Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106-1300 21 99126-7261

O que é EPON: saiba mais sobre essa tecnologia

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre O que é EPON: saiba mais sobre essa tecnologia

O que é EPON: saiba mais sobre essa tecnologia

Você sabe exatamente o que é EPON e quais os diferenciais desta tecnologia? Neste artigo vamos falar mais sobre EPON e como é feita a transmissão de dados por esta rede. A EPON é uma das versões de uso das Redes Ópticas Passivas ou Passive Optical Network (PON), que utiliza fibra óptica (ODN) para arquitetura de redes de ponto multiponto.

A principal característica da rede PON é a utilização de uma rede passiva entre os pontos de distribuição até o usuário final, isso faz com que não seja necessária energia elétrica na rede de distribuição, já que a comunicação acontece baseada na transmissão e recepção do sinal de luz – ou seja, não existe energia elétrica entre a OLT (concentrador do dispositivo) e a ONT/ONU (terminais e clientes). A rede óptica juntamente com as redes PON trazem diversas vantagens:

  • Maior velocidade de transmissão de dados;
  • Permite enlace com maior distância;
  • É imune a interferências eletromagnéticas externas;
  • Isola eletricamente os dois equipamentos interligados;
  • Zera as chances de queimar equipamentos com surtos da rede elétrica;
  • Menor consumo de energia nos equipamentos ativos;
  • Rede de distribuição sem necessidade de alimentação elétrica;
  • Rede ponto-multiponto em fibra óptica;
  • 64 clientes por porta;
  • Configuração e monitoramento centralizado.

As redes PON, assim como a EPON, são usadas para acesso à internet, voz sobre IP e distribuição de TV Digital em áreas metropolitanas. Ainda podem ser aplicadas em conexões para Estações Rádio Base de celular, Wi-Fi hotspots e também Sistemas de Distribuição de Antenas (DAS).

Mas afinal, o que é EPON?

A EPON, Ethernet Passive Optical Network, também é conhecida no mercado nacional como GEPON (Gigabit Ethernet Passive Optical Network). Suas especificações estão definidas no IEEE 802.3ah. E o que é EPON? É uma rede passiva, por fibra óptica, que utiliza o protocolo específico MPCP (Multi-Point Control Protocol) do padrão Ethernet para trafegar seus dados.

Como funciona

A Ethernet é uma rede de acesso do usuário que dispensa qualquer conversão ou encapsulamento quando se conecta a redes iguais. Por esse protocolo, os dados são transmitidos em pacotes de 1518 bytes, o que permite grande eficiência no tratamento de tráfego IP – na comunicação de rede há uma transmissão de dados, que são empacotados em bytes e fazem o percurso da origem até o destino final.

A velocidade de transferência na EPON é simétrica, de 1,25 Gbps, ou seja, possui essa velocidade tanto no sentido de downstream quanto no upstream. No sentido de downstream na EPON, os pacotes da OLT são enviados endereçados à ONU/ONT solicitante, porém, devido à utilização de splitters na rede, todas as ONUs/ONTs da rede irão receber este pacote. Como é padrão no Ethernet, a ONT/ONU irá avaliar os pacotes e selecionar qual é seu e descartar o resto.

No sentido de upstream o comportamento da EPON é similar a uma arquitetura ponto a ponto: a EPON adota o TDM (Multiplexação por Divisão de Tempo), ou seja, cada ONT/ONU transmite os quadros Ethernet para a OLT com intervalos de tempo de diferentes, atribuídos pela OLT.

“As OLT’s no EPON podem se conectar a 64 ONUs por porta e tem uma cobertura de 20 km, usando WDM (Wavelength Division Multiplexing ou multiplexação por divisão de comprimento de onda), que possibilita a transmissão de vários feixes de luz em comprimentos de onda diferentes em uma mesma fibra óptica”, esclarece Guilherme Pasini, Analista de Produtos e Negócios do segmento Redes Fibra Óptica da Intelbras.

Diferenciais da EPON

Já falamos sobre o que é EPON e seu funcionamento. Agora, vamos falar mais das suas características e como ela se diferencia das outras redes.

Pela menor complexidade, custo e capacidade de transmissão, a EPON torna-se bastante viável e é mais indicada para usuários que estão iniciando operações em fibra ou possuem uma menor variedade de serviços. Por utilizar protocolos Ethernet, pode também ser utilizada em aplicações usuais de transporte de dados e vídeo.

Fabio Silva, Analista de Produtos e Negócios do segmento Redes Fibra Óptica da Intelbras, explica que na EPON, a taxa de tráfego de informação útil que chega ao usuário final é de 67%: “esse número significa a taxa de eficiência da rede. Pela menor capacidade de banda e de números de clientes, a rede se adequa melhor a usuários com um número reduzido de serviços que dependem da rede”.

Quando utilizar a tecnologia EPON

As características da EPON e seus diferenciais devem ser muito bem analisados pelo provedor para saber se essa é a melhor opção para o seu projeto. Como dito anteriormente, essa é uma tecnologia de baixa complexidade – inclusive fácil de ser compreendida por provedores que estão migrando para a tecnologia PON –, custo e capacidade de transmissão.

Além disso, o tamanho dos pacotes de dados, velocidade de transmissão e divisões – 1 porta para 64 clientes – faz com que a EPON seja recomendada principalmente para serviços menos robustos.

Mas é preciso avaliar três questões antes de pensar em investir em EPON:

  • Qual o consumo real dos assinantes?
  • Qual a sua capacidade de investimento?
  • Quanto de banda será usada no serviço utilizado?

Lembrando que os equipamentos EPON podem ser utilizados em conjuntos com outras tecnologias, assim como reutilizados em outros locais que comportem as características oferecidas pela tecnologia.

Se os seus clientes não precisam trafegar muitos dados e/ou não utilizam muitos serviços agregados, a EPON é uma boa opção. Aliado a isso, se você não dispor de uma boa capacidade de investimento e/ou estiver migrando agora para a tecnologia PON, a EPON também é uma alternativa interessante. É bom você saber que, em média, uma tecnologia EPON é 50% mais barata que a tecnologia GPON.

Em quais cenários utilizar?

Se você está iniciando seu negócio, você pode utilizar uma rede EPON para começar a capitalizar e ter um bom retorno de investimento. Uma OLT EPON – com suas 4 portas – atende até 256 clientes, o que pode ser suficiente para começar.

Em um condomínio, por exemplo, você pode usar EPON para que um serviço de monitoramento de câmeras seja usufruído. Você provavelmente não vai precisar mais do que 256 pontos e as características da EPON são suficientes para entregar um serviço de qualidade. Em empresas e fábricas, você também dificilmente vai ter mais que 256 assinantes para conectar.

Mas mesmo em uma cidade uma OLT EPON pode ser uma boa uma opção para expandir uma rede ou mesmo iniciá-la. Em ambos cenários o investimento será menor e logo será possível ver o investimento retornar para, então, expandir ainda mais com a instalação ou realocação de outras OLTs.

Conclusão

Em resumo, as características da EPON são:

  • Especificações pela IEEE 802.3ah;
  • Uso da Ethernet para transmissão dos dados;
  • Pacotes de 1518 bytes;
  • Downstream 1.25 Gbps;
  • Upstream 1.25 Gbps;
  • Maior viabilidade de aplicação;
  • Simples gerenciamento;
  • Eficiência de 67%;
  • Bom suporte para serviços de internet, incluindo vídeo;
  • Até 64 ONUs para cada porta PON.

Agora que você já sabe o que é EPON, leve em consideração todos esses dados antes de investir nessa rede, mas saiba que ela é a mais indicada pra quem está começando um negócio com tecnologias PON.

Ainda tem dúvidas sobre EPON ou quer saber mais sobre redes de internet?

Entre em contato conosco na Bit2000!

 

 

Fonte:  Blog da INTELBRAS



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000