Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106-1300 21 99126-7261

Item adicionado ao orçamento


Energia solar para ar-condicionado? Veja 10 aparelhos que funcionam com ela

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Energia solar para ar-condicionado? Veja 10 aparelhos que funcionam com ela

Energia solar para ar-condicionado? Veja 10 aparelhos que funcionam com ela

Você já pensou em colocar energia solar na sua residência ou empresa por causa dos gastos com o ar-condicionado? Em dias mais quentes, nada melhor do que ligar esse aparelho e ter um ambiente refrescante. No entanto, o que não é tão positivo é a conta de luz no final do mês.

O ar-condicionado pode representar cerca de 63% do valor total de consumo. Isso porque ele é um dos maiores consumidores de energia elétrica, sendo parecido com o chuveiro elétrico, com a diferença de ser usado por muito mais tempo. 

Assim, a energia solar pode trazer economia, já que por meio do sistema fotovoltaico é possível tirar proveito dos períodos quentes e utilizar os raios solares como fonte de energia elétrica. Mas, será que vale a pena colocar energia solar pensando apenas no consumo do ar-condicionado?

Neste post explicaremos se compensa ou não usar a energia solar por causa do ar-condicionado e quais outros aparelhos que podem se beneficiar do Sol como fonte de eletricidade. Continue a leitura!

 

Como ocorre a geração de energia solar?

A geração de energia solar é feita por meio da instalação de painéis fotovoltaicos na residência ou empresa. Eles são posicionados de maneira a receber luz solar o máximo possível, podendo ser no telhado ou em estruturas de fixação no chão. Feito isso, são esses painéis que irão captar a irradiação solar a ser transformada em energia elétrica.

A geração da energia acontece graças ao efeito fotovoltaico. Devido aos materiais semicondutores presentes nas placas, quando a luz solar incide, a eletricidade é gerada. 

Em seguida, essa eletricidade é direcionada para os inversores, responsáveis por converter a energia produzida (corrente contínua) em (corrente alternada). 

Depois, no on grid, essa energia é direcionada para residência ou empresa. No off grid, ela vai para o banco de baterias. 

Saiba mais: Diferenças entre os sistemas on grid e off grid de energia solar

 

Energia solar para ar-condicionado

É possível direcionar a geração de energia solar para apenas um aparelho, embora não seja a melhor alternativa para a maioria dos casos. Esse tipo de sistema, que serviria para alimentar apenas um aparelho ou, no máximo, um conjunto deles, seria o sistema off grid (não conectado à rede de distribuição). 

Esse sistema solar autônomo é indicado para áreas que não têm acesso à energia elétrica padrão, ou então, que sofrem muito com faltas, “apagões”.  O sistema off grid também é indicado para gerar energia elétrica para sistemas de segurançaprovedores de internet, equipamentos de controle de acesso e outras soluções Intelbras. 

Por exemplo, se você trabalha com congelados e não pode ficar sem eletricidade por causa  dos refrigeradores, o off grid pode ser uma boa opção. Contudo, é importante saber se o refrigerador suporta esse tipo de ligação, ou seja, se ele pode ser alimentado por sistemas solares autônomos. O mesmo ocorre com o aparelho de  ar-condicionado, pois nem todos podem ser conectados a esse tipo de sistema. 

Para realizar a instalação de um sistema de energia solar é necessário consultar uma empresa ou profissional especializado que irá definir a quantidade de painéis solares necessários para o consumo no imóvel. 

Nesse momento, é feito o cálculo de quanto é consumido por cada aparelho e o tempo médio para definir o dimensionamento do projeto.

 

O que fazer para diminuir os custos causados por todos os aparelhos elétricos?

Quando você opta por um sistema on grid (conectado à rede de distribuição), é possível receber créditos na fatura por meio da compensação de energia. Assim, um dos principais benefícios desse tipo de sistema é a economia na conta de luz

Basicamente, você pode “emprestar” a energia extra que os seus painéis geram e em troca a concessionária oferece esse desconto na fatura

Dependendo do projeto e do consumo, esses créditos garantem uma redução significativa na conta, que só não chega a zero porque é necessário pagar as taxas referentes à iluminação pública e uso do sistema de distribuição.

 

 

A melhor parte é que a vida útil das placas solares é de 25 anos. O que significa que mesmo após o término do financiamento, os principais componentes do sistema ainda estarão em pleno funcionamento.

Leia também: Entenda o retorno de investimento da energia solar

 

Veja 10 aparelhos que funcionam com energia solar 

Na explicação dada acima, a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos conectados à rede não alimenta apenas o ar-condicionado, ela pode ser usada por qualquer aparelho doméstico, que utilize energia elétrica. Veja abaixo alguns exemplos:

 

  • Geladeira;
  • Televisão;
  • Ar-condicionado;
  • Máquina de lavar;
  • Computadores;
  • Chuveiro elétrico;
  • Carregador de celular;
  • Liquidificador;
  • Microondas;
  • Lâmpadas.

A energia direcionada para a residência ou empresa pelos painéis solares, serve para alimentar todos os equipamentos. 

 A quantidade de painéis solares que serão instalados varia de projeto  para projeto. Uma das coisas mais importantes que o instalador irá observar é o quanto o local consome ou pretende consumir de energia elétrica. 

Em resumo, usar a energia solar off grid para ar-condicionado só compensa em casos específicos. 

Se o seu intuito é economizar na conta de luz de uma casa ou empresa como um todo, a melhor opção é investir num sistema on grid. E se você se interessou por este último, acesse agora mesmo o simulador da Intelbras e saiba quanto é possível economizar em um ano.

 

cta simulador

 

Fonte:  Blog da Intelbras



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000