Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106-1300 21 99126-7261

ISO 50001: quais benefícios ela traz para as empresas?

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre ISO 50001: quais benefícios ela traz para as empresas?

ISO 50001: quais benefícios ela traz para as empresas?

A norma ISO 50001 foi criada para auxiliar as empresas a estabelecerem um sistema para gestão da energia.

Com um mercado instável e as constantes oscilações de preço, ter uma gestão focada na eficiência energética é uma ótima solução.

A implementação da norma não é obrigatória, mas pode trazer diversos benefícios para o negócio.

Neste post vamos explicar melhor para que serve a ISO 50001 e quais as vantagens para a gestão de energia nas empresas. Continue a leitura!

Para que serve a ISO 50001?

O International Organization for Standardization (ISO) é um comitê que define diversas normas e padrões para as empresas com um reconhecimento internacional.

No Brasil, o órgão responsável pelo controle e atribuição de normas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT ).

A norma ISO 50001 foi estabelecida em 2011, com o objetivo de possibilitar a implantação de uma gestão energética eficiente nas indústrias, comércios ou qualquer outra empresa.

Com os requisitos de gestão de energia, é possível implementar uma política energética com objetivos, metas e planos que se alinham com compromissos políticos e sustentáveis.

Os principais requisitos a serem cumpridos para obter a ISO 50001 são:

  • Criar uma política interna focada em consumo mais eficiente da energia;
  • Estabelecer metas e objetivos viáveis para alcançar a eficiência energética;
  • Fazer a mensuração dos resultados incluindo o consumo energético da empresa;
  • Utilizar os dados obtidos para identificar formas de melhorar e aumentar a eficiência;
  • Melhorar a forma de consumir energia com novas tecnologias;
  • Focar no melhoramento contínuo da gestão de energia;
  • Seguir à risca a legislação referente à gestão de energia.

A norma é baseada no modelo de melhoria contínua, assim como outras normas conhecidas como ISO 9001 e ISO 14001.

Aplicável a qualquer empresa, a ISO 50001 não é obrigatória, e depende de um comprometimento de toda a organização.

Para ser implementada, o ideal é uma avaliação prévia do estado atual da empresa para unir as previsões com os critérios da certificação, concedida após uma auditoria nas instalações da empresa.

 

Importância da eficiência energética

A implantação da ISO 50001 está diretamente ligada à eficiência energética. A matriz energética brasileira é dependente das hidrelétricas com impactos negativos na sociedade e no meio ambiente.

Uma das melhores opções para implementar ações de eficiência energética, especialmente no Brasil, é optar por energias limpas e renováveis, entre elas a eólica e a fotovoltaica.

Com novas formas de energia, o Brasil tem a possibilidade de diversificar a sua matriz energética, utilizar fontes em abundância e garantir a redução do custo de energia.

Entre as formas de geração de energia limpa está a implantação da energia solar.

Este modelo de geração de energia capta a luz do sol através dos módulos fotovoltaicos e a converte em energia elétrica, ideal para consumo.

Com um crescimento expansivo no Brasil, a energia solar tem sido opção para muitos empresários que querem economizar, a redução é de até 95% na conta de luz. Quer ter uma ideia do impacto da instalação de um sistema fotovoltaico? Faça agora mesmo uma simulação e saiba quanto é possível economizar!

 

Benefícios da ISO 50001

Implementar um sistema de gestão e energia pode ser extremamente positivo para qualquer empresa, visto que oferece redução de custos e melhora a imagem da empresa diante do mercado.
A ISO 50001 trata-se de uma norma que torna a utilização da energia mais segura e eficiente sendo ideal para empresas que precisam ou querem reduzir a emissão de gases poluentes.
Dentre as vantagens de implementar a norma, podemos citar:

  • Melhor uso do consumo de energia existente: por meio do processo de medição de energia é possível ter uma visão estratégica e objetivo permitindo identificar melhorias;
  • Integração com a gestão organizacional: a gestão da eficiência energética pode ser aliada com outras áreas como segurança, saúde e meio ambiente;
  • Operação sustentável: a norma ISO 50001 leva à redução de gases poluentes diminuindo os impactos ambientais. Caso opte por uma energia limpa, o compromisso com a sustentabilidade é ainda maior;
  • Adaptação às novas tecnologias: capazes de promover verdadeira transformação nos processos da empresa, o uso de tecnologias é essencial para melhorar a eficiência energética;
  • Relatórios sistematizados sobre o consumo de energia: possibilita maior controle e padronização das informações, ajudando na tomada de decisões de vários setores da empresa;
  • Engajamento interno: mudanças na organização podem gerar motivação nos colaboradores que se unem para garantir o cumprimento dos requisitos necessários;
  • Credibilidade e imagem positiva: o compromisso com a gestão de energia proporciona uma imagem positiva e pode agregar na confiança de novos parceiros e clientes.

Gestão de energia nas empresas

A norma ISO 50001 teve atualizações em 2018 para acompanhar as evoluções do mercado de energia.

No ano da atualização, uma pesquisa indicava que o Brasil possui apenas 49 empresas certificadas. Um número bem baixo comparado a implementação nos países europeus.

Com a atualização e a aproximação dos requisitos de outras normas como Gestão da Qualidade e o Sistema de Gestão Ambiental, as empresas brasileiras podem aproveitar as facilidades.

A preocupação com a sustentabilidade é fator essencial para qualquer negócio e existem várias formas de não apenas ajudar o meio ambiente, mas ter redução de custos na empresa.

A energia solar pode ser a alternativa ideal para economizar na sua organização. 

 

 

Fonte:  Blog da Intelbras



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Conversa aberta. Uma mensagem não lida. Pular para o conteúdo Como usar o E-mail de Ideal Trends com leitores de tela 1 de 2.314 (sem assunto) Caixa de entrada Pedro Firmino Anexos 14:37 (há 0 minuto) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês Área de anexos