Ainda existem muitas dúvidas quando o assunto é casa inteligente (ou smart home). Muitos não sabem por onde começar ou quais itens comprar.

Para que seja considerada inteligente, basta que tenha dispositivos inteligentes conectados entre si para automatizar algumas tarefas e trazer mais praticidade ao seu dia a dia. As câmeras de segurançalâmpadas inteligentes, fechaduras digitais e assistentes de voz, estão entre as soluções inovadoras mais comuns no lar dos brasileiros. 

Em 2022, as remessas globais de dispositivos inteligentes bateram cerca de 871,8 milhões de unidades, de acordo com o estudo Worldwide Quarterly Smart Home Device Tracker da IDC.


Neste artigo, nós apresentamos tudo o que você precisa saber sobre casa inteligente. Acompanhe:


O que é casa inteligente?

Conhecida também como smart home ou casa conectada, uma casa inteligente é equipada com soluções tecnológicas conectadas, que proporcionam mais praticidade, comodidade, segurança, desempenho e economia.

Portas, cortinas, luzes, termostatos, câmeras de segurança, eletrodomésticos, entre outros dispositivos inteligentes podem ser automatizados e controlados a distância ou até mesmo por comando de voz.

Sendo assim, uma casa inteligente é interessante para a vida moderna, cuja rotina das pessoas é cheia de tarefas e compromissos. Facilitar esse dia a dia automatizando algumas atividades torna tudo mais simples e eficiente.

Não existe mistério em torno desse assunto e automatizar a sua casa pode ser mais fácil do que você imagina.

Como funciona uma casa inteligente?

Uma casa inteligente funciona graças à Internet das Coisas ou IoT – sigla em inglês para Internet of Things. É um conceito que se refere à conexão de objetos – desde máquinas industriais e automóveis até lâmpadas e máquinas de lavar – ligados à internet

Assim, os objetos são capazes de coletar e transmitir dados e, a partir disso, executar tarefas por comando de voz, pelo app ou até por rotinas pré-programadas.

Imagine que você esteja saindo do trabalho e já possa acender uma lâmpada e ligar o ar-condicionado antes de chegar em casa. Você pode ainda ligar a cafeteira automaticamente e fechar as cortinas para deixar tudo pronto para assistir a um filme. E depois, na hora que você estiver chegando, o portão da garagem abre assim que você se aproxima, porque está acompanhando sua localização. Tudo isso é possível graças à IoT.

Casa inteligente: uma linha do tempo em evolução tecnológica

Na década de 1990, a automação residencial era conhecida por ser algo para pessoas com alto poder aquisitivo, proprietárias de grandes casas com home teather e sancas de gesso. Com os avanços tecnológicos, o cenário mudou e as casas inteligentes se tornaram mais acessíveis. 

Veja a linha do tempo para entender como ocorreu essa evolução tecnológica.

1975: Primeira tecnologia de casa inteligente

Lançamento da primeira plataforma de automação residencial – X10 – apta a enviar informações digitais por meio de rajadas de radiofrequência.

1990: IoT dá os primeiros sinais através da Web

Uma torradeira é, pela primeira vez, controlada pela internet.

1998: Google é fundado por Larry Page e Sergey Brin nos EUA

No Brasil, os primeiros projetos de automação residencial são criados, mas com preço bastante elevado. Principais funcionalidades: home theater, controle de iluminação e de cortinas.

1999: “Internet das Coisas” é mencionada pela primeira vez

O termo foi usado pelo pesquisador britânico Kevin Ashton.

2000: LG lança primeiro refrigerador conectado nos EUA

2001: Fabricantes internacionais começam a entrar no mercado brasileiro

2003: Crescimento da rede doméstica

As redes de banda larga de alta velocidade se expandem a permitem a conexão de vários dispositivos.

2004: Sistemas com transmissão sem fios chegam no Brasil

A maioria usa de faixas livres de transmissão de radiofrequência. Outras soluções já incorporam ZigBee e Z-Wave, protocolos que oscilam menos do que o Wi-Fi comum, presentes no mercado até hoje. Como não há necessidade de cabeamentos, o custo é reduzido.

2007: Fitbit

É fundada nos EUA a companhia norte-americana de produtos com tecnologia wearable sem fio. Começam a surgir, por exemplo, smartwatches e outros acessórios, além de roupas com rastreadores de atividades.

2010: Lançamento do primeiro iPad

Um marco entre os equipamentos móveis pessoais – tablets e smartphones -, causa uma mudança estratégica no mercado de automação residencial. Início do desenvolvimento de aplicativos e softwares para esses dispositivos.

2014: Apple

Lança seu HomeKit, solução para controle remoto de dispositivos compatíveis, como câmeras de segurança, fechaduras e luzes.

2015: Smart speakers, os alto falantes inteligentes

A tecnologia de comandos de voz e os assistentes virtuais começam a se desenvolver e ganham destaque. Permitem tocar músicas, definir alarmes, saber a previsão do tempo, entre outras coisas. Microsoft lança o Cortana e Apple, a Alexa.

2016: Google Home Smart Speaker

A tecnologia para casa inteligente muda seu foco de recursos de controle remoto para proporcionar praticidade, segurança e sustentabilidade.

2017: Expansão da casa conectada nos EUA

Mais de 75% das residências com banda larga nos Estados Unidos usam Wi-Fi para conectar dispositivos em suas casas.

2020: Novas tecnologias para casa inteligente no mercado brasileiro

Diversas empresas começam a oferecer tecnologias para casa inteligente no Brasil, de smart speakers a lâmpadas – e a Intelbras está entre elas.

Quais dispositivos compõem uma casa inteligente?

google assistente

Você sabe o que uma casa precisa ter para ser considerada uma casa inteligente? São muitos e de diversos tipos os dispositivos que podem adicionar a camada da inteligência ao ambiente residencial, desenvolvidos a partir da expansão da Internet das Coisas e da popularização das conexões Wi-Fi.

Conheça, a seguir, as principais soluções tecnológicas e equipamentos para uma casa inteligente:

Smart speakers

Ativados por comandos de voz, esses assistentes virtuais facilitam a realização de atividades do dia a dia.

smart speaker interage verbalmente com o usuário e realiza ações mediante a fala de quem o controla: tocar músicas, fazer pesquisas, indicar a previsão do tempo e fornecer a atualização do trânsito são algumas funcionalidades. Amazon Alexa e Google Assistente são os sistemas mais populares hoje.

Também é possível fazer a integração com outros dispositivos. Através de um smart speaker, você pode ligar as luzes, acionar o alarme, ativar algum cenário, entre outros benefícios.

Leia também: Cozinha inteligente: 5 dispositivos ideais para o seu dia a dia

Iluminação inteligente

Imagine poder programar, de qualquer lugar, o acionamento de cenários diferentes de iluminação, com várias cores e intensidades. Chegar em casa à noite e já encontrar as luzes acesas. E até mesmo ter o alerta de uma luz vermelha acesa de forma automática caso haja vazamento de gás na cozinha, por exemplo. 

Tudo isso é possível por meio da iluminação inteligente, a partir de soluções controladas por aplicativo, permitindo que sejam feitas programações e ainda que elas sejam integradas com outros equipamentos.

Com um interruptor inteligente, você pode fazer acionamentos a distância, programar horários para simular presença, criar rotinas e automações integradas com outros dispositivos, agendar para que as luzes acendam ao anoitecer ou programá-las como despertador. Além de prático, o interruptor touch, por exemplo, agrega no design da casa, tendo sido desenvolvido com esse cuidado para ser funcional e ainda compor a decoração da casa.

Esse tipo de dispositivo também é indicado quando o objetivo é economizar energia elétrica, Se você esqueceu uma lâmpada acesa, consegue apagar remotamente ou ainda programar para que sejam apagadas em determinado momento do dia.

Há também a vantagem da segurança, uma vez que é possível criar a impressão de que há alguém em casa quando você estiver fora, acendendo ou apagando luzes remotamente. Afinal, uma das formas mais eficazes de simular presença é por meio da iluminação. Além disso, é possível integrar a iluminação com o sensor de presença. Por exemplo, ao detectar algum movimento suspeito, acender a luz da casa.

Além disso, uma das possibilidades de energia inteligente são as tomadas inteligentes, também conhecidas como conectores inteligentes ou smart plugs. Ligadas a uma tomada comum, transformam equipamentos de até 10A em um dispositivo smart.

Dessa forma, uma cafeteira tradicional, por exemplo, pode ser ligada a uma tomada inteligente e ser programada para funcionar em determinado horário e já preparar um café sem a necessidade de intervenção de uma pessoa. Nesse caso, a cafeteira poderia ser controlada também a distância, por aplicativo ou comando de voz com um smart speaker.

Sistemas de segurança inteligentes

Câmeras de monitoramento – de áreas internas e externas –, sistemas de alarme e sensores de presença permitem mais segurança para a sua residência. Assim, à distância, você acessa imagens em tempo real e é notificado caso haja alguma movimentação não programada ao local monitorado, além de permitir o acompanhamento de pets e crianças.

Os sensores podem, inclusive, ser programados para não detectarem a presença de animais de estimação, impedindo que o alarme seja acionado sem necessidade.

Por meio de um sistema inteligente, é possível, por exemplo, chegar em casa, colocar a digital na fechadura e acontecer toda a automação pré-programada, como ligar as luzes, o ar-condicionado, a TV, preparar o café etc. Tudo da maneira como você programar previamente.

Outras tecnologias relacionadas à segurança de casas inteligentes são:

Conforto, praticidade e entretenimento inteligente

entretenimento também pode se tornar mais interessante, funcional e atrativo em uma casa inteligente. É o caso, por exemplo, do “cinema em casa”, que é uma tendência com o avanço de serviços de streaming que oferecem filmes, séries, documentários, reality shows e novelas. 

Com a instalação de um smart box, mesmo que a TV seja convencional e com funções limitadas, é possível transformá-la em inteligente, possibilitando a conexão do aparelho à internet.

Há ainda os controladores de energia, que permitem que você controle a iluminação ou os eletrodomésticos de qualquer lugar, e os acionadores de cortina e de ar-condicionado, que tornam automáticas as tarefas de abrir/fechar e ligar/desligar.

Quais são as vantagens da casa inteligente?

As soluções para casa inteligente têm uma série de vantagens. A seguir, listamos as principais:

Facilidade de instalação

Como os dispositivos se conectam por rede sem fio (Wi-Fi), para muitos não há a necessidade de quebrar paredes no momento da instalação. Para outros, recomenda-se a ajuda de especialistas. 

Por isso, é viável adotar esses produtos até mesmo em apartamentos alugados, já que podem ser desconectados e reinstalados

Além da facilidade de instalação, também temos a facilidade do uso. Para utilizar diversos dispositivos, basta ligá-los na tomada e configurar via aplicativo em poucos passos.

Praticidade

Com dispositivos inteligentes, é possível manter a climatização ou o acionamento do ar-condicionado e da iluminação, por exemplo, tudo pelo celular. Dessa forma, essas são facilidades relevantes para o dia a dia, especialmente para pessoas que têm uma rotina com muitas atividades.

Nesse sentido, já imaginou poder chegar em casa no verão e encontrar um ambiente fresquinho? Isso é possível quando se tem uma casa conectada, que garante não apenas praticidade para o dia a dia, mas também bem-estar.

Comodidade

Muitas vezes, você quer assistir um filme na TV, mas não quer ter o trabalho de se levantar para fechar a cortina, apagar a luz e até mesmo preparar uma pipoca. Mas, com uma casa inteligente, alguns dispositivos podem te ajudar nisso, tornando o processo mais cômodo.

Sendo assim, as tarefas podem ser executadas a distância ou remotamente, através de um assistente de voz ou aplicativo. Com um smart speaker, é possível escolher o filme, apagar as luzes e fechar as cortinas apenas usando a voz. Além disso, com a pipoqueira ligada a um interruptor inteligente, até a pipoca pode ficar pronta automaticamente.

Segurança

Câmeras de monitoramento, fechaduras inteligentes, videoporteiros inteligentes, sensores de presença inteligentes, entre outros dispositivos deixam a casa inteligente menos vulnerável, contribuindo para a segurança dos moradores.

Mitos sobre casa inteligente

Existem muitos mitos envolvendo o conceito de casa inteligente. Isso porque ainda é algo novo e que não faz parte da realidade de muitas pessoas. Por isso, trouxemos uma lista com alguns mitos para esclarecer como realmente funcionam as soluções.

“Tomadas inteligentes não contribuem para diminuir a conta de luz” 

As tomadas inteligentes são plugues por meio dos quais equipamentos comuns de até 10A podem ser ligados à rede elétrica e, assim, funcionarem como soluções inteligentes. Dessa forma, aparelhos que ficam ligados ininterruptamente por praticidade podem ser programados para ligar apenas quando o uso for realmente necessário (e desligar quando desnecessário), contribuindo, sim, para reduzir a conta de energia.

Além disso, as tomadas inteligentes permitem monitorar o consumo de energia dos eletrodomésticos conectados a elas, sendo possível até mesmo programar para que sejam desligados quando atingirem determinado consumo de kWh.

“Dispositivos inteligentes são complicados e caros”

Isso não é verdade. Os dispositivos que compõem uma casa inteligente são desenvolvidos para serem de fácil instalação e utilização e também para serem acessíveis.

A proposta é que sejam equipamentos que permitam o máximo de simplicidade. Um exemplo é que há vários produtos plug and play. Os dispositivos são independentes, podendo ser adquiridos e integrados aos poucos, o que facilita o acesso, já que não é necessário despender de um valor alto de uma vez.

“Não é possível transformar aparelhos comuns em dispositivos inteligentes”

Como já vimos, esse também é um mito, já que, com conectores inteligentes, é possível transformar dispositivos com até 10A em um aparelho smart, permitindo programação por aplicativo, acionamento a distância e até mesmo monitoramento de consumo.

Para transformar televisores convencionais em smart TVs, há também a opção de smart box, que permite o acesso a serviços de streaming de filmes, séries, vídeos e músicas.

Para transformar aparelhos comuns em dispositivos inteligentes, também existe o smart controle universal, que permite que todos os controles remotos com infravermelho sejam concentrados em um único aparelho. Dessa forma, é possível acionar TV, ar-condicionado e outros dispositivos que usam controle utilizando um aplicativo.

“Equipamentos inteligentes são apenas acessórios e não otimizam tarefas do dia a dia” 

Os equipamentos inteligentes não servem apenas para diversão. Eles realmente facilitam o dia a dia, tornando as atividades rotineiras mais práticas ao permitir o acionamento de dispositivos de forma programada e remota.

Além disso, são importantes também para o cuidado e a segurança das pessoas que vivem nessa casa inteligente. Isso porque atuam de forma a proteger o ambiente de invasores, alertar sobre sinais de fumaça e vazamento de gás, avisar sobre portas, portões e janelas abertos, monitorar entrada e saída de pessoas etc.

Quais dispositivos são mais usados atualmente em uma casa inteligente?

Uma das maiores dúvidas em relação à casa inteligente, é sobre os dispositivos que podem ser utilizados para automatizar as tarefas cotidianas. São muitas possibilidades de itens e de funcionalidades para otimizar seu tempo.

Entre os dispositivos inteligentes mais utilizados nesses casos, estão:

Confira a seguir, os detalhes da utilização de cada um dos itens listados:

Iluminação

Por meio de lâmpadas inteligentes e controladores , é possível ter uma iluminação inteligente em casa. A partir disso, os moradores podem controlar a iluminação por meio de um aplicativo, mudando cores e intensidades, além de programar para acender e apagar em horários pré-determinados, inclusive remotamente, auxiliando na segurança da casa.

Equipamentos eletro eletrônicos

TV, som, ar-condicionado, entre outros eletrônicos são opções que podem se tornar inteligentes e facilitar o dia a dia das pessoas ao serem controlados por um aplicativo no celular, dando adeus aos muitos controles remotos.

Assistentes virtuais

Um smart speaker é a solução mais procurada pelas pessoas que desejam facilidade no dia a dia para executar atividades simples, como anotar compromissos na agenda, fazer listas de compras, saber como está o trânsito ou o clima, ouvir notícias, encontrar receitas etc.

Segurança residencial

Em uma casa inteligente, também não costuma faltar dispositivos de segurança, como câmeras inteligentes e sensores de alarme, para identificar situações de risco e evitar problemas maiores, como invasões e furtos, tanto em áreas internas como em áreas externas.

Fechaduras digitais, videoporteiros e assistentes de voz são outros exemplos de dispositivos que estão sendo bastante procurados para fazer parte de casas inteligentes, uma vez que são também garantem a segurança e praticidade para o acesso não apenas de moradores, mas prestadores de serviço e visitantes.

Há ainda os detectores de gás e de

fumaça inteligentes, que compõem o esquema de segurança residencial. 

O que é preciso para ter uma casa inteligente?

Para ter uma casa inteligente, é fundamental ter uma conexão de internet sem fio que seja potente, estável e alcance todos os espaços da sua casa.

rede mesh para roteadores é uma solução que atende bem essa necessidade. Trata-se de um sistema de Wi-Fi composto por dois módulos ou mais, que se comunicam e formam uma rede única, como uma malha. Assim, toda a rede se torna estável e uniforme. Em alguns modelos, é possível conectar até 60 aparelhos. 

Dessa forma, não há preocupação com a conexão e você pode ter um bom desempenho em todos os seus dispositivos inteligentes, estejam onde estiverem espalhados pela casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *