Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ

21 2106-1300

21 99126-7261

O que é e como funciona a lâmpada inteligente?

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre O que é e como funciona a lâmpada inteligente?

Você já desejou ter uma casa toda conectada? Saiba que a iluminação pode ser um dos primeiros passos para alcançar esse sonho.

Mas afinal, como funciona a lâmpada inteligente? Esse dispositivo, quando conectado a um bocal, passa a oferecer diversas funções de iluminação com opções de cores, intensidade e programação de acionamento.

Para  ajudar você a compreender melhor o que é e como funciona a lâmpada inteligente, preparamos este conteúdo com as principais informações. Acompanhe!

Como funciona a lâmpada inteligente?

As lâmpadas inteligentes são  dispositivos controlados por aplicativo ou comando de voz, por meio de smartphones ou smart speakers, através do Wi-Fi. A principal diferença em relação à lâmpada comum é sua conectividade, variedade de cores, intensidades e funções. 

Elas têm uma matriz de LED que conhecemos como RGB (Red Green Blue). Essa tecnologia é bastante utilizada em projetos de efeitos visuais. Com isso, através da mistura das cores, a lâmpada smart consegue gerar iluminação de até 16 milhões de tons diferentes.

Além da iluminação colorida, ela possui LEDs para branco quente e branco frio. Tonalidades muito desejadas para iluminar diferentes ambientes da casa. 

Por exemplo, o branco frio possui um brilho mais intenso e é recomendado para a cozinha porque é um ambiente que exige mais atenção. Já o tom do branco quente é semelhante às antigas lâmpadas incandescentes e costuma ser indicado para a sala de estar e outros ambientes que você queira deixar mais aconchegante.

instalação da lâmpada inteligente é semelhante à comum: basta rosquear o dispositivo no lugar da lâmpada que você já tem, seja no teto, em uma luminária ou abajur. 

Portanto, qualquer pessoa consegue fazer a instalação sem precisar mexer na fiação ou no quadro elétrico. Depois disso, é só baixar o aplicativo para poder controlar a iluminação do ambiente.

Vantagens e aplicações da uma lâmpada smart

Agora que você já entendeu como funciona a lâmpada inteligente, conheça os benefícios e as possibilidades de investir nessa tecnologia.

  • Gastam menos energia, já que as lâmpadas inteligentes são fabricadas com a tecnologia LED;
  • Preço acessível e qualquer pessoa é capaz de instalar, basta encaixar num soquete correspondente;
  • É possível controlar intensidade e criar uma infinidade de cores (são milhões de tons disponíveis) pelo aplicativo ou comando de voz; 
  • Pode ser usada para tratamento de cromoterapia
  • Possibilidade de transformação de um mesmo ambiente da casa, dando mais versatilidade ao espaço. Por exemplo, vamos imaginar que você faz seu home office na sala de jantar.  No dia a dia, você pode selecionar o branco frio para estimular a concentração.  À noite, você muda para o branco quente, que transmite uma sensação de aconchego, menos atividade. 
  • Você pode programar horários específicos de acionamento, o que ajuda a economizar energia já que você não corre o risco de se esquecer de apagar a luz;
  • Funciona em conjunto com outros dispositivos smarts da linha Izy, como o sensor de abertura de porta e a sirene. Assim, é possível criar uma rotina para acionar a lâmpada na cor vermelha quando há alerta de invasores na sua residência. Tudo isso de forma automática e simultânea, é só configurar pelo aplicativo.

Ter uma lâmpada inteligente ou um soquete inteligente?

Essa escolha entre lâmpada smart ou soquete inteligente depende do seu objetivo. De modo geral, as diferenças entre os dispositivos são: a função de escolha de cores, o formato (variedade no design da lâmpada) e potência. A seguir, conheça mais detalhes.

Soquete inteligente

soquete é um dispositivo que permite que as pessoas liguem e desliguem as luzes diretamente no aplicativo ou comando de voz. Nesse caso, a tecnologia mantém o benefício de programação de rotina, mas não oferece possibilidade de mudança de cores da lâmpada. 

Isso porque você vai pegar uma lâmpada comum e conectar no soquete smart para controlar o acendimento e desligamento pelo app. A função de mudança de tonalidade é uma função específica das lâmpadas smart. 

“Mas então, por que alguém escolheria um soquete?” Para tornar um ambiente inteligente sem necessidade de trocar a lâmpada instalada no local. Além disso, se você tem um ambiente que precisa de uma iluminação mais forte, acima de 20 ou 30 watts, por exemplo, dificilmente encontrará uma lâmpada smart com essa potência.

Para entender melhor, vamos imaginar que você precisa acender e desligar algumas lâmpadas que ficam acima do balcão de um bar ou restaurante. A função do soquete já é suficiente porque o objetivo principal aqui é a automação e não a variação de cores. Nesse caso, é possível usar o soquete com uma lâmpada comum de LED que tem a potência necessária e formatos diversos.

Se o projeto pretendido for maior e a automação no acionamento de luzes e outros equipamentos for algo essencial, é possível usar controladores

Lâmpada smart

Por sua vez, lâmpada inteligente é recomendada para pessoas que querem ter o controle sobre o acendimento e o desligamento das luzes e também a possibilidade de mudança de cores. No entanto, tem limitação de intensidade, podendo chegar até 10 watts. Ou seja, não existe ainda uma grande variedade de potências de lâmpadas inteligentes. 

Apesar disso, há tipos interessantes no mercado, como a lâmpada inteligente spot. Ela é ideal para ajudar a criar uma ambientação mais sofisticada, usando seu facho de luz bem definido para destacar a decoração e ter um ambiente mais aconchegante. Pode ser controlada simultaneamente com outras lâmpadas, basta criar grupos no app.

Saber como funcionam as lâmpadas inteligentes e o soquete é fundamental para conseguir investir na tecnologia que melhor se adapta às suas necessidades. Imagine a comodidade e praticidade de poder ligar e desligar luzes apenas por comando de voz? Ou então, mudar a decoração trocando as cores da iluminação por um dia?

 

 

Fonte:  Blog da Intelbras

Publicado em: 06/03/2022

Gostou? compartilhe!

Bit 2000 - Telecomunicações e Informática

Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 – Sede Própria
Freguesia – Jacarepaguá
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20715-003

21 2106-1300

21 99126-7261

Copyright © Bit 2000. (Lei 9610 de 19/02/1998)

plugins premium WordPress
×

 

Olá!
Como podemos ajudar?

×