Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106 ... ver mais 21 99126 ... ver mais

Tecnologia full color: como ter mais visibilidade noturna no videomonitoramento

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Tecnologia full color: como ter mais visibilidade noturna no videomonitoramento

Tecnologia full color: como ter mais visibilidade noturna no videomonitoramento

Se você deseja melhorar a qualidade de imagem do seu sistema de videomonitoramento durante a noite, a tecnologia full color é a melhor opção. Presente em câmeras analógicas e IPs, essa solução fornece imagens coloridas mesmo com ausência de luz no ambiente.

Neste post, saiba mais sobre full color, suas vantagens e diferenças para outras tecnologias de captura de imagens, como a infravermelho e a starlight.

Confira! 

 

Por que usar câmera de segurança com a tecnologia Full Color?

Imagine a seguinte situação: um apartamento de um condomínio é assaltado à noite e ao verificar as imagens de videomonitoramento, foi possível ver que num determinado horário, duas pessoas acessaram o prédio ao mesmo tempo. Ambas vestiam moletom com capuz. Ao aproximar um pouco a imagem, um morador foi identificado. A outra pessoa era um estranho, que passou a ser investigado.

Nesse exemplo, a identificação ocorreu porque o ambiente da cena estava bem iluminado e a câmera de tecnologia infravermelho conseguiu capturar uma boa imagem.

Mas e se não houvesse luz suficiente no ambiente? Como diferenciar as pessoas na cena?

Em casos como esse, as câmeras com a tecnologia Full Color são ideais. Elas permitem diferenciar as pessoas, veículos e objetos de acordo com suas cores, em imagens mais claras e nítidas, garantindo uma maior segurança. 

 

O que é a tecnologia full color

full color

Presente em câmeras analógicas e IPs, a tecnologia full color é capaz de gerar imagens coloridas, nítidas e com detalhes, sem necessidade de  iluminação no ambiente.  Isso se deve aos diferenciais de três dos seus componentes: lente, sensor e Led.

Lente

As lentes de uma câmera possuem uma íris com abertura máxima em relação à distância focal, que permite o controle da luz que entra. Quanto maior abertura da lente de uma câmera, maior é a quantidade de luz que atinge o sensor.

Em relação à outras tecnologias – infravermelho e starlight –, a full color tem uma abertura maior. Dessa forma, toda e qualquer luminosidade do ambiente é capturada e auxilia na geração da imagem.

Sensor

Ao receber a luz, o sensor transforma a imagem filmada em sinal elétrico. A sua sensibilidade indica qual a menor intensidade de luz que ele é capaz de captar para gerar sinais elétricos. Quanto menor for sua unidade, maior a sensibilidade.

A tecnologia full color tem um sensor de alta sensibilidade, por isso tem melhor desempenho onde há pouca ou nenhuma luminosidade, sem qualquer perda na qualidade da imagem.

Led

O infravermelho presente nas câmeras full color atinge os objetos e retorna ao sensor para auxiliar na captura de imagens noturnas. O infravermelho não emite luz mas recebe imagens refletidas sem a cor dos objetos. O Led é o componente que contribui para capturar imagens coloridas à noite, sem luminosidade do ambiente. 

Presente nas câmeras full color, o Led emite uma luz visível branca. Assim, a solução mantém as cores do objetos filmados.

 

Diferenças entre as tecnologias infravermelho, starlight e full color

Você pode encontrar câmeras com tecnologia infravermelho, starlight e full color. As principais diferenças se referem à cor da imagem e desempenho noturno.

Infravermelho

Amplamente utilizada no circuito fechado de televisão (CFTV), essa tecnologia fornece imagens nítidas e de baixo ruído no período noturno. Algumas soluções são coloridas durante o dia, mas como não emitem luz visível, as imagens filmadas à noite são em preto e branco.

No exemplo apresentado anteriormente, com o uso de câmeras infravermelho seria impossível identificar alguma das duas pessoas caso não tivesse luz ou um ângulo em que o rosto delas pudesse ser visto.

Starlight

Oferece um sensor mais avançado, capaz de captar mais luz do ambiente e entregar imagens noturnas coloridas. Apesar de ser a mais moderna tecnologia infravermelho, a Starlight ainda depende da luminosidade do ambiente.

Se no condomínio do nosso exemplo essa câmera estivesse em uso, só seria possível identificar as pessoas se o local estivesse iluminado. 

Full Color

É a tecnologia mais avançada e a única com alta performance noturna. Seu sensor tem alta sensibilidade noturna e ao lançar uma faixa de Led sobre os objetos, as cores retornam mesmo em locais sem nenhuma luminosidade. No mercado há modelos com visibilidade de até 40 metros e com Inteligência Artificial.

Portanto, até no breu é possível diferenciar com clareza os objetos, animais ou pessoas da cena em imagens coloridas.

 

Conclusão

A tecnologia full color é a mais  indicada para os comércios, supermercados, condomínios e empresas, pois otimiza a segurança nesses ambientes com imagens coloridas 24 horas por dia. 




Fonte:  Blog da INTELBRAS



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000