Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106-1300 21 99126-7261

Item adicionado ao orçamento


Como funciona o interruptor inteligente?

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Como funciona o interruptor inteligente?

Como funciona o interruptor inteligente?

Já imaginou acender e apagar as luzes da casa apenas com um toque no celular ou comando de voz? Automatizar as lâmpadas nunca foi tão fácil! Mas você sabe como funciona um interruptor inteligente?

Para dar os primeiros passos rumo a uma casa inteligente, você pode começar pela instalação de um interruptor smart, que é uma das opções para controlar a iluminação da residência. Com ele, você poderá ter mais praticidade em algumas tarefas do dia a dia.

Neste conteúdo, você vai entender o que é, como funciona e como escolher um interruptor inteligente!

 

O que é um interruptor inteligente?

O interruptor inteligente é um dispositivo que permite acionar lâmpadas pelas suas teclas ou remotamente. Quando conectado à internet ele oferece mais facilidade para os usuários, que podem controlar a iluminação a distância, por aplicativo ou comando de voz com um smart speaker.

A tecnologia permite unificar interruptores, oferece controle compartilhado com outros usuários e dá liberdade para que sejam programadas rotinas de iluminação

Os modelos de interruptor inteligente com mais de uma tecla facilitam essa distribuição de automações.  Se já tiver outros dispositivos inteligentes em casa, a combinação com o interruptor inteligente é ainda mais fácil, pois é possível integrá-los. 

Vamos imaginar que você esteja recebendo alguns amigos para uma sessão de cinema em casa. Um dos botões do seu interruptor smart instalado na sala de TV pode ativar o “modo cinema”, em que as luzes do ambiente se apagam, a televisão é ligada e as cortinas se fecham. Em resumo, com um simples toque no interruptor, uma série de ações são desencadeadas simultaneamente.                                                                                                                                                 

Tipos de interruptor inteligente

São diversas as possibilidades de integração e os benefícios que oferecem esses dispositivos. Conforme cada tipo de interruptor, existe um modo de instalação e uma configuração mais adequada para utilizar melhor todos os recursos. 

Como é preciso mexer com fiação, o ideal é que um profissional faça a instalação para garantir mais segurança. Porém, vale a pena conferir como funciona o processo nos diferentes modelos. 

De modo geral, você encontra três modelos de interruptor smart no mercado. Saiba como funciona e qual é o tipo de instalação necessária para cada um deles:

  • Tecla comum: dispositivo semelhante ao interruptor convencional. É instalado na caixa 4×2, também conhecida como caixa de passagem, e funciona como um substituto. Ou seja, você vai tirar o interruptor que você possui e colocar o interruptor smart no lugar. É importante ter o fio neutro para realizar a instalação; 
  • Tecla touch: funciona da mesma forma que o interruptor smart de tecla comum e a instalação também deve ser realizada com um fio neutro. O diferencial desse modelo está na quantidade de teclas, que normalmente aparece em versões de até três, o que possibilita criar mais automações e centralizá-las no mesmo interruptor. Além disso, tem o design mais sofisticado e o acabamento é em vidro, capaz de se adequar mais facilmente em diferentes estilos de decoração; 
  • Controlador: também conhecido como interruptor embutido. Ao instalar o controlador junto a uma tomada, você pode transformá-la em smart, sendo possível ligar, desligar ou programar pelo app o funcionamento de equipamentos conectados a ela. Com esse dispositivo, você também pode manter os interruptores comuns que já estão instalados nos cômodos para acionar as lâmpadas e criar automações.

Em qualquer um dos modelos, as configurações do dispositivo são feitas por aplicativo para smartphone.

 

Vantagens de um interruptor smart

Os dispositivos smart são desenvolvidos para facilitar o dia a dia dos moradores, além de outros benefícios que listamos a seguir:

  • Economia de energia: esquecer-se de apagar as luzes nunca mais! Você pode programar horários de funcionamento e acionar e desligar as luzes a distância;
  • Segurança residencial: a programação de rotinas possibilita que as luzes se acendam em horários específicos, o que ajuda a simular a presença de pessoas no ambiente; 
  • Controles intuitivos: a comunicação é via Wi-Fi e o controle por app é  intuitivo e fácil. O dispositivo também pode ser integrado a outros aparelhos smart, como um smart speaker;
  • Fácil instalação: o interruptor smart não precisa de mudanças estruturais no ambiente.

 

Como escolher o interruptor inteligente ideal

Agora que você já sabe como funciona o interruptor inteligente, você provavelmente sabe como escolher o modelo ideal para a sua residência. No entanto, para ajudar nesse processo, listamos algumas possibilidades. 

  • Se você precisa controlar lâmpadas e outros aparelhos smart no mesmo cômodo, o ideal é optar por interruptores smart com 2 ou mais teclas.
  • Caso seu objetivo vá além da funcionalidade e queira um design mais moderno, então a versão touch é a mais indicada.
  • Não quer mudar a estética dos interruptores, mas deseja que eles sejam inteligentes? O o controlador (interruptor embutido) é o modelo ideal.

 

 

Fonte:  Blog da Intelbras



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000