Proteger o estoque é uma preocupação constante de toda empresa, independente de seu tamanho. Para os pequenos negócios, porém, os prejuízos da perda de materiais, produtos ou equipamentos podem significar problemas financeiros difíceis de recuperar. Buscar soluções aliadas à tecnologia, como câmeras de monitoramento, fechaduras digitais e detectores de incêndio é determinante para aumentar a segurança e evitar despesas indesejadas.

Manter o estoque protegido contra acidentes e furtos é uma medida de segurança essencial para que uma companhia possa se desenvolver e alcançar o sucesso. Hoje, cerca de 40% dos prejuízos causados pela perda do estoque são ocasionados por funcionários mal intencionados. Além disso, a estrutura física de uma empresa pode sofrer com acidentes como incêndios, que representam grandes perdas.

São muitas as medidas de segurança que podem ser implementadas internamente para minimizar esses riscos. A tecnologia é a maneira mais eficiente de proteger o estoque de uma empresa e oferece vantagens como um bom custo-benefício e monitoramento constante. Além disso, permite o controle de acesso personalizado, ideal para proteger áreas específicas da sede da companhia.

Soluções para proteger o estoque da sua empresa

Existem muitas formas de proteger o estoque em um pequeno negócio. Soluções mais tradicionais, como utilizar trancas, cadeados e chaves são algumas delas. Entretanto, não representam um aumento significativo na segurança e podem prejudicar o desempenho das operações, pois nem sempre são alternativas práticas e rápidas para o dia a dia.

Por isso, investir em tecnologia é a melhor opção quando se trata de proteger o estoque. O custo-benefício de instalar dispositivos de segurança está entre as principais vantagens. Afinal, os custos com a compra e a instalação de equipamentos como câmeras de segurança, gravadores, centrais de alarme e detectores de incêndio são muito menores do que arcar com os gastos causados por prejuízos ao patrimônio.

Outro benefício de adquirir um sistema de monitoramento para sua empresa é a facilidade de controlar os acessos a áreas restritas. Equipamentos digitais permitem a criação de usuários com senhas, tags e biometria e também o acompanhamento por meio de softwares e aplicativos específicos.

proteger o estoque

Confira as soluções inovadoras que vão ajudar a proteger o estoque no seu negócio:

Câmeras de monitoramento

As câmeras de monitoramento são os dispositivos mais populares quando o assunto é manter o patrimônio da empresa em segurança. Isso porque estes equipamentos oferecem funcionalidades essenciais e muito versáteis. A primeira – e principal – delas é a captação de imagens de alta qualidade.

Alguns modelos também permitem a conectividade Wi-Fi e até mesmo o reconhecimento facial. As câmeras podem ser instaladas em locais estratégicos tanto no interior da empresa, em salas de estoque e finanças, por exemplo, quanto na área externa.

Ao usar câmeras de segurança, é essencial avisar os colaboradores sobre os locais monitorados e deixar claro os objetivos dessa medida de segurança. Isso é importante para preservar a privacidade e imagem da equipe, além de evitar desconfortos no dia a dia de trabalho.

Gravadores digitais

Os gravadores são dispositivos usados em conjunto com as câmeras de segurança para armazenar as imagens captadas por elas. São equipamentos que permitem acesso remoto às imagens, seja em tempo real ou às gravações. Além de aumentar a segurança, os gravadores digitais são dedicados exclusivamente à função de armazenar as imagens, dispensando o uso de placas de vídeo em computadores.

Fechaduras digitais

Para limitar e controlar o acesso a áreas específicas da empresa, as fechaduras digitais são os equipamentos mais indicados. Com elas, os gestores podem configurar diferentes usuários e liberar seu acesso por meio de senhas, tags e até biometria. Assim, não há necessidade de fazer cópias de chaves para todos os colaboradores que precisam acessar certos espaços restritos.

Outra vantagem das fechaduras digitais é a possibilidade de controle dos dados de acesso. Estes dispositivos, que são instalados nas portas e costumam ser alimentados por baterias, fornecem informações precisas sobre qual usuário acessou aquele ambiente, além de dia e horário de entradas e saídas.

Detectores de incêndio

Para minimizar os riscos de acidentes, os detectores de incêndio são essenciais. É importante investir em equipamentos como estes especialmente em empresas que possuem estoque de materiais inflamáveis. Os detectores podem identificar possíveis incêndios de duas maneiras: por meio da fumaça ou de temperaturas elevadas no ambiente.

Ao serem usados em conjunto com centrais de alarme, podem emitir sinais sonoros para alertar os colaboradores e gestores e permitir rápidas medidas de combate ao incêndio. Outra vantagem dos detectores é a garantia da saúde e bem-estar das pessoas que frequentam o ambiente corporativo.

Central de alarme

As centrais de alarme funcionam em associação com as outras soluções de segurança. Seu objetivo é emitir sinais sonoros que alertam problemas como incêndios e invasões em locais restritos. Além disso, também enviam notificações por aplicativo de celular para o proprietário, permitindo um bom monitoramento à distância.

Agora você já sabe como utilizar os equipamentos de monitoramento para proteger o estoque do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *