Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ

21 2106-1300

21 99126-7261

Tudo sobre assistente de voz e suas aplicações no dia a dia

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Tudo sobre assistente de voz e suas aplicações no dia a dia

Você pode até não saber, mas um assistente de voz pode estar na palma da sua mão. Integrado aos smartphones e outros dispositivos móveis, essa tecnologia traz muitos benefícios para o dia a dia, desde o rápido acesso às informações meteorológicas, até a automatização de rotinas.

Mas você sabia que ele pode ser utilizado em outros contextos também? Quer conhecer outros benefícios dos assistentes de voz? Então acompanhe o texto!

O que é um assistente de voz?

O assistente de voz é um dispositivo de inteligência artificial que possibilita uma série de recursos que facilitam o dia a dia de quem o utiliza. É possível pedir informações de tempo, trânsito, tudo por meio do comando de voz.

As funcionalidades que o assistente de voz proporciona são cada vez mais amplas e sua versatilidade aumenta com a integração a outros dispositivos dentro de casa, o que permite criar uma casa inteligente. Com isso, os dispositivos ficam integrados e podem ser ligados ou programados com a voz do morador.

Dispositivos integrados e conectados ao assistente de voz garantem autonomia e agilidade para realizar diversas tarefas e oferecem maior comodidade dentro de casa. É importante destacar que os dispositivos precisam ser compatíveis com os equipamentos da sua residência para que a casa inteligente realmente funcione.

É possível, por exemplo, usá-lo para fazer pesquisas na internet ou programar o acionamento da TV. Para quem tem criança em casa, o assistente de voz pode ajudar na hora das brincadeiras e proporcionar mais autonomia para elas.

A seguir vamos conhecer outros exemplos da aplicação do comando de voz que podem ser aproveitadas na sua rotina!

Leia também: Mitos e verdades sobre casas inteligentes

 

Desmistificando o assistente de voz: como ele pode ser utilizado?

Mesmo que você ainda não utilize o assistente de voz, saiba que provavelmente você já o tem ao seu alcance. Essa tecnologia está presente nos smartphones e arriscamos dizer que você deve ter um, não é mesmo? Os assistentes mais conhecidos são o Google Assistant da Google, a Alexa da Amazon, a Siri da Apple e a Bixby da Samsung, mas há outras opções no mercado.

Os assistentes de voz também estão inseridos em automóveis, relógios inteligentes e em dispositivos exclusivos para uso dessa tecnologia: os smart speakers, que são cada vez mais populares. 

Para você ter uma ideia, em 2020, 3% dos lares brasileiros contavam com uma assistente de voz, a previsão é que esse número chegue a 11% até 2025. Já nos Estados Unidos, um relatório prevê que até 2025, o país contará com quase metade das residências com dispositivos inteligentes. E o que justifica esse número? Os recursos oferecidos.

A seguir, conheça alguns exemplos.

Assistir filmes, séries e vídeos

Se o seu televisor não é smart, mas conta com saída de vídeo HDMI e/ou A/V, é possível torná-lo smart, basta comprar um smart box — aparelho capaz de fazer essa transformação. Feito isso, você terá mais comodidade para assistir séries, filmes e vídeos favoritos.

Exemplo de uso

Vamos considerar o exemplo de Rafael, um jovem professor que adquiriu um dispositivo com assistente de voz Google (pode ser um smartphone, smart speaker, smart box, etc). 

Ao chegar em casa após o trabalho, Rafael quis assistir sua série favorita para relaxar. Veja o que ele fez:

  • Emitiu o comando de voz: “Ok, Google, abrir Netflix”.

Com o aplicativo aberto, Rafael continuou usando comandos de voz para procurar sua série e executá-la sem precisar buscar manualmente.

Inclusive, é possível conectar diretamente o assistente de voz do seu smartphone com a sua smart TV. Ou seja, sem o intermédio de um smart speaker ou smart box. Contudo, é preciso fazer uma configuração básica que varia de acordo com o fabricante da TV.

IMPORTANTE: Para não nos limitarmos às funcionalidades da televisão, nos exemplos que daremos daqui para frente,  vamos considerar que o dispositivo usado para receber os comandos de voz será sempre um smart speaker. Pelo simples fato de que ele é um dispositivo capaz de reunir e intermediar ações em diversos dispositivos inteligentes, ou seja, o leque de possibilidades é muito maior.  

Assim, toda vez que falarmos em assistente de voz, tenha em mente que um smart speaker está sendo usado na cena.

Saber a previsão do tempo, notícias, condições do trânsito e escutar música

Você pode saber qual é a previsão do tempo, as últimas notícias do seu time, condições do trânsito e executar músicas através de um assistente de voz, sem precisar digitar nada em seu smartphone.

Exemplo de uso

Ao acordar em um dia nublado, Rafael quis saber se teria que levar guarda-chuva para o trabalho. Ainda na cama, ele:

  • Emitiu o comando de voz: “Alexa, qual a previsão do tempo para hoje?”
  • Após alguns segundos, o dispositivo responde: “Hoje a previsão é de 21°, com céu parcialmente nublado e 70% de chances de chuva”.

Encontrar localidades próximas em viagens e fazer tradução em tempo real

  • Você pode pedir para saber sobre localizações próximas, o que pode ser bem útil em viagens para reconhecer os pontos turísticos ou em qualquer lugar que você não conheça bem, mas precise de algo específico como uma farmácia ou supermercado. 

    Além disso, o assistente de voz também pode ser usado como tradutor em tempo real, caso precise conversar com alguém em outra língua que não conheça.

    Exemplo de uso

    Rafael resolveu viajar e conhecer lugares novos. Ao chegar lá, ele pode turistar com mais tranquilidade ao utilizar o comando de voz:

    • “Alexa, quais os pontos turísticos da região?”
    • “Alexa, quais os melhores restaurantes por perto?”
    • “Alexa, como chegar ao aeroporto?”
    • “Alexa, como se diz “desculpe” em espanhol?

Estabelecer sequência de ações para quando acordar e definir lembretes

Uma das rotinas possíveis de estabelecer com o assistente de voz é para as manhãs. Por padrão, a sequência inclui informar a previsão do tempo, informações do trajeto para o trabalho, a agenda e os lembretes do dia. 

Mas, claro, você pode personalizar como preferir e definir o comando de voz para acioná-la. Automatizar essa rotina pode evitar atrasos e facilitar o início do dia, extremamente útil para quem tem uma vida corrida, como o Rafael. 

 Exemplo de uso

Rafael acorda diariamente às 6h para ir ao trabalho e para otimizar seu tempo e não precisar fazer várias perguntas ao assistente de voz, programou uma rotina para saber a previsão do tempo, o trânsito e ouvir as principais notícias para se manter informado no caminho para o trabalho. Nesse caso, ele personalizou diversas respostas em apenas um comando:

  • “Alexa, o que temos para hoje?”

 

Jogos, piadas e interações divertidas

Também dá para aproveitar o assistente de voz para se divertir e acessar jogos ou pedir para que conte piadas. Existem vários comandos divertidos que podem ser interessantes para apresentar às crianças ou apenas entreter quando estiver de folga.

Exemplo de uso

Ao passar o feriado em casa, Rafael aproveitou para assistir alguns filmes usando o comando de voz e em seguida resolveu testar algumas interações com a assistente virtual: 

  • “Alexa, conte uma piada”.
  • “Alexa, jogar dado”.
  • “Alexa, como jogar truco?”

 

Controlar iluminação, ar-condicionado e outros dispositivos smart

Os assistentes de voz possibilitam o controle da iluminação da sua casa, o acionamento do ar-condicionado e de outros dispositivos smart. Ou seja, você pode conectar toda sua casa e torná-la inteligente.

 Exemplo de uso

Rafael conectou todos os dispositivos smart da sua casa: smart tv, ar-condicionado e iluminação. Isso representou uma grande vantagem para ele, pois sempre que deseja fazer exercícios físicos, ele apenas precisa dar comandos de voz para a assistente.

  • “Alexa, ligar ar-condicionado na temperatura 23 graus”.
  • “Alexa, acender luzes da sala”.
  • “Alexa, execute o álbum “Músicas para treinar”.

Ou ainda, dar um único comando que realiza várias ações, são as chamadas rotinas ou cenas de acionamento dos dispositivos. 

  • “Alexa, modo ‘cinema em casa’.  (As lâmpadas se apagam, as cortinas se fecham, a TV , o ar-condicionado e a pipoqueira são ativados). 

Lembrando que para configurar rotinas e intensidade de iluminação, é preciso contar com lâmpadas inteligentes compatíveis com o assistente de voz. Para fazer com que eletroeletrônicos comuns que operam até 10A liguem via app ou comando de voz, você pode comprar um conector/ tomada inteligente

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Casa Inteligente e suas tecnologias

 

5 vantagens no uso de assistente de voz

Em uma sociedade conectada, otimizar o uso de dispositivos é sempre uma possibilidade bem-vinda. Aparelhos que contam com um assistente de voz trazem mais acessibilidade e comodidade para todos. Veja as principais vantagens da tecnologia:

 

  • Autonomia: crianças e idosos não precisam depender dos outros para acessar seus aplicativos favoritos, como serviços de streaming. Basta que saibam qual comando de voz usar para acessar seus programas e vídeos. 
  • Controle compartilhado: algumas soluções permitem o cadastro de mais usuários. Você pode ditar uma lista de compras de onde estiver para ser acessada por outra pessoa que esteja no supermercado.
  • Ativação prática: na maioria das vezes não é preciso tocar os dispositivos para ativar o assistente de voz, ele pode ser acionado com um comando inicial como o “Alexa […]” que exemplificamos acima.
  • Acessibilidade: os assistentes de voz simulam conversas e entregam informações em voz ou texto. Portanto, é um tipo de tecnologia acessível também para deficientes visuais, por exemplo. Observação: mesmo deficientes auditivos podem usufruir dos benefícios de uma smart home, visto que o controle via app também é simples e fácil. Veja exemplos no texto: “Vantagens da automação residencial que talvez você não saiba”. 
  • Agilidade: seja para executar uma música ou mesmo acender luzes, o assistente de voz dá mais agilidade à tarefa e pode otimizar rotinas, como o trajeto para o trabalho ou mesmo lembretes básicos:  tomar um  medicamento, tirar o bolo do forno ou levar o lixo para fora, evitando frustrações por esquecimento.

 

Como escolher um assistente de voz?

Com todas essas vantagens e possibilidades já deu para ver que ter um assistente de voz pode ser uma ótima decisão. A praticidade que a tecnologia oferece e adequa a diversos estilos de vida e o investimento não precisa ser tão alto. Contudo, na hora de escolher vem a dúvida: qual o melhor? 

A resposta para essa pergunta nunca será definitiva, afinal, dependerá muito das suas necessidades e preferências, mas é válido levar alguns pontos em consideração na hora de decidir.

  • Funções específicas de cada assistente virtual: se você está em busca de uma assistente de voz provavelmente já se deparou com as diversas opções no mercado. Uma forma de escolher a que funciona melhor para você é pensar quais as funcionalidades você deseja ter e então conferir se a assistente de voz atende suas expectativas. Em geral, todas oferecem funções muito similares, mas o design muda consideravelmente, esse também pode ser um fator para a escolha final. 
  • Compatibilidade com outros dispositivos: um ponto importante na hora de adquirir a sua assistente de voz é garantir que ela seja compatível com os dispositivos que irá conectar na sua casa. Verifique se todos os dispositivos funcionam via Wi-Fi e se são  compatíveis com o mesmo sistema operacional (Alexa, Google ou Siri). Lembre-se de conferir para não se frustrar depois da compra.
  • Credibilidade e referência da marca: avalie ainda, a credibilidade da marca e a sua referência no mercado. Também é interessante buscar a opinião de quem já utiliza o dispositivo para conhecer os elogios e reclamações que possam existir. Uma dica interessante é escolher a linha de um fabricante. A Intelbras possui vários dispositivos dentro da linha Izy, ou seja, ao comprar um ou mais, você garante que todos se integrarão facilmente.  
  • Precisão e capacidade de entendimento: com o avançar da tecnologia, os assistentes de voz vão melhorando e ganhando mais precisão na hora de atentar as solicitações. Em 2019, uma pesquisa realizada pela Loup Ventures revelou qual das opções tinha a maior capacidade de entendimento. O Google Assistente, por exemplo, compreendeu 100% das perguntas e respondeu 92,9% corretamente, enquanto no ano anterior o resultado foi de 85,5%. 

Confira abaixo o comparativo obtido pela pesquisa:

A pesquisa foi realizada testando os assistentes de voz conforme cinco categorias: comércio, local, navegação, informação e comando. No quesito comando, por exemplo, o destaque ficou para a Siri, da Apple, único que sobressaiu ao Google Assistente.

 

Perguntas e respostas sobre assistente de voz

Confira algumas das dúvidas frequentes a respeito da assistente de voz que podem explicar o funcionamento e outros detalhes importantes antes de adquirir o seu. 

Como ativar/desativar o assistente de voz?

Na maioria dos casos o dispositivo conta com um botão de ligar/desligar, portanto, basta pressioná-lo para desativar seu funcionamento. Para o assistente de voz disponível nos smartphones é necessário acessar as configurações e buscar a opção de ativar/desativar. Em todo caso, é possível desligar ou mesmo limitar as informações e acessos que o dispositivo recebe.

O 5G vai facilitar o uso dos assistentes de voz?

Um dos benefícios da internet 5G é possibilitar a conexão de diversos dispositivos à rede, com um funcionamento mais fluido e rápido, o que será extremamente benéfico para o assistente de voz. 

A quinta geração da internet móvel já está disponível em diversos países, mas no Brasil o leilão do 5G foi realizado no final do ano passado. Portanto, a previsão é que a tecnologia seja implementada nas grandes capitais até julho de 2022 e gradualmente nos próximos anos em outras cidades do país. 

A velocidade ultrarrápida de rede e a diminuição do tempo de resposta dos equipamentos certamente facilitarão ainda mais a rotina com os comandos de voz. 

Como configurar o assistente de voz?

Para usufruir de todas as facilidades do assistente de voz, inicialmente é necessário configurá-lo através de um aplicativo no seu celular. Ao conectar o dispositivo na sua rede e personalizar os comandos, está pronto para uso. 

Uma vantagem da tecnologia é que a medida que o utiliza, o assistente de voz fica mais “inteligente” reconhecendo os comandos com mais rapidez. Lembre-se que todos os aparelhos precisam ser compatíveis com o sistema operacional do seu dispositivo.

O assistente de voz só funciona se tiver conexão com a internet?

Sim. Os dispositivos precisam de uma conexão ativa com a internet para funcionarem. Algumas opções, como ouvir música, podem funcionar através de conexão bluetooth, mas ainda assim é necessário configurar antes com uma conexão Wi-Fi, por exemplo.

Qualquer pessoa pode dar comandos de voz ao dispositivo?

Os dispositivos conseguem reconhecer uma voz cadastrada e até mesmo chamar pelo nome se for habilitado desse modo. Com isso, é possível ter uma experiência ainda mais personalizada e incluir a voz de todos os integrantes da sua família. Essa configuração é feita ao repetir vários textos em voz alta para que o dispositivo reconheça e aprenda o tom de voz.

Posso enviar mensagens de texto através do assistente de voz?

Sim, é possível enviar e receber mensagens de textos por SMS ou outros aplicativos de comunicação. Você pode falar a mensagem que será transcrita para envio e pedir para ouvir as recebidas. Também é possível, em alguns dispositivos, fazer ligação através do assistente de voz.

Conclusão

Como vimos, ter um assistente de voz pode tornar a sua rotina em casa muito mais prazerosa. Com a crescente popularização dessa tecnologia, cada vez mais aparelhos e equipamentos são integrados e compatíveis com assistentes virtuais. 

Aproveite os benefícios de dispositivos para casas inteligentes que possuem assistente de voz. Você vai deixar suas atividades diárias mais fáceis e otimizar seu tempo, podendo se dedicar ao que mais lhe interessa no momento. Além disso, uma casa conectada pode gerar mais economia para você!

Que tal levar mais tecnologia para o seu lar? Conheça os produtos da linha Izy da Intelbras e invista nas melhores soluções do mercado para deixar a sua casa inteligente completamente conectada.

Fonte:  Blog da Intelbras

Publicado em: 02/06/2022

Gostou? compartilhe!

Bit 2000 - Telecomunicações e Informática

Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 – Sede Própria
Freguesia – Jacarepaguá
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20715-003

21 2106-1300

21 99126-7261

Copyright © Bit 2000. (Lei 9610 de 19/02/1998)

plugins premium WordPress
×

 

Olá!
Como podemos ajudar?

×