Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ

21 2106-1300

21 99126-7261

Estudar em casa: conheça tecnologias que podem ajudar

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Estudar em casa: conheça tecnologias que podem ajudar

A educação passou por intensas transformações nos últimos anos. Com a pandemia de Covid-19, os alunos tiveram que estudar em casa e se adaptar ao novo modelo de aprendizagem

Diversas instituições de ensino, principalmente de ensino superior, permanecerão suas aulas no modelo híbrido, — que alia encontros online e presenciais — e cujos estudos apontam que deve ser cada vez mais comum no futuro. Além disso, estudantes de todo Brasil aproveitam o tempo em casa para se preparar para vestibulares e concursos. 

Em todos os contextos, é preciso um ambiente bem equipado para conseguir estudar em casa. Assim, as tecnologias podem ser a peça que faltava para auxiliar no desempenho. Por isso, separamos exemplos  que podem ajudar você. 

 

Roteador

De acordo com a pesquisa “A nova realidade da educação”, encomendado pela Globo ao Instituto Coruna, mostrou que 46% dos entrevistados têm como preocupação a dificuldade de conexão quando falamos de ensino a distância (EAD). 

Imagine que você esteja assistindo a uma aula e o vídeo trava na principal parte do conteúdo? Entre as principais causas para esse problema estão: o roteador não foi adequadamente escolhido para a residência (por exemplo, não foram considerados fatores como plano de internet, área de cobertura e número de dispositivos conectados); ou ainda, existem obstáculos que dificultam a propagação do sinal Wi-Fi.

Para minimizar esse tipo de situação, você pode investigar e identificar quem são os “vilões do Wi-Fi” na sua casa para promover adaptações. 

Outra opção é adquirir roteadores que contribuam com uma melhor distribuição do sinal. Você pode utilizar 2 ou mais roteadores que contam com a tecnologia Mesh para ampliar a área de cobertura, permitindo assim uma melhor qualidade de sinal em mais ambientes da residência. 

A tecnologia Mesh surgiu para auxiliar a resolver os problemas de área de cobertura com melhor qualidade de sinal.

 

Headset

Para ter mais concentração ao estudar em casa, é necessário eliminar as possíveis distrações. Mas sabemos que muitas vezes isso não é viável. Barulhos que vêm da rua, como crianças brincando, obras e trânsito, por exemplo, não podem ser evitados. 

Contudo, você ainda pode manter a concentração utilizando fones. Além de possuir tecnologia que reduz os ruídos, permite que você ouça músicas ou sons que ajudem a aumentar o seu foco nos estudos.

Prefira modelos com maior tempo  de autonomia, com design moderno, leve e confortável, cancelamento de ruído, recarga rápida e som Hi-Fi (de alta eficiência). Para uma integração ainda maior no seu ambiente de estudo, escolha um que permita integração com smart speakers

Mouse e teclado sem fio

A desorganização da mesa pode atrapalhar o foco ao estudar em casa. Papéis, canetas e acessórios espalhados pela área são itens que podem ser organizados rapidamente. Porém, os fios do teclado e mouse do computador são necessários para manter o equipamento em funcionamento. 

Por esse motivo, você pode optar por mouse e teclado sem fio. Essa opção oferece todas as funções que os modelos tradicionais têm. Além de melhorar a organização do ambiente,  permite que você tenha maior portabilidade e decida a distância ideal dos dispositivos até o computador, sem precisar arrumar cabos.

Os modelos com click silencioso são projetados para trazer mais conforto e tranquilidade durante os estudos, trabalho e até jogos. Um mouse e um teclado com essa função ajudam a aumentar a concentração.

 

Webcam

Para assistir às aulas online, apresentar um trabalho ou participar de grupos de estudo a distância, contar com um bom modelo de webcam é fundamental para uma transmissão de qualidade. A Intelbras possui modelos com resolução de 720p e 1080p que captam imagens mesmo à noite ou em locais pouco iluminados, e contam com microfone embutido.

Essa tecnologia é compatível com apps de videoconferência, possui cortina de privacidade para quando o usuário não estiver utilizando a webcam, e áudio com beamforming, o que permite a captação de som mais nítido e sem ruídos do ambiente.

Nobreak

Os estudos em casa precisam oferecer segurança, principalmente em casos de quedas e oscilações de energia. Imagina perder todos os arquivos de estudo durante um surto de tensão? Nessa situação, ainda é possível danificar os aparelhos, resultando em prejuízos para o estudante.

Para evitar dores de cabeça, conte com uma fonte nobreak ou um nobreak para proteger os aparelhos e garantir que você ainda poderá estudar por mais um tempo (mesmo sem energia). O nobreak possibilitará que você salve os seus trabalhos e desligue o computador com segurança, pois sua bateria interna será acionada assim que a luz acabar. 

Já a fonte nobreak, manterá equipamentos como roteadores, câmeras Wi-Fi e telefones IP funcionando por até 7 horas (dependendo do consumo do aparelho ligado a ela).

Outras dicas para estudar em casa

Estudar em casa pode não ser uma tarefa fácil e será preciso elaborar um ambiente propício para o aprendizado e adotar boas práticas para conseguir ter mais produtividade. Confira algumas dicas que podem ser aplicadas no dia a dia. 

Organize um cronograma de estudos

Uma das vantagens de estudar em casa é a liberdade de definir o próprio horário para se dedicar ao aprendizado. Porém, sem a organização necessária, você pode se perder na quantidade de matérias que terá que absorver. 

Por isso, crie um cronograma de estudos separando quais disciplinas se dedicará a cada dia. Use um planner, notas autoadesivas, ferramenta/aplicativo no smartphone ou marque os compromissos numa agenda virtual. 

Se você tiver um smart speaker, programe lembretes automáticos, ou seja, peça para que ele diga quais serão as atividades do dia. O importante é ter um planejamento mínimo. 

Evite distrações no ambiente

Na hora de começar a estudar em casa, identifique uma área que seja mais tranquila para facilitar a concentração. 

Mantenha os aparelhos eletrônicos desligados, não deixe redes sociais abertas no computador e avise as pessoas na sua casa que evitem interrupções durante esse seu período de concentração. 

Todas essas práticas permitem que você mantenha o foco e a produtividade no aprendizado. 

 

Faça pausas para o descanso

Reserve 10 a 20 minutos de descanso a cada 1 ou 2 horas de estudo. Utilize esse tempo para fazer outras atividades ou apenas relaxar. Lembre-se que a alimentação equilibrada e boas noites de sono são importantes para a saúde. 

Em resumo, não adianta estudar sem parar, pois o cérebro tem um limite para absorver informações de forma contínua.  As pausas para descansar a mente são essenciais na rotina de estudos em casa. 

 

Prepare um ambiente propício para estudar

Contar com objetos que contribuem com a produtividade também é uma boa prática. Tenha uma mesa bem organizada e cadeira com encosto para as costas. Dessa maneira, você não terá problemas com a postura.

A tecnologia também pode auxiliar nesse contexto: uma iluminação adequada ajuda na concentração.

 

 

Fonte:  Blog da Intelbras

Publicado em: 07/04/2022

Gostou? compartilhe!

Bit 2000 - Telecomunicações e Informática

Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 – Sede Própria
Freguesia – Jacarepaguá
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20715-003

21 2106-1300

21 99126-7261

Copyright © Bit 2000. (Lei 9610 de 19/02/1998)

×

 

Olá!
Como podemos ajudar?

×