Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ

21 2106-1300

21 99126-7261

Como melhorar o sinal da TV digital?

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Como melhorar o sinal da TV digital?

O sinal digital de TV já chega a 90% dos brasileiros. No segundo semestre de 2021, o Ministério das Comunicações anunciou o Programa Digitaliza Brasil visando acelerar esta migração, que tem encerramento previsto para 2023.

Para quem já usufrui da digitalização, a preocupação é como melhorar o sinal da TV digital. Até porque ninguém quer perder um momento de descanso por causa de um sinal ruim, certo?

Muita gente nem sabe, mas alguns detalhes como a posição da antena e a situação dos cabos podem estar interferindo no sinal. Além disso, instalações mal feitas estão entre os fatores que comprometem a transmissão.

Neste post, falaremos dos problemas mais comuns que resultam em sinal ruim e o que pode ser feito para melhorar o sinal da TV digital. Confira!

Sinal digital ruim: o que fazer?

Chiados, travamentos e mensagens de “sem sinal” na televisão são coisas que desagradam qualquer telespectador, certo? A seguir, saiba quais fatores podem estar interferindo na qualidade do sinal digital da TV e o que fazer para solucioná-los.

Verifique a integridade de antenas e cabos

Verifique a qualidade dos cabos e equipamentos que se conectam à sua televisão. Os fios estão em bom estado? Está tudo encaixado da maneira correta? Existem antenas e cabos específicos para a captação e transmissão do sinal digital, se a sua TV não for digital, um conversor é essencial.

Uma curiosidade é que as antenas internas não vêm mais com aquelas hastes onde as pessoas costumavam pendurar lã de aço na tentativa de melhorar o sinal. Aliás, esse tipo de técnica pode mais atrapalhar que ajudar. Você vai ver ao longo do texto que a posição da antena é que é um ponto chave.

Hoje em dia, os modelos são bem variados e existem alguns que são apenas em formato de uma placa, por exemplo. A tecnologia evoluiu bastante, basta escolher o equipamento certo e não haverá a necessidade de fazer improvisos.

No entanto, se houver defeito na antena ou mesmo nos cabos de transmissão, o sinal poderá ficar comprometido. Por isso é tão importante contar com bons fornecedores e escolher produtos de qualidade.

Outro passo que pode ser dado antes de recorrer a ajuda especializada é uma nova sintonização de canais. Basicamente, uma busca atualizada que pode ser feita por meio de comandos no controle da TV, assim, aquele canal que antes não aparecia, pode retornar.

Confira a instalação da antena

Se você está na dúvida sobre como melhorar o sinal da TV digital, analise bem o local e busque ao máximo qualidade na instalação.

É bastante indicado que as antenas externas sejam instaladas em direção à torre de transmissão. Em contrapartida, no relatório de performance consolidada da TV Perfeita, das 1.600 visitas técnicas realizadas entre junho de 2016 e novembro de 2019, foram encontrados 819 problemas com apontamento da antena. Em suma, contar com técnicos capacitados é fundamental para um bom resultado.

Já as antenas internas, que são facilmente instaladas pelo próprio morador, funcionam melhor em locais mais livres de objetos ao redor. Portanto, nada de escondê-las atrás da TV!

Além disso, alguns equipamentos podem interferir no funcionamento da antena, portanto, não deixe-a muito próxima de fornos micro-ondas e smartphones. Esses aparelhos podem operar em faixas de frequência próximas a do sinal digital e é isso que pode causar a interferência.

Troque sua antena de TV

“Vou conseguir melhorar o sinal da minha TV digital com uma antena externa ou interna?” Isso vai depender de uma série de fatores e um deles é o local da sua residência.

As antenas internas costumam ser menores e são facilmente instaladas em casas e apartamentos. Sem falar que existem diversos modelos no mercado para que você possa escolher o design de sua preferência em consonância com a decoração.

Agora, para quem está no dilema de como melhorar o sinal da TV digital e já tentou várias possibilidades sem sucesso, vale a pena considerar a troca da antena interna pela externa. O ideal é conversar com um especialista para ter certeza se a substituição é mesmo viável.

Em geral, as antenas externas têm uma melhor capacidade de transmissão e são indicadas para casas que ficam em áreas mais afastadas, ou ainda, em residências onde o uso de uma antena interna não se mostrou suficiente.

Faça um exercício, olhe em volta na sua vizinhança e veja se há antenas externas na maioria dos telhados. Se houver, provavelmente você precisará de uma também. Se a captação do sinal for realmente difícil, invista em uma antena com maior número de dBis. E tenha sinal de TV terrestre disponível no ambiente de instalação.

Vale lembrar que pode ser complicado instalar esse tipo de antena em um apartamento. Além disso, as antenas externas também podem sofrer interferências na captação do sinal se a região tiver muitos obstáculos, como morros ao redor ou alta frequência de ventos fortes e chuvas.

Como melhorar o sinal da TV digital com equipamentos de qualidade

Seja antena digital interna ou externa, uma coisa é certa: o equipamento precisa ser de qualidade e a instalação tem que ser bem executada.

Dependendo das especificidades do local, um modelo de antena poderá responder melhor que o outro. Mas isso somente um especialista conseguirá dizer.

Portanto, antes de buscar ajuda técnica e especializada, conte com aparelhos de fabricantes reconhecidos no mercado e bons profissionais para melhorar o sinal da TV digital. Invista em soluções que aliem tecnologia para sua casa, segurança e eficiência. Assim, o custo-benefício estará garantido!

Fonte: Blog da INTELBRAS

Publicado em: 10/11/2021

Gostou? compartilhe!

Bit 2000 - Telecomunicações e Informática

Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 – Sede Própria
Freguesia – Jacarepaguá
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20715-003

21 2106-1300

21 99126-7261

Copyright © Bit 2000. (Lei 9610 de 19/02/1998)

×

 

Olá!
Como podemos ajudar?

×