Uma das estratégias mais eficientes para uma empresa otimizar processos e recursos é investir na sua comunicação. Mas com tantas tecnologias, equipamentos e opções no mercado, às vezes fica difícil entender o que atende melhor às necessidades da sua organização. Neste post, conheça os tipos de telefone e as principais soluções de telefonia para empresas. Acompanhe!

Quais são as tecnologias de telefonia utilizadas hoje?

Você sabia que as tecnologias de telefonia são classificadas de acordo com o tipo de sinalização? Confira abaixo os detalhes daquelas que são utilizadas hoje em dia e entenda qual é mais interessante para as demandas do seu negócio.

Analógica

A tecnologia analógica usa a Rede Pública de Telefonia Comutada (RPTC) para realizar chamadas através de uma operadora de telefonia. Como os telefones são conectados por cabo, essa é uma tecnologia usada em telefones fixos, o que limita a mobilidade. No entanto, é útil para chamadas locais e de longa distância, e hoje algumas operadoras até oferecem planos diferenciados para a telefonia analógica.

IP/VoIP

O VoIP realiza ligações via internet. A tecnologia captura a voz e a transforma em dados para então serem transmitidos. É usada em ligações por aplicativos e consome apenas o pacote de dados da conexão à internet em chamadas entre pontos VoIPs.
Alguns aparelhos VoIP possuem o Codec Opus, um recurso para compactar e descompactar dados que melhora o uso da banda larga através de canais com maior disponibilidade.

IP e VoIP são a mesma tecnologia?

Sim, são a mesma tecnologia. Ambas se referem à transmissão de pacotes de dados pela internet. VoIP significa “Voice over IP” ou, traduzindo, “Voz sobre IP”. No entanto, com o avanço da tecnologia, o termo foi atualizado para telefonia IP. Neste caso, a transmissão da voz é em alta definição e outros serviços são integrados ao dispositivo IP.

Digital

A tecnologia digital, por sua vez, se refere ao padrão de linha telefônica digital europeu E1, que opera a 2 Mbps. Indicada para empresas com um grande volume de operações, trata-se de um tronco de telefonia que possibilita a conexão entre uma organização e a infraestrutura da operadora por meio de um acesso digital.

A E1 é um um sistema baseado em placas e dividido em 32 canais de voz para realizar e/ou receber chamadas simultâneas. Destes canais, 30 são para ligações e os outros 2 fazem a sinalização e o alinhamento de quadros ou tramas.

As principais vantagens da linha E1 são a agilidade, maior qualidade no tráfego de voz — o que otimiza o atendimento — e a possibilidade de você adicionar uma linha externa direta para cada ramal da sua empresa, onde cada usuário pode ter um número com DDR (Discagem Direta a Ramal) exclusiva.

Quais são as soluções em comunicação existentes no mercado?

A comunicação é um dos setores mais beneficiados com o desenvolvimento de novas tecnologias e, apesar das soluções que facilitam a troca de mensagens instantâneas, as centrais telefônicas continuam sendo fundamentais para muitas empresas. Por isso, hoje é possível encontrar diversos sistemas para atender diferentes demandas do mercado corporativo.

Conheça, a seguir, as principais soluções em comunicação para empresas.

Central telefônica analógica

Ideais para escritórios, consultórios, escolas e pequenos negócios, a central telefônica analógica contribui para profissionalizar a comunicação, reduzir custos em chamadas e dispor de mais ramais para atendimento externo.

As centrais telefônicas mais modernas do mercado são projetadas com alta tecnologia, o que facilita a expansão com qualidade da sua comunicação. São soluções equipadas com processadores capazes de executar todas as funções de modo rápido e confiável.

Os dispositivos com tecnologia sem fio integrada também ampliam ainda a capacidade das centrais. Além dos ramais fixos, até 5 ramais sem fio podem ser adicionados.
Se você quer economia, as funções para seleção automática de linhas, ramal econômico e bloqueio a chamadas a cobrar vão lhe ajudar. Quer mais comodidade? As funções para identificação de chamadas automática e incorporada irão lhe proporcionar isso. Deseja ter um maior controle das suas ligações? A bilhetagem fornece relatórios detalhados das chamadas.

Central telefônica híbrida

As soluções híbridas podem integrar diversas tecnologias: analógica, digital e IP. Sua rede de dados funciona de forma similar à telefonia convencional, mas com uso da tecnologia IP para as chamadas. É mais flexível e permite o uso de ramais virtuais em dispositivos com acesso a internet.

Suas características fazem dessa central uma ótima opção para micro e pequenas empresas que buscam profissionalizar sua comunicação sem um alto investimento. Algumas centrais híbridas oferecem funções como seleção automática de linhas, ramal econômico e bloqueio de chamadas a cobrar, o que impacta na produtividade e na redução de custos.

Se você carece de interligação entre sua matriz e filiais, essa PABX viabiliza isso de maneira simplificada e sem custos, pois a comunicação se dá pela internet. Desse modo, não é necessário investir em mais infraestrutura, o que gera mais economia para você.

Outro ganho com o investimento nesse tipo de equipamento está na gestão. Você consegue controlar gastos individuais e limitar chamadas, assim como criar ramais móveis através de aplicativos para smartphone para serem usados de qualquer lugar.

Central telefônica em nuvem

A PABX em nuvem é semelhante ao modelo híbrido, porém hospedada em nuvem. Desse jeito, é possível acessá-la pela internet através do navegador web. Já a PABX híbrida é armazenada em servidores locais e só é acessada por meio de softwares instalados nos computadores.

Como a híbrida, a central em nuvem também conta com a tecnologia IP para converter a voz em pacotes de dados, contribuindo para organizações otimizarem sua comunicação interna e atendimento ao cliente, já que trafegar voz dessa forma oferece mais qualidade à chamada do que os sistemas analógicos.

Se você não quer gastar muito e ainda assim usufruir de um ótimo serviço, busque pelas centrais em nuvem. O investimento inicial é baixo, pois você não vai precisar montar uma infraestrutura de servidor. Além disso, dispositivos que já estão em uso podem ser aproveitados. As chamadas VoIP também são mais baratas, em especial para longa distância.

Essa solução é fácil de instalar — só conectar e começar a usar —, e ainda permite adicionar e alterar ramais sem necessidade de atravessar cabos. Outra facilidade que melhora o atendimento ao cliente, é o correio de voz na web, onde cada ramal possui uma caixa postal com mensagem personalizada para receber recados enquanto estiver ocupado.

Tipos de telefone para empresas

Desde a segunda metade do século XIX, quando o primeiro telefone foi desenvolvido por Alexander Graham Bell e Thomas Watson, esse aparelho passou por inúmeras transformações para aperfeiçoar a comunicação, sobretudo em grande escala.

Hoje contamos com dispositivos de diferentes tipos, que não transmitem voz apenas através de sinais elétricos, como os primeiros telefones desenvolvidos.

Veja quais são os tipos de telefone que hoje temos disponíveis no mercado.

Telefones analógicos

Entre os tipos de telefone, os analógicos são os mais comuns e os mais próximos dos seus pioneiros, pois dependem da Rede Telefônica Pública Comutada (RTPC) para transmitir a voz de um ponto a outro. Essa transmissão ocorre por meio de fios de cobre e fibra óptica, e só é possível com o uso de aparelhos físicos conectados à rede comutada.

Os principais recursos dos telefones analógicos são:

Trata-se, portanto, de uma solução eficiente para pequenos negócios, mas se você está pensando em tê-la no seu negócio, lembre-se que a escalabilidade requer certo investimento, pois a infraestrutura deverá ser modificada.

Telefones IP

Os telefones IP se popularizaram no mundo corporativo nos anos noventa e tem como principal novidade promover o uso de um sistema de telefonia por meio do IP, com a conversão dos áudios analógicos em pacotes de dados para serem transmitidos pela rede.

Confira os principais benefícios dos telefones IP:

Telefone Ramal

O telefone ramal permite a realização e o atendimento de chamadas de uma única linha telefônica em aparelhos distintos e localizados em ambientes separados, assim como a transferência de ligação entre estes.

Na prática, um aparelho telefônico base, conectado à linha telefônica, direciona as ligações para os demais telefones ramais sem fio. Você encontra no mercado modelos de telefones desse tipo com diferentes funcionalidades, mas de modo geral, em uma mesma base você pode conectar até cinco ramais, transferir ligações, realizar conferências, identificar, registrar e bloquear chamadas.

Vejas as principais vantagens do telefone ramal:

Conclusão

Com tantos tipos de telefone e de soluções de telefonia para empresas, só falta você escolher qual o melhor para sua a sua necessidade. Afinal, inovar na comunicação da sua organização é fundamental para expandir os negócios.

Clique aqui e fale com um dos nossos consultores sobre as necessidades da sua empresa!

Fonte: Blog da Intelbras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *