O ambiente corporativo é cheio de recursos e informações importantes que precisam de cuidados. Por isso, a segurança nas empresas é um tema que deve ser priorizado por quem decide empreender.

Podem ser equipamentos de precisão, sensíveis, raros ou de alto valor. Ou então documentos contendo detalhes financeiros, de contrato, projetos e fórmulas. Ocorrências como invasões, assaltos e furtos desses itens podem gerar grande prejuízo, especialmente  para as pequenas e médias empresas.

Nem sempre é possível observar tudo o que acontece dentro de uma empresa. Além disso, um dos principais desafios das PMEs é garantir um bom nível de segurança nas empresas sem gastar muito.

Atualmente existem diversas soluções altamente eficazes que podem ser implementadas de forma rápida. Esses recursos atendem às seguintes necessidades de segurança nas empresas:

Neste artigo, você vai entender como implementar medidas de segurança na sua empresa. Continue a leitura para entender quais são imprescindíveis para diminuir os riscos no dia a dia do seu negócio.

O que fazer para melhorar a segurança nas empresas?

As medidas de segurança nas empresas são diversas. Um dos procedimentos mais tradicionais é a contratação de profissionais de segurança. A ronda de pessoas treinadas durante o dia a dia das operações de um empreendimento pode inibir a ação de invasores.

Outra maneira de eliminar os prejuízos é elaborar um plano de segurança patrimonial. Essa medida serve para identificar possíveis riscos e preparar protocolos de ação em ocorrências como invasões e assaltos, por exemplo. Com um plano de segurança, é possível tomar ações efetivas e precisas em situações de emergência.

Treinar os colaboradores para que possam agir com eficiência também é fundamental. É importante que os funcionários conheçam os protocolos de segurança da empresa. Isso contribui não apenas para a proteção do patrimônio do negócios, mas também na preservação da vida dos colaboradores.

Além das medidas mais tradicionais, as soluções de segurança eletrônica também fazem parte das medidas das empresas que investem em proteção. Equipamentos como sensores, alarmes e câmeras de monitoramento são extremamente efetivos para evitar prejuízos. A seguir, você vai descobrir como a tecnologia pode te auxiliar a cuidar do seu negócio.

Leia outros conteúdos de Segurança da Intelbras

Segurança nas empresas: qual é o papel do monitoramento eletrônico?

O monitoramento digital serve para garantir a segurança nas empresas de forma eficiente a todo momento. Os equipamentos são muitos, e o empreendedor pode escolher quais implementar na estrutura da instituição para usufruir das funcionalidades do monitoramento digital. Assim, é possível eliminar ocorrências e prejuízos sem investir muito.

As câmeras de monitoramento são dispositivos fundamentais na segurança de uma empresa. As imagens captadas pelas câmeras ficam disponíveis em tempo real e podem ser acessadas por meio de um Circuito Fechado de Televisão ou pelo celular via aplicativo.

Como, muitas vezes, não é possível acompanhar sempre em tempo real as imagens, é indicado o uso de gravadores digitais, que armazenam as imagens registradas pelas câmeras de monitoramento e permitem que sejam vistas em outro momento. Esse é um recurso bastante utilizado nos sistemas de segurança para empresas — e até para ambientes residenciais.

A relação entre estrutura de rede e segurança nas empresas

As funcionalidades das câmeras e gravadores de vídeo Wi-Fi contam com mais um diferencial prático: a possibilidade de monitoramento remoto por meio de aplicativos para celular. Uma grande vantagem para quem quer saber se a sua pequena ou média empresa está segura o tempo inteiro, inclusive quando precisa ausentar-se.

Para isso, é importante que a rede à qual os equipamentos estão conectados não seja a mesma utilizada no dia a dia do negócio nem a dos clientes. A ideia é garantir mais confiabilidade e evitar a lentidão causada pela demanda excessiva. 

Outra vantagem de manter duas redes disponíveis é que os arquivos de vídeo ficam ainda mais seguros e menos sujeitos a danos que podem ser causados por dispositivos externos. 

Para criar uma rede Wi-Fi de alto desempenho que atende às necessidades de uma empresa, você pode recorrer aos access points corporativos. Eles possuem capacidade de conectar vários usuários simultaneamente e suportar a grande demanda de um ambiente empresarial. Também podem ser usados em ambientes comerciais — como pequenas e médias empresas. 

Além da performance robusta, esse equipamento possui funções para você utilizar o Wi-Fi como uma ferramenta de marketing para o negócio:

Energia sem interrupções também é sobre segurança nas empresas

nobreak é um item menos popular, mas que faz toda a diferença na segurança das empresas. Sua principal função é garantir o funcionamento dos equipamentos de monitoramento – como câmeras, sensores e alarmes – durante uma queda de energia.

Além de oferecer proteção e energia extra com mais autonomia para equipamentos eletrônicos em qualquer lugar, o nobreak impede que os dispositivos conectados a ele sofram danos por variações de tensão, que podem acontecer no momento do retorno da energia. 

Este recurso é estratégico para pequenas e médias empresas, que além dos sistemas de segurança, tenham equipamentos que não podem ser desligados ou eletronicamente sensíveis.

Controle de acesso: parte importante da segurança nas empresas

segurança nas empresas conteudo

controle de acesso, por sua vez, é um recurso fundamental para monitorar a movimentação de pessoas por áreas sensíveis da empresa. Seu funcionamento é simples: por meio de uma fechadura digital já é possível delimitar as áreas às quais os funcionários ou clientes terão acesso a partir da concessão de senhas, tags ou ou cadastro da biometria.

O equipamento representa um aumento significativo da segurança nas empresas por um preço compatível com a realidade financeira dos pequenos e médios negócios. O dispositivo é alimentado por pilhas que têm um sistema inteligente de monitoramento da carga para alertar o usuário quando estiverem perto do fim.

Quer saber mais? Conheça a linha de Controle de Acesso

Sensores de presença e sistemas de alarme

Os sensores de presença são equipamentos que têm funções muito importantes no sistema de segurança para empresas. Eles podem contribuir para a economia de energia elétrica, aumentar a praticidade no acendimento de lâmpadas e aumentar a sensação de segurança.

No caso da iluminação, os sensores de presença são desenvolvidos para acionar as lâmpadas de uma determinada área ao detectar o movimento de pessoas, animais de médio e grande porte e objetos. Isso é feito por meio de um sensor infravermelho que reconhece as fontes de calor. Dessa forma, evita a manutenção de luzes acesas em ambientes vazios e acrescenta a conveniência de acioná-las automaticamente quando necessário.

Quanto à segurança nas empresas, o sensor inibe invasores ao detectar presença e acionar a lâmpada, aumentando a área iluminada e a visibilidade em ambientes semiabertos.

Já os sistemas de alarmes podem ser aplicados do lado de dentro de modo a aumentar a segurança para empresas de pequeno e médio porte. Eles são essenciais no monitoramento de eventuais tentativas de invasão e danos ao patrimônio.

Os sistemas de alarme podem ser monitorados ou não. No primeiro caso, notificam prestadores de serviço de vigilância que podem determinar o envio de equipes especializadas para verificar a causa do disparo. Do contrário, enviam notificações para o proprietário e emitem sinais sonoros.

Os modelos mais modernos de alarmes e sensores possuem diversas zonas de configuração, o que é ideal para espaços empresariais. Também há recursos como o monitoramento por meio de aplicativo e o encaminhamento de eventos para dois lugares diferentes.

Saiba como funcionam os tipos de sensores de alarme

Como você viu, existem muitas possibilidades de qualidade e eficiência quando se fala em soluções disponíveis para garantir a segurança nas empresas. A Intelbras pode te ajudar com produtos que foram pensados especialmente para o mercado brasileiro e estão alinhados com os padrões e as tendências mundiais de segurança eletrônica.

Analise as suas necessidades e invista em recursos de qualidade que funcionem bem durante todo o tempo. Isso demonstra preocupação com o seu patrimônio e potencializa o valor agregado ao seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *