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Como proteger estoque e áreas específicas do pequeno negócio

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Como proteger estoque e áreas específicas do pequeno negócio

A quantidade de perdas registrada nas empresas brasileiras voltou a subir depois de três anos de queda. O levantamento feito pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) considerou 12 segmentos — entre eles os mais presentes nas cidades brasileiras e que comportam empresas de todos os tamanhos. Diante deste cenário, como o empresário pode proteger o estoque e outras áreas do pequeno negócio?
Considerando que 40% das perdas são causadas pelos próprios funcionários, como você pode proteger seu patrimônio internamente sem inviabilizar a operação diária, não constranger os colaboradores e minimizar a possibilidade de prejuízo financeiro e patrimonial? A adoção de soluções tradicionais como chaves comuns, cadeados e outros limitadores não é mais o plano mais acertado; é fundamental investir e contar com uma aliada importante: a tecnologia.

Uma das principais vantagens de implementar soluções de base tecnológica no controle de acesso da sua empresa é a possibilidade de monitorar, limitar o acesso e proteger áreas específicas, sem necessariamente deixá-las totalmente bloqueadas para o seu público interno. Isso é muito útil, sobretudo em se tratando de alguns tipos específicos de negócio.

Em um restaurante, por exemplo, o estoque de ingredientes precisa estar acessível para a equipe de cozinheiros e assistentes; em uma farmácia de manipulação, por conta do valor das matérias-primas e do controle biológico deve-se estabelecer uma forma de acompanhar o entra-e-sai nas áreas mais vulneráveis; em um escritório, o acesso a documentos sigilosos precisa ser evitado e caso alguma coisa indevida aconteça, é preciso poder comprová-la para tomar as devidas atitudes.

Nós reunimos neste texto alguns exemplos e sugestões para que você consiga proteger áreas específicas do pequeno negócio. Continue a leitura e veja como cuidar da segurança pode custar bem menos do que você pensa.

A importância de proteger o estoque
Provavelmente você deve estar pensando que essas soluções custam caro e estão fora do orçamento de uma empresa menor, não é mesmo? Mas não se preocupe: hoje existem diferentes tipos de controles de acesso ao alcance de organizações de todos o tamanhos. Eles vão desde dispositivos com chave e senha até o reconhecimento facial, e podem ser instalados tanto na entrada principal quanto em áreas específicas.

Retomando o exemplo que trouxemos no começo deste texto: as farmácias de manipulação trabalham com matérias-primas sensíveis e de alto custo. A área onde elas são armazenadas precisam ser acessíveis apenas às pessoas que trabalham no laboratório, mas trancá-la totalmente vai atrapalhar a dinâmica do dia-a-dia.

Em casos assim, uma das melhores soluções que você tem são as fechaduras digitais. Ela ajuda a proteger o estoque e áreas específicas sem interferir no fluxo de trabalho diário. Dentre os benefícios desse tipo de solução, estão:

instalação facilitada: há modelos para todos os tipos de porta, desde a de correr até as pivotantes. Nos de sobrepor, a maçaneta original da porta é mantida e basta um furo de pouco mais de 3 centímetros para instalar o novo dispositivo. Se preferir, também é possível substituir completamente a maçaneta e instalar um equipamento embutido;
várias formas de autenticação: é possível atribuir acesso aos usuários do local por meio da concessão de tags de aproximação, senha e até biometria. Basta cadastrar o colaborador para que ele possa entrar na área sem problemas. A validação do usuário autorizado é rápida e simples;
funcionamento independente: como a energia é fornecida por pilhas que duram um ano (locais com média de dez acessos por dia), o sistema continuará operando mesmo que haja falha no fornecimento de eletricidade;
alerta contra intrusos: um alarme anti-arrombamento emite um aviso sonoro de um minuto de duração quando alguém tentar abrir a fechadura por cinco vezes seguidas. Caso haja alguma intervenção ou tentativa de arrombamento, o alarme também toca.
O uso de uma fechadura digital é uma das maneiras mais eficientes de limitar o acesso de determinadas pessoas a uma área específica dentro da sua empresa. Mas ela não é a única.

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Outras formas de controlar o acesso
Impedir que pessoas não autorizadas entrem em ambientes sensíveis é uma tarefa fácil de ser cumprida a partir de dispositivos como as fechaduras que você leu antes. Mas há situações em que só isso não basta. Há outros lugares da empresa em que mais do que impedir o acesso, é importante saber quem entrou ou tentou entrar. Para essa tarefa, há outros equipamentos que podem ajudar.

Câmeras de videomonitoramento
Nem sempre o invasor tentará entrar numa área controlada. Em alguns casos, ele só passará em frente a ela, tentando obter informações sensíveis ou descobrir quais são os momentos em que o ambiente fica mais vulnerável. Como evitar situações como essa e impedir que elas se transformem em uma dor de cabeça futura?

Sistemas compostos por câmeras de vídeo e gravadores digitais são a união perfeita para isso. Eles permitem monitorar à distância, em tempo real, tudo o que acontece numa determinada área do seu negócio. Além disso, é possível gravar as imagens que servirão para comprovar qualquer irregularidade que tenha acontecido. Esse tipo de solução é especialmente útil em áreas como o caixa e locais onde sejam feitas operações que envolvam dinheiro, pois o registro preciso e fiel do que acontece pode ser um importante fator esclarecedor diante de eventualidades. Sem contar que a presença das câmeras, posicionadas ostensivamente, também pode inibir a ação delituosa por provocar a sensação de “estar sendo observado”.

Sensores
Imagine ser avisado sempre que alguém se aproximar ou entrar em uma área protegida do seu negócio. Isso é perfeitamente possível e graças à evolução tecnológica, com custos acessíveis para os negócios de pequeno porte.

A instalação de sensores de intrusão é uma atitude importante dentro das estratégias de segurança. As aplicações são diversas. Veja algumas:

monitoramento de portas e janelas: instalados nessas aberturas, eles podem informar à uma central de alarme que houve violação do espaço imediatamente;
criação de barreiras virtuais: por meio de feixes de luz infravermelha, permitem estabelecer perímetros onde não deva acontecer a circulação de pessoas. Ideal para a parte superior de muros e espaços restritos em depósitos e almoxarifados.
É importante destacar que os benefícios que a tecnologia oferece aos pequenos e médios negócios vão além da proteção e da segurança. O uso de cartões de acesso simplifica a rotina dos funcionários e facilita o controle das horas extras. São várias as empresas que utilizam o cartão para outras funcionalidades que não apenas a entrada e saída dos ambientes corporativos. Eles podem servir, por exemplo, como meio de pagamento das refeições.

Se você ficou interessado nesse tema e deseja obter mais informações sobre como as soluções de gerenciamento de entrada e saída de pessoas podem ajudar o seu pequeno negócio, entre em contato conosco. Acesse nosso site para conhecer todos os nossos produtos.

 

Fonte: Blog da INTELBRAS



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