Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106-1300 21 99126-7261

Item adicionado ao orçamento


Como ser mais produtivo? 7 dicas essenciais para o dia a dia

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Como ser mais produtivo? 7 dicas essenciais para o dia a dia

Como ser mais produtivo? 7 dicas essenciais para o dia a dia

“Como ser mais produtivo”, o termo tem cerca de 1.900 buscas mensais na internet, de acordo com o SEMRush, ferramenta que fornece dados para auxiliar a gestão de marketing de conteúdo de empresas. O que indica que várias pessoas têm dificuldade em otimizar tarefas.

Afinal, existem diversos fatores que podem afetar a produtividade com os afazeres da casa, home office e até com nossas prioridades pessoais. Por exemplo: o ambiente de trabalho, os prazos curtos, a falta de tempo, as distrações, o cansaço mental e físico, entre outros.

No entanto, com pequenas mudanças nos hábitos diários e uma boa dose de força de vontade, é possível equilibrar o cumprimento das responsabilidades e ainda cuidar da saúde mental.

Para ajudar você nesse processo, listamos dicas essenciais e soluções que podem melhorar a produtividade no dia a dia. Acompanhe!

1. Organize sua semana em uma agenda

Como dar conta de todas as responsabilidades, se você não lembra o que deve fazer? Por isso, preparar a sua semana vai ajudar você a rever prioridades e separar um tempo para cuidar de si.

Escolha a ferramenta que mais se identifica: aplicativos, agenda, planner, bloco de anotações, etc. Vale inclusive, usar o smart speaker para que ele lembre você de atividades ao longo do dia.

O ideal é fazer o planejamento no início de cada semana e ir ajustando durante os dias conforme surgem as prioridades ou os compromissos são cancelados. Isso vai permitir que todos os dias você acorde já sabendo o que deve fazer, ao invés de gastar tempo decidindo qual tarefa realizar primeiro.

semana produtiva

2. Comece aos poucos até pegar o ritmo

A pressa é inimiga da perfeição! Sendo assim, não espere aprender a como ser mais produtivo da noite para o dia. Entenda quantas tarefas você consegue lidar diariamente, respeitando o tempo de descanso, alimentação e sono. Comece aos poucos e, conforme os dias passam, adicione uma tarefa a mais, até chegar à quantidade de atividades que você considera ideal.

Lembre-se que mesmo alcançando o nível máximo de produtividade, alguns dias ainda poderão ser mais difíceis do que outros e isso é comum para qualquer pessoa. O importante é conseguir equilibrar da melhor maneira as tarefas durante os dias/semanas, para não sentir uma sobrecarga.

 

3. Livre-se de distrações com a ajuda de headsets

Quais são as suas principais distrações? Normalmente, barulhos de carro, crianças brincando, construções, sons da televisão e notificações de celular, por exemplo, podem atrapalhar.

Saiba que existem modelos de headsets com tecnologia que minimiza ruídos externos, ajudando a manter a concentração durante tarefas realizadas no computador.

4. Tenha iluminação adequada

iluminação adequada

A cor e intensidade da luz podem influenciar no humor, por exemplo: tons quentes, os quais se aproximam do amarelo, vermelho e laranja, transmitem uma sensação de aconchego, relaxamento e calma; tonalidades mais frias, como o azul, verde, violeta e branco, são mais estimulantes e ajudam a mente a ficar mais ativa e produtiva.

Sendo assim, com a ajuda de uma lâmpada smart, você pode programar o tom da iluminação no ambiente. Lembre que uma cor fria é ideal para manter a concentração ao realizar as tarefas, enquanto que luzes mais quentes contribuem para estimular o sono e para relaxar nos momentos de entretenimento na sala.

 

5. Disponha de roteadores de qualidade

A internet é importante no dia a dia da maioria das pessoas, tanto para home office quanto para entretenimento. E agora que você está aprendendo a como ser mais produtivo, garanta que um sinal WiFi fraco não atrapalhe esse processo.

Verifique se você tem o básico, como velocidade contratada adequada para as suas necessidades, um roteador de qualidade e que ajude a manter a estabilidade de conexão, como os que utilizam tecnologia Mesh.

Caso falte luz na sua residência, conte com uma fonte nobreak para roteadores. Além de proteger o aparelho, ela evita interromper reuniões e dá tempo suficiente para salvar trabalhos importantes.

 

6. Lembre-se do seu momento de lazer

Muitas vezes, você não sabe como ser mais produtivo porque sua mente está cansada. Portanto, invista nos momentos de descanso e lazer. Se não for possível sair para caminhar (a prática regular de exercícios não deixa você mais cansado, pelo contrário), e entrar em contato com a natureza, crie um cenário relaxante na sua casa: organize uma sessão de cinema em casa, dance ao som da sua música favorita, tome um banho quente, tire uma soneca ou apenas não faça nada.

O resultado é uma mente mais tranquila para lidar com as tarefas no dia a dia, além de qualidade de vida e bem-estar.

 

7. Aposte em sons ambiente

Às vezes, você só precisa de um som adequado para que a mente se concentre nas tarefas. Desse modo, selecione a playlist de músicas que mais agrada ou personalize um mix de sons ambiente, como de chuva, natureza, mar, etc.

Coloque esses áudios em um volume que seja cômodo para a sua mente não dispersar e perceba como essa prática pode ajudar na concentração.

 

Como ser mais produtivo: faça testes!

Entenda quais dicas mais combinam com você, fazendo testes. Cada pessoa funciona de uma forma diferente, sendo que você só vai conseguir saber o que faz mais sentido para a sua realidade, colocando algumas ações em prática.

Agora que você conferiu algumas ideias de como ser mais produtivo, lembre que não é preciso e talvez seja humanamente impossível ter exatamente a mesma produtividade todos os dias, apenas busque o que for ideal para você.

Gostou das dicas? Sabe de mais alguma? Comente! E para mais ideias sobre tecnologias que podem ser úteis na rotina.

 

Fonte: Blog da Intelbras



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000