Investir em casa inteligente, ou smart home, tem se tornado uma tendência entre os consumidores brasileiros. Dados do último estudo do IDC Brasil, realizado em 2021, estimam que o mercado de casa inteligente deve crescer 30% nos próximos anos.

O termo casa inteligente refere-se ao uso de equipamentos conectados e automatizados que facilitam atividades rotineiras. Com o desenvolvimento de tecnologias, ter uma casa conectada ficou mais acessível. 

Se você também se interessa por esse assunto, quer mais praticidade e segurança para sua rotina, ter uma casa inteligente é uma opção interessante! 

Neste artigo, você vai ver mais motivos para investir nessa tendência. Acompanhe!

Como a tecnologia facilita sua rotina

Na smart home, você substitui itens convencionais por dispositivos inteligentes, que permitem automatizar e controlar rotinas pelo celular ou por comando de voz, usando um smart speaker.  

Assim, o controle de portas, cortinas, termostatos, câmeras de segurança, televisão, ar-condicionado, iluminação e até mesmo cafeteira ficam na palma da sua mão e trazem mais praticidade, conforto e economia para você. Mas para isso acontecer, uma solução é fundamental: a Internet das Coisas – IoT (sigla para o termo Internet of Things).

Internet das Coisas é um recurso tecnológico que conecta e propicia a troca de informações pela internet. Dessa forma, os dispositivos são executados ou programados para funcionar apenas com um clique ou por comandos de voz.

Benefícios de investir em casa inteligente

Já pensou em morar numa casa econômica, sustentável e segura? Além disso tudo, ter mais praticidade e tempo para fazer outras coisas? Em uma smart home você consegue usufruir disso tudo! 

Confira, a seguir, outras razões para investir em uma casa inteligente:

Praticidade

Imagina você chegar em casa de carro, depois do trabalho. Usando um dispositivo inteligente, você consegue acionar um comando pelo aplicativo para que o portão abra automaticamente e as luzes e o ar condicionado estejam ligados quando você entrar em casa. 

Outro exemplo é a hora de sair de casa. Com dispositivos inteligentes, você pode simplesmente dizer o comando “estou saindo” para seu smart speaker e automaticamente a televisão e o ar condicionado são desligados, a fechadura inteligente da porta é trancada e o alarme é ativado. É muito mais praticidade para a sua rotina.

Conforto

Acordar com o café pronto ou chegar em casa em um dia quente e já ter uma casa fresquinha, com ar condicionado ligado em uma temperatura agradável, te esperando. Em uma casa inteligente isso é possível! 

Usando dispositivos inteligentes, você cria cenas de automação que podem ser acionadas pelo celular ou por comando de voz, se você tiver um smart speaker. 

Por exemplo, se você é do time que gosta de relaxar quando chega do trabalho, pode configurar uma rotina “modo cinema”, em que a iluminação é ajustada para uma intensidade mais aconchegante, a televisão é ligada no seu streaming favorito e a pipoqueira já prepara a pipoca. Nesse caso você precisa de lâmpadas ou interruptores inteligentes, smart controle universal e um smart plug

Segurança

Você já saiu de casa e ficou na dúvida se trancou a porta? Em uma smart home isso não acontece! Usando uma fechadura inteligente, por exemplo, você pode abrir e trancar a porta pelo celular ou, se você tiver um smart speaker, por comando de voz, configurando uma frase como “até mais” para que, ao sair, o dispositivo feche a porta. 

Com dispositivos inteligentes você também pode viajar com tranquilidade, acompanhando as câmeras de monitoramento pelo celular e acionando a iluminação inteligente em horários específicos para simular a presença em casa e inibir possíveis tentativas de intrusão. 

Mas não é só quando você está ausente que os dispositivos inteligentes ajudam a garantir a segurança da sua casa e de quem mora nela. Itens como o videoporteiro inteligente permitem que você identifique por vídeo os visitantes e abra o portão apenas para pessoas autorizadas. 

Facilidade de instalação e uso

casa inteligente de hoje não precisa de grandes obras e planejamentos. Boa parte dos aparelhos podem ser conectados apenas por redes de internet sem fio. Por isso a instalação é mais fácil, o custo-benefício é maior e as mudanças também acontecem com mais facilidade. 

Vale lembrar que é importante sempre ler as instruções de instalação e contar com ajuda especializada, em caso de necessidade, para garantir que os dispositivos serão instalados corretamente. 

Entenda: Tecnologia para casa: inovações trazem comodidade e segurança ao lar

Por que investir em casa inteligente

Por onde começar a investir na sua casa inteligente

O mercado de automação residencial já reúne diversos equipamentos e tecnologias para otimizar a rotina da casa. Se você não tem muita familiaridade, confira a seguir alguns recursos por onde começar.

Smart speaker 

Este é um dispositivo inteligente, que permite a comunicação entre o usuário e outros recursos.  Além disso, é possível ouvir música, notícias, fazer buscas na internet etc.

Com um smart speaker você pode, por exemplo, criar uma cena de automação com outros dispositivos inteligentes da casa para quando acordar. Nesse cenário, ao dizer “bom dia” o dispositivo desliga o ar-condicionado, abre as cortinas, liga a cafeteira e te fala as principais notícias do dia.

Lâmpada smart Wi-Fi

Com uma lâmpada inteligente, é possível acender a luz, mudar sua intensidade por meio de um aplicativo ou comando de voz – se estiver conectada a um smart speaker ou smart box. Além disso, você também pode definir os horários para que ela acenda ou apague sozinha.

Câmeras Wi-Fi

Esse dispositivo é ideal para quem quer saber tudo que acontece em casa quando não está. Além das funções básicas de câmeras de monitoramento, as câmeras Wi-Fi permitem acessar imagens em tempo real, por meio de aplicativo para celular, tablet e computador. Alguns modelos também contam com visão noturna e interação por voz com o ambiente monitorado. 

Smart controle universal infravermelho

Sabe aquele monte de controles infravermelhos que temos em casa? TV, aparelho de assinatura de canais, ar condicionado… são tantos que às vezes até se perdem. Você pode substituí-los por um só: o smart controle universal.

Esse controle funciona por aplicativo ou comando de voz e é conectado a um smart speaker ou smart box TV. Com ele, você consegue controlar vários eletrodomésticos de forma simultânea.

Smart box TV

A smart box TV é um aparelho com recursos de navegação e aplicativos semelhantes aos do smartphone. Você consegue usar os seus apps de streaming, vídeo, música e outras funcionalidades. Fica muito mais fácil assistir aos seus filmes e séries, reunindo todas as suas assinaturas em um só lugar. Além disso, o dispositivo também permite transformar televisões convencionais em smart TV e jogar jogos online, com modelos que têm entradas USB e Bluetooth para conectar periféricos, como teclado, mouse e joystick. 

Investir em casa inteligente é investir em qualidade de vida. Praticidade, comodidade e segurança são as vantagens de contar com um sistema como esse.

Fonte: Blog da Intelbras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *