Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106 ... ver mais 21 99126 ... ver mais

Nobreak para portão: qual a importância para condomínios

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Nobreak para portão: qual a importância para condomínios

Nobreak para portão: qual a importância para condomínios

O nobreak é um equipamento que garante que aparelhos elétricos continuem funcionando normalmente em caso de queda de energia. É comum, principalmente em épocas de chuva e maior incidência de raios, que ocorra instabilidade e indisponibilidade da rede elétrica. Isso é um risco para a segurança de casas e condomínios: enquanto as câmeras, alarmes, portões, cancelas e portas automáticas ficarem desligadas, o local estará vulnerável e com o acesso prejudicado.  Tanto é que, em algumas cidades, é lei ter nobreak para portão em condomínios. Neste artigo, vamos entender como funciona e a importância de ter esse equipamento. 

Nobreak para portão: como funciona?

O nobreak alimenta os dispositivos conectados a ele quando há a interrupção do fornecimento de energia ou oscilações na rede elétrica. 

Ele carrega as baterias automaticamente enquanto há energia disponível. O nobreak é uma alternativa em casos em que a rede elétrica sofre instabilidade e deixa o usuário sem energia.  Assim, quando ocorre uma queda, o nobreak passa a fornecer a eletricidade necessária para que os aparelhos continuem funcionando normalmente por algum tempo. Logo, se faltar luz, não é necessário abrir manualmente o portão e, mais importante, o acesso não fica impedido. 

Para aproveitar ao máximo os benefícios do nobreak para portão, é recomendado contratar uma empresa que faça uma avaliação do local e da necessidade. O profissional saberá indicar a potência, calculada com base nos ciclos de abertura e fechamento do sistema, e também levando em conta a quantidade de veículos que acessam o local e os horários de pico, por exemplo. A seguir, veremos qual modelo de nobreak é mais indicado para condomínios, mas é essencial contar com a ajuda de especialistas ao escolher. 

Qual tipo de nobreak é mais indicado para portões de condomínio?

Como vimos anteriormente, o nobreak é um equipamento que serve para fornecer energia a diversos tipos de aparelhos elétricos. É possível conectar desde televisores e câmeras de segurança até servidores e portões automáticos.  Mas existem modelos de nobreak específicos para cada caso. 

O nobreak ideal varia de acordo com a velocidade, normal ou ultrarrápido, e a potência do automatizador de portão. O tipo, seja ele deslizante, basculante ou pivotante, o tamanho e o material em que o portão é feito, não interferem na escolha do nobreak, pois são características atendidas pela potência do motor.

A função do motor do portão é transformar a energia elétrica em energia mecânica para realizar a abertura e o fechamento. As alterações, picos de luz, sobrecargas e interrupção na corrente elétrica podem prejudicar o funcionamento dele. Por isso, é importante utilizar um nobreak para  equilibrar o fornecimento de energia, padronizando a alimentação dos equipamentos e evitando desgastes que possam acabar degradando o equipamento mais rápido.  O ideal é contar com um profissional que saiba identificar qual nobreak é mais indicado para a potência e uso do portão.

Qual a importância do nobreak para condomínios?

Em condomínios, além da preocupação com a segurança dos moradores, é preciso considerar a manutenção e vida útil dos portões, que podem influenciar no orçamento. Embora o nobreak seja, também, um investimento, ele compensa de muitas formas – e inclusive é obrigatório em muitas cidades. A seguir, vamos listar algumas razões para ter nobreak para portão no seu condomínio. 

  • Evitar danos materiais: como explicamos anteriormente, o nobreak ajuda a equilibrar o fornecimento de energia e evitar o desgaste dos portões. A maioria dos casos de queima ou defeito em portões acontece por quedas de energia e instabilidades na rede elétrica. Por isso o nobreak é fundamental para os portões de condomínios – ele evita gastos com manutenção e aumenta a vida útil do portão. 
  • Garantir segurança: os portões automáticos dependem de energia para abrir e fechar. Em casos de emergências, como incêndios e acidentes, a evacuação dos condôminos fica prejudicada se não há um nobreak que garanta o funcionamento do portão. Assim, mesmo que não haja energia no prédio, os moradores têm segurança. 
  • Proporcionar conforto: normalmente as quedas de energia ocorrem por conta da chuva e incidência de raios. Logo, ter um nobreak é uma forma de manter o conforto dos condôminos, uma vez que não precisarão sair do carro para abrir o portão, pegar chuva e, em muitos casos, ficar vulnerável a assaltos. 
  • Cumprir a legislação: por ser essencial para garantir a segurança do condomínio, em alguns municípios o nobreak para portão automático é um item obrigatório para os condomínios, que podem acabar com o alvará de habite-se suspenso caso não cumpra a lei. 

Logo, o nobreak para portões é um equipamento essencial para os condomínios.

 

 

Fonte:   Blog da INTELBRAS

 



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000