Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106 ... ver mais 21 99126 ... ver mais

Como se preparar para dar aulas online?

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Como se preparar para dar aulas online?

Como se preparar para dar aulas online?

Em uma das suas aulas online, um aluno escreve no chat: “Tá travando, professor!”. Aí você faz mil malabarismos para tentar melhorar – movimentar o notebook, ligar e desligar o roteador, sair e entrar na plataforma online… Tudo em vão. Sem saber como resolver o problema, só resta encerrar a aula.

Você já passou por essa situação?

Esse é apenas um dos desafios enfrentados por educadores, coaches e instrutores que atuam online. São constantes as queixas sobre qualidade do áudio, iluminação e estabilidade da transmissão. Quer saber como melhorar? Neste post vamos mostrar como se preparar para aulas online e não sofrer mais com esses problemas. Acompanhe!

Como preparar as suas aulas online?

Antes de falarmos sobre os recursos técnicos para aulas online, é importante lembrar que a qualidade da aula está diretamente relacionada a um bom planejamento do conteúdo, das atividades e do ambiente. Por isso, não importa qual tipo de aula você dá – se de ensino regular, cursos livres ou de exercícios físicos, por exemplo -, é legal sempre pensar:

  • Plano de aula: elaborado especificamente para interação online, não deve ter um plano presencial como modelo. A ideia é pensar formas de tornar a aula mais dinâmica, incentivar a interação, dividir os blocos de conteúdo e incluir momentos para perguntas.
  • Conteúdos: diversos e em diferentes formatos — ilustrações, animações, vídeos, infográficos, podcasts e e-books — para dar mais dinamicidade para a aula e, dessa forma, atrair e manter a atenção das pessoas.
  • Preparação do ambiente: clean, bem iluminado e silencioso para evitar qualquer distração.

Com esses cuidados, você garante boa parte do sucesso da sua aula online. O resto fica por conta da escolha e preparação dos equipamentos para a transmissão. Vamos ver mais sobre isso a seguir.

Equipamentos para utilizar em aulas online

A tecnologia é uma grande aliada da educação, pois quebra as barreiras do online e permite que mais pessoas aprendam. No entanto, como mencionamos acima, há algumas dificuldades técnicas que podem atrapalhar a experiência ou até mesmo impedir que a aula chegue ao fim. Assim, contar com equipamentos e estrutura de qualidade é fundamental. Veja como obter o máximo de qualidade nas suas aulas online.

Para ter uma ótima qualidade de imagem

A prática de yoga é famosa por promover o equilíbrio entre corpo e mente. Durante a pandemia, essa foi uma das modalidades mais procuradas pelas pessoas que gostariam de ir além da prática de exercícios físicos, e tem sido cada vez mais comum as aulas online. No entanto, é fundamental que o instrutor ou a instrutora observem a qualidade do vídeo que estão transmitindo para que seus alunos consigam extrair todos os benefícios na hora das posturas, meditação e exercícios de respiração. Neste caso, um equipamento de videoconferência pode oferecer captura de imagem em Full HD e permitir inclusive ajustar o ângulo de abertura a mais de 100º.

Já os professores de disciplinas regulares ou de cursos livres, que não se movimentam durante a aula e não precisam de um ângulo de abertura grande, uma webcam pode ser uma boa solução. Elas são mais baratas, contam com imagem de alta qualidade com resolução Full HD (1080p) e áudio com tecnologia beamforming, que concentra a captação de áudio no ponto focal, proporcionando um som mais nítido e com menos interferência do ambiente.

Quem pode investir mais pode utilizar uma câmeras IP com microfone embutido, que tem alta qualidade de imagem e definição, mesmo durante a noite ou em ambientes pouco iluminados, graças ao sensor de imagem de alta sensibilidade noturna. Além disso, elas são ótimas para quem faz transmissão no YouTube, pois tem integração direta. Inclusive, softwares de monitoramento gratuitos também podem transmitir vídeos em tempo real, como lives.

Para ter um áudio impecável

Algumas aulas online podem continuar mesmo diante de problemas com a imagem, mas se uma professora de inglês tiver problemas com o áudio, o curso terá que ser interrompido.

Se a professora estiver em um ambiente onde há muitas pessoas conversando, cachorros latindo ou que seja próximo a uma rua barulhenta, isso irá causar desconforto e dificuldades na comunicação com os alunos.

Para que isso não ocorra, utilize headsets com cancelamento de ruídos no microfone e nos auriculares. Você e seus alunos vão ouvir um áudio claro, nítido e sem ruídos de fundo. Além disso, algumas opções também ativam uma luz quando você estiver em uma chamada para que ninguém o interrompa.

Para fazer uma boa transmissão

A sua aula online cai ou costuma travar com frequência? Então verifique seu roteador!

Quando contratamos um serviço de internet, o técnico instala um roteador da companhia, que muitas vezes é insuficiente para atender com qualidade a sua demanda. É comum também, que o alcance seja limitado, com algumas áreas da casa sem conexão.

Prefira os roteadores profissionais, que fornecem estabilidade e velocidade para múltiplos dispositivos conectados. Há versões com alcance de até 200, 350 e 400 m², para velocidades de até 300 Mbps ou mais.

Na linha de roteadores residenciais também é possível encontrar modelos que atendam às suas necessidades. Nesse caso, a recomendação é optar por um roteador que conte com a tecnologia Mesh, que garante sinal forte e constante em toda casa conforme o plano de internet: quer você assine um plano de até 100 Mbps ou superior.

Para evitar imprevistos

Já pensou se um surto de tensão durante sua aula apagar todos seus equipamentos? Além de interromper seu trabalho, o surto pode danificar seus aparelhos e dar um baita prejuízo.

Por isso, é bom contar com dispositivos de proteção elétrica bivolt contra raios, surtos de tensão e sobrecarga. Os Switches com proteção anti surto são úteis para conexão de diversos dispositivos, como câmeras IP, roteadores e computadores.

Já o nobreak protege seus aparelhos e ainda garante a continuidade da sua aula. O equipamento evita o desligamento inesperado dos dispositivos que estiverem conectados nele (roteador, notebook etc), pois sua bateria interna é imediatamente acionada se a energia for suspensa.

 

Caso você use smartphones para lecionar, cabos extensores e carregadores USB dão mais autonomia e mobilidade para você. Se houver pouco tempo entre uma aula e outra, existem opções de carregador que carregam até 3x mais rápido. Alguns modelos permitem inclusive carregar até 4 dispositivos USB ao mesmo tempo!

Para conquistar os alunos

Você está sempre pensando em novas atividades para seus alunos? Que tal surpreendê-los ainda mais?

Algumas opções de lâmpadas LED permitem a conexão via Wi-Fi. A partir de um aplicativo você acessa as configurações para controlar a intensidade e a cor da iluminação. Assim, você adapta o ambiente aos temas das suas aulas! Seria incrível um professor definir uma luz azul e intensa para abordar sobre os mares do mundo, não?

Os assistentes de voz também são muito bacanas! Permitem a consulta rápida à internet e facilitam a pesquisa sobre dúvidas que surgirem durante sua aula. Os alunos podem interagir com o equipamento se estiver próximo à saída de áudio.

Invista em soluções eficientes para facilitar seu trabalho

Aproveite os benefícios da tecnologia para suas aulas online! Deixe de sofrer com problemas técnicos e se preocupe apenas em lecionar!



Fonte: Blog da INTELBRAS



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000