Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106-1300 21 99126-7261

Fechadura digital: como deixar sua casa mais moderna e segura

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Fechadura digital: como deixar sua casa mais moderna e segura

Fechadura digital: como deixar sua casa mais moderna e segura

A tecnologia é uma das grandes aliadas quando o assunto é segurança residencial. As inovações são constantes e há uma série de equipamentos e dispositivos para a auxiliar na proteção de casas e apartamentos. Um deles é a fechadura digital.

Fechadura digital é a evolução das chaves

Quem nunca esqueceu as chaves e ficou do lado de fora por horas, ou então precisou chamar um chaveiro para abrir a porta, desperdiçando tempo e dinheiro? Com a fechadura digital, esse tipo de situação não acontece. Além de mais segurança, já que algumas fechaduras comuns abrem facilmente com uma chave-micha, a fechadura digital proporciona maior praticidade e facilidade para entrar e sair de casa.

As fechaduras digitais dispensam totalmente o uso de chaves. Funcionam através de senhas, com display sensível ao toque; com chaveiros de aproximação, ativados por RFID (identificação por radiofrequência), com APP ou ainda com biometria (cadastro de digitais), garantindo grande segurança. São encontrados dois modelos: a fechadura de embutir (com ou sem maçaneta), e a fechadura de sobrepor, que é colocada junto à maçaneta convencional da porta, não sendo necessária sua retirada.

Características das fechaduras digitais

Para que seja obtida a melhor experiência com esse tipo de equipamento, é fundamental que ele tenha algumas funcionalidades específicas. As principais são:

  • Alarme Sonoro Antiarrombamento – em casos de tentativas de arrombamento da porta ou cinco erros sucessivos da senha;
  • Função Não Perturbe – permite que o usuário desabilite a abertura da fechadura pelo lado de fora quando quiser mais privacidade, por exemplo;
  • Função Senha Protegida – dificulta que descubram as senhas pelas marcas de digitais deixadas no teclado da fechadura. Quando habilitada, fornece números aleatórios a serem digitados pelo usuário após a senha;
  • Sensor de Fechamento Automático – realiza o travamento automático da porta, ideal para quem costuma esquecer a porta aberta ou, até mesmo, para aqueles que estão sempre com as mãos ocupadas.

Também é importante que as fechaduras tenham baixo consumo para permitir o funcionamento por muito tempo sem a necessidade de trocar as pilhas. De qualquer forma, é comum que o aparelho sinalize a carga baixa e permita o acionamento por meio de uma bateria de nove Volts em situações emergenciais.

Vantagens da fechadura digital

Entre as vantagens da fechadura digital podemos destacar:

  • Dispensar o uso de chaves, evitando esquecimentos e perda de tempo e dinheiro para entrar em casa;
  • Ter mais segurança, pois algumas fechaduras convencionais podem ser abertas facilmente;
  • Travar automaticamente a porta, sendo ideal para quem costuma esquecer a porta aberta;
  • Adicionar ou remover o acesso de uma pessoa sem precisar trocar a fechadura das portas – basta trocar a senha, a biometria ou o chaveiro de aproximação;
  • Oferecer Função não perturbe, garantindo mais privacidade;
  • Configurar o volume;
  • Ter sensor contra incêndio, que desarma, abrindo automaticamente a porta para quem estiver dentro de casa.

Tendências em fechaduras digitais

Quem procura uma fechadura digital para instalar em casa tem como desejo principal a simplificação do acesso das pessoas autorizadas ao imóvel. É por isso que os recursos mais modernos existentes no mercado permitem que a porta seja aberta por meio de um dispositivo de aproximação (RFID), senha ou impressão digital.

Há, no entanto, uma novidade ainda mais moderna: a abertura por meio de aplicativos que se conectam à fechadura digital via conexão Bluetooth.

Mais do que permitir a abertura por meio do smartphone, o uso de um aplicativo expande as possibilidades para outro patamar. É possível, entre outras funcionalidades, fazer o seguinte:

  • criar usuários que terão autorização para entrar no ambiente;
  • gerenciar os horários de entrada de cada pessoa cadastrada no sistema (útil para empresas e ambientes corporativos);
  • criação de senhas temporárias para visitantes, mesmo à distância.

Essas possibilidades eliminam a necessidade do uso de chaves, do compartilhamento das tags de aproximação e da criação de senhas (ou do repasse delas) para vários usuários. Além disso, permite reforçar a segurança do local ao facilitar a identificação de quem esteve no ambiente por último ou foi o primeiro a chegar, por exemplo.

Como você viu, o uso de fechaduras digitais está cada vez mais distante de ser supérfulo ou exclusivo de locais de luxo ou alto padrão para se tornar uma necessidade cada vez mais forte. Seja para uso doméstico, na sua empresa ou até em um imóvel que você deseja disponibilizar para locação, incorporar mais tecnologia no simples e histórico gesto de abrir portas é uma tendência que dá praticidade e agrega muito valor ao seu patrimônio.

 

 

Fonte:  Blog da INTELBRAS



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000