia com outros aparelhos smart e realizar o sonho da casa inteligente! Quer saber o que é uma tomada inteligente Wi-Fi e quais tarefas ela pode facilitar para você? Acompanhe este post e descubra!

 

O que é uma tomada inteligente Wi-Fi?

A tomada inteligente Wi-Fi, também conhecida como conector inteligente ou smart plug,  é um dispositivo que conecta os aparelhos domésticos à internet. Dessa forma, é possível controlá-los por meio de um aplicativo ou assistente de voz (Google Assistente ou Alexa).

Esse dispositivo é muito semelhante a um adaptador comum de tomada, o tamanho é pequeno, o design é elegante e a instalação é rápida. Veja como é simples:

  • Encaixe o conector na tomada da cozinha, por exemplo. 
  •  Ligue a cafeteira no smart plug.
  • Configure a tomada inteligente Wi-Fi no aplicativo correspondente que você deverá baixar no seu smartphone.

Depois da configuração básica, é possível realizar os seguintes comandos:

  • Ligar e desligar um aparelho a distância.
  • Programar horários de acionamento de um eletrodoméstico.
  • Monitorar os gastos de energia. 

No dia a dia, por meio das funcionalidades citadas acima, você pode automatizar várias atividades. Inclusive, consegue integrar o dispositivo a outros aparelhos smart que também funcionam no Wi-Fi.

Por exemplo, ao acordar para ir trabalhar, você acende a luz do quarto (se tiver uma lâmpada inteligente), abre as cortinas (com o acionador de cortinas smart) e aciona a cafeteira (que está conectada a uma tomada inteligente), tudo com simples toques no smartphone ou por comando de voz via smart speaker.  Ao sair do quarto, você se depara com um café quentinho. 

Quando sair de casa, não se preocupe, pois qualquer aparelho que esteja ligado à tomada inteligente Wi-Fi pode ser desligado pelo aplicativo conectado à internet. Também é possível criar rotinas para que os aparelhos ligados ao plug sejam desligados em um momento determinado.

Inclusive, é uma maneira simples de evitar que você esqueça de desligar algum aparelho e tenha que voltar para casa apenas para verificar esse tipo de coisa.  

Se você precisar diminuir o consumo de energia, monitore pelo celular o quanto cada eletrodoméstico gasta e desligue quando ultrapassar o limite de custo. Assim, você não se assustará com o valor da conta de luz no fim do mês.

 

Recursos e vantagens de uma tomada inteligente

Saiba com mais detalhes os principais benefícios que uma tomada inteligente Wi-Fi oferece e como ela contribui para uma casa cada vez mais conectada. 

Permite programação de aparelhos que não são smart

Não é necessário que o aparelho seja smart para funcionar na tomada inteligente. Basicamente, ela funciona assim como um smart box que transforma sua TV comum em uma smart TV. Uma tomada inteligente transforma os eletrodomésticos conectados a ela em aparelhos que podem ser controlados de maneira inteligente, via app ou comando de voz. 

tomada inteligente Wi-Fi da linha Izy da Intelbras, controla qualquer dispositivo de até 10 ampères (A), como cafeteiras, ventiladores, carregadores, etc. E ainda permite controle compartilhado, ou seja, é possível que vários usuários tenham o aplicativo instalado no celular e sejam capazes de gerenciar o dispositivo. 

Dica: para saber a corrente elétrica (popularmente conhecida como amperagem) do aparelho que deseja conectar, basta dividir a potência do dispositivo pela tensão (ou voltagem) da rede de energia da sua região (110V ou 220V). O resultado é o valor da corrente em ampères. 

 

Monitora o consumo de energia

Ao conectar o aparelho  eletrônico ao smart plug, você consegue visualizar o relatório de consumo de energia em tempo real pelo aplicativo. 

Desse modo, é possível identificar os principais responsáveis pelo gasto de energia, programar para que seja ligado fora do horário de pico e aproveitar melhor cada eletrodoméstico. Você pode definir o tempo de funcionamento do ventilador durante o verão, evitando que o aparelho fique ativo a noite inteira, por exemplo.

Agiliza tarefas diárias

A integração da tomada inteligente com smart speaker permite que o usuário controle o acionamento de outros dispositivos smart por comando de voz. Para pessoas com pouca mobilidade, essas funções otimizam ainda mais as tarefas diárias. 

Pensando na integração, também dá para montar um cenário de cinema em casa num fim de semana com os amigos. Por meio de um comando de voz no smart speaker, a iluminação da casa muda, o ar-condicionado é acionado e a pipoqueira que está ligada na tomada inteligente Wi-Fi começa a preparar o lanche que vai acompanhar a sessão de filmes. 


Fonte:  Blog da Intelbras

Publicado em: 25/04/2022

Gostou? compartilhe!

Bit 2000 - Telecomunicações e Informática

Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 – Sede Própria
Freguesia – Jacarepaguá
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20715-003

21 2106-1300

21 99126-7261

Copyright © Bit 2000. (Lei 9610 de 19/02/1998)

plugins premium WordPress
×

 

Olá!
Como podemos ajudar?

×