Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106-1300 21 99126-7261

Tecnologia para casa: inovações trazem comodidade e segurança ao lar

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Tecnologia para casa: inovações trazem comodidade e segurança ao lar

Tecnologia para casa: inovações trazem comodidade e segurança ao lar

Quando falamos em tecnologia para casa, a lista de soluções inovadoras é grande: porteiros eletrônicos, fechaduras digitais, sistemas avançados de geração e compartilhamento de sinal de internet, câmeras e outros dispositivos de segurança. A lista só cresce – e a procura também. De acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial – Aureside – mais de 300 mil residências brasileiras já contam com algum tipo de automação e, com um crescimento anual do setor próximo de 11%, a expectativa é de que este número chegue a 1,9 milhões nos próximos anos.

Você com certeza já pensou em automatizar algumas rotinas do seu dia a dia, seja em casa, seja no escritório. De fato, muitas dessas soluções podem ser aplicadas tanto em residências quanto em ambientes corporativos, pois são adaptáveis a diversos espaços. Ao considerar adotar as tecnologias de automação, no entanto, muitas pessoas imaginam que é necessário fazer um investimento alto e reformas nos ambientes. Mas isso nem sempre é verdade. A popularização de dispositivos tem proporcionado a melhoria constante na relação custo-benefício e facilidade de instalação.

As opções são tantas que decidir qual é mais adequada para a sua necessidade e ambiente nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, preparamos esse artigo com as principais tecnologias para casa disponíveis no mercado. Continue lendo para saber como tornar sua casa inteligente.

Fechadura digital: tecnologia para casa já na porta de entrada

A inovação pode estar logo na porta de entrada da sua residência. As fechaduras digitais usam tecnologia para garantir segurança e praticidade. Com elas, o acesso pode ser feito por meio de senhas, tag de proximidade, biometria (leitura da sua impressão digital) e até através de aplicativo no smartphone. Dessa forma, você pode dispensar o uso de chaves, entrar e sair de casa com segurança e agilidade e, ainda, fornecer senhas para as pessoas que frequentemente acessam seu lar (e desativá-las quando desejar). E o mais importante: a fechadura digital é mais segura do que as fechaduras convencionais.

Há uma variedade de modelos, que podem ser embutidos (como uma fechadura comum, com maçaneta) ou sobrepostos (junto da maçaneta comum, sem necessidade de retirá-la). Quanto às funcionalidades, elas contam com alarme sonoro anti arrombamento, sensor de fechamento automático, função não perturbe e sensor de incêndio, por exemplo. Para saber mais sobre as possibilidades, leia nosso artigo sobre fechaduras digitais.

Outras soluções tecnológicas para controle de acesso

Outras soluções tecnológicas para ter mais segurança em casa são o porteiro eletrônico e o videoporteiro. Eles permitem abrir o portão da rua sem a necessidade de sair de casa e controlar remotamente quem entra e quem sai. Além disso, as campainhas sem fio são uma alternativa de fácil instalação para acessos distantes da casa. Veja mais detalhes sobre cada um deles abaixo.

Porteiro eletrônico

O porteiro eletrônico proporciona a segurança de um porteiro externo para atender os visitantes com mais praticidade. Este aparelho permite se comunicar com quem está do lado de fora e liberar o acesso à distância.

Em alguns modelos, a conectividade permite dar acesso mesmo sem estar em casa: quando alguém tocar o porteiro externo, a chamada é encaminhada para um número pré-programado, como o seu celular, assim você pode conversar e abrir o portão para o visitante de onde estiver.

Videoporteiro

Outra possibilidade é o videoporteiro. Equipado com uma câmera de alta resolução, ele permite enxergar quem está chamando e analisar o ambiente externo antes de abrir o portão, mesmo em situações noturnas ou com pouca luz.

Há aparelhos que podem ser conectados ao Wi-Fi. Assim, permitem controlar remotamente tudo o que acontece na entrada da casa ou da empresa: atender, visualizar e abrir o portão por meio de um aplicativo. Alguns modelos também têm detectores de movimento e avisam e gravam automaticamente quando há movimentação. Além disso, há a opção de tirar uma foto ou gravar, enviando um comando na hora que você desejar.

O videoporteiro pode ser integrado com outras câmeras de alta resolução para potencializar a segurança. Também pode ser conectado a uma TV (desde que ela seja adaptável) para visualizar as imagens em um canal específico. Desta forma, sua casa está protegida a todo momento e você tem mais praticidade no controle de acesso.

Campainhas sem fio

As campainhas sem fio são uma opção para quem não deseja fazer intervenções que exijam a conexão entre equipamentos dentro e fora de casa e, ao mesmo tempo, não quer investir muito.

Há modelos que têm um botão para acionamento externo e um módulo interno, que pode ser ligado na tomada. Essa característica confere ainda mais praticidade ao produto, que pode se tornar móvel: quando quiser instalar em outra área, basta plugar em outro ponto de energia e está pronto.

Para quem não quiser gastar nem com as pilhas, a tecnologia já permite a instalação de uma campainha com autonomia total. Sem precisar de qualquer fonte de energia, o som é produzido a partir de uma tecnologia avançada baseada no toque, que converte a energia cinética em um sinal claro e facilmente identificável.

Casa inteligente, Wi-Fi potente

Como vimos lá no início, a automação residencial é uma realidade e há cada vez mais tecnologias para casa disponíveis. O termo “casa inteligente” é utilizado para descrever as residências que utilizam soluções de automação para realizar as tarefas domésticas e garantir a segurança. A internet das coisas (IoT) é o que possibilita isso, mas para que tudo funcione perfeitamente é necessário ter uma conexão Wi-Fi potente, estável e que abranja toda a área da casa.

É comum que, ao utilizar roteadores padrão, algumas partes da casa fiquem sem conexão – ou com oscilações e sinal fraco. Essas áreas são conhecidas como “zonas mortas”. Para evitar esse problema, já existem roteadores mais modernos, que utilizam rede mesh – uma tecnologia que garante maior velocidade, estabilidade e alcance do sinal de Wi-Fi pela casa inteira.

Assim, você elimina a preocupação com a conexão. Além de assistir filmes e séries por streaming, jogar, transferir arquivos com velocidade, todos os equipamentos terão sinal disponível para trazer mais praticidade ao seu dia a dia.

Assistente pessoal para facilitar sua vida

As assistentes pessoais surgiram para tornar a sua vida muito mais fácil. A inteligência artificial é capaz dar informações e fazer sugestões baseadas no seu gosto pessoal. Sistemas como o Amazon Alexa e o Google Assistente já são bem conhecidos. E é possível trazer isso para a sua casa por meio de um alto-falante inteligente.

Conectado por meio de Wi-Fi ou bluetooth às assistentes pessoais, ele permite reproduzir músicas, acessar notícias, controlar dispositivos inteligentes conectados – como sistemas de segurança e eletrodomésticos -, pedir comida, solicitar informações sobre o trânsito ou previsão do tempo… Tudo por comando de voz.

Com um alto-falante inteligente instalado na sua casa, você tem toda a praticidade e comodidade dos assistentes pessoais disponível sempre que desejar.

Sensores de presença

Um dos recursos mais modernos disponíveis para instalação em casa ou nos ambientes corporativos é o sensor de presença. Além de contribuir com a segurança do espaço, ele ajuda a reduzir o consumo desnecessário de energia elétrica ao manter acesas as luzes somente quando há pessoas nos cômodos.

Modelos modernos disponíveis no mercado têm até células fotossensíveis que habilitam o funcionamento somente quando não há luz do sol. Eles podem ser posicionados das seguintes formas:

  • Instalação na parede: esse tipo de sensor oferece economia ao acender e apagar as luzes automaticamente, aliada à praticidade da utilização da estrutura elétrica já existente. Com modelos de sobrepor ou embutir, elimina a necessidade de grandes intervenções e fica estrategicamente posicionado em áreas de tráfego, agilizando o acendimento das luzes;
  • Instalação no teto: esse tipo de sensor costuma oferecer uma área de cobertura mais abrangente, já que pode ser instalado a até quatro metros de altura. A própria disposição do aparelho ajuda na segurança, já que o torna inacessível para quaisquer outras pessoas que não os técnicos responsáveis pela manutenção, impedindo que seu funcionamento seja alterado ou comprometido;
  • Plug and Play: é o tipo de sensor de presença para iluminação mais simples de ser instalado. Pode ser rosqueado no soquete que recebe a lâmpada (no teto, por exemplo).

Câmeras Wi-Fi: você de olho em tudo

Você que já possui internet de qualidade e com longo alcance, que tal monitorar tudo o que acontece nas áreas internas e externas da residência? Por meio de alguns modelos de câmeras, é possível usar até a conexão Wi-Fi como canal de tráfego das imagens, eliminando a necessidade de instalação de fios elétricos.

Esse tipo de equipamento fornece imagens HD em tempo real, visão noturna e envia notificações em caso de movimentação dentro dos ambientes. Alguns modelos têm áudio bidirecional para permitir que você se comunique com o ambiente monitorado!

As câmeras podem ser aproveitadas para monitorar o quarto do bebê, das crianças e até acompanhar os pets. É uma forma de estar perto e proteger sua família, mesmo à distância.

 

 

Fonte: Blog da INTELBRAS



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000