Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106 ... ver mais 21 99126 ... ver mais

Como escolher o melhor sistema de controle de acesso de pessoas e veículos

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Como escolher o melhor sistema de controle de acesso de pessoas e veículos

Como escolher o melhor sistema de controle de acesso de pessoas e veículos

Visualizar pelo celular quem está interfonando na sua casa, gerenciar a entrada e a saída de colaboradores na sua empresa e saber quem entra no seu condomínio são algumas das rotinas que se tornam mais práticas e seguras com uso de tecnologias para controlar o acesso. No entanto, há tantas soluções no mercado que pode ser um pouco difícil escolher qual o melhor sistema de controle de acesso de pessoas e veículos para a sua necessidade.

Se você está justamente pensando nesse assunto ou tem planos futuros em relação a isso, continue atento a este artigo e saiba como escolher a solução ideal para o seu cenário.

O que é e como funciona o sistema de controle de acesso de pessoas

O controlador de acesso é a primeira solução que vem à cabeça quando se fala em sistema de controle de acesso de pessoas – e muitas vezes os termos são utilizados como sinônimos. Muito comum no ambiente corporativo, o controlador de acesso é utilizado para gerenciar o acesso de colaboradores e visitantes. No entanto, esta não é a única solução disponível no mercado hoje.

Na verdade, o termo “controle de acesso” se refere a toda tecnologia que permite administrar a entrada e saída de pessoas ou veículos – não só em empresas, mas também em condomínios e residências.

Quais as possibilidades de controle de acesso?

A principal função do sistema de controle de acesso é liberar ou bloquear, automaticamente, a entrada de pessoas ou veículos a um determinado ambiente. Algo que muda entre suas diferentes versões é o modo de fazer a identificação – pode-se utilizar tags que substituem as chaves, senhas e leitura biométrica por impressão digital ou reconhecimento facial, por exemplo.

O controle de acesso pode ser aplicado para além do cenário de uma empresa. Para entender como funciona, considere o caso de Raquel, uma jovem que mora em um condomínio com seu marido. Sozinha em casa, ela aguarda a chegada de sua amiga, Mônica.

Veja como a visitante procedeu para visitar Raquel:

controle de acesso

Viu como é simples? As fechaduras digitais e o porteiro eletrônico são apenas dois exemplos de soluções de controle de acesso disponíveis hoje no mercado. Mas há muitas outras que beneficiam empresas, condomínios e residências.

Quais as vantagens de uma solução de controle de acesso?

As soluções de controle de acesso se diferem de acordo com os recursos disponíveis e cenários de aplicação. Segurança e praticidade são vantagens comuns a todas elas. No entanto, dependendo da opção escolhida, há também outros benefícios. Confira todos eles a seguir:

segurancaSegurança

Contribui para evitar a entrada de pessoas sem autorização e proporcionar mais segurança no momento do acesso, seja na portaria de um condomínio, na entrada de um pequeno negócio ou de um banco, por exemplo. Além de dispensar as chaves físicas – que poderiam ser perdidas ou copiadas indevidamente – há algumas soluções que fazem a identificação por biometria e leitura facial, o que reforça ainda mais a segurança.

praticidadePraticidade

Não ter a necessidade de usar uma chave física para abrir uma porta representa uma grande vantagem para as residências, condomínios e empresas. Imagina você chegando do supermercado repleto de sacolas e só aproximar uma tag à fechadura digital para abrir a porta? É muito mais prático! Há diversas outras opções que permitem abrir e fechar portas com muita facilidade, como o reconhecimento facial, leitura de impressão digital e adesivo de proximidade.

identificacao de pessoasIdentificação de pessoas

Como vimos, algumas soluções fazem a identificação automática de uma pessoa por biometria, por exemplo. Além de tornar o acesso mais ágil, essa tecnologia permite fazer o controle de ponto em empresas, impedir a entrada de pessoas não cadastradas, emitir alertas caso alguém esteja sem máscara ou com a temperatura corporal elevada. Outra possibilidade é a configuração de alertas caso colaboradores bloqueados pelo RH por conta de banco de horas excedentes e férias tentem entrar na empresa.

gerenciamento de informacoesGerenciamento de informações

Há sistemas que possibilitam fazer toda a gestão de informações de acesso: nome da pessoa, RG, data e horário e número do apartamento/sala são alguns dados básicos que podem ser registrados pela solução. Além do próprio software, em alguns casos você pode gerenciar esses dados por meio de aplicativo. Essas informações são capazes de promover ainda mais segurança para condomínios e empresas, que têm o registro de todos os acessos para conferir caso haja alguma ocorrência.

comodidadeComodidade

A comodidade é uma vantagem muito percebida ao instalar um controle de acesso na sua residência ou pequena empresa. Imagina você poder liberar o acesso para alguém à distância? Se um prestador de serviço — como um pet sitter — precisar acessar sua casa enquanto você estiver fora, você pode abrir a porta pelo celular e de onde estiver. O mesmo vale para quem trabalha sozinho, sem recepcionista: é possível monitorar a porta e liberar o acesso à distância.

acessibilidadeAcessibilidade

Algumas pessoas escutam e enxergam, mas outras não. As soluções de controle de acesso promovem a acessibilidade, pois não se limitam a recursos de contato por voz ou por visualização de imagem. Todos os diversos perfis de pessoas podem aproveitar de uma ou outra solução, escolhendo a que melhor se encaixa às suas possibilidades, sem perder os benefícios.

Como escolher o melhor sistema de controle de acesso de pessoas ou veículos para o seu cenário

Até agora você já pôde compreender que há controles de acesso com recursos e benefícios diferentes, que variam de acordo com o cenário de uso. Mas como escolher a melhor solução para as suas necessidades?

A seguir, as soluções indicadas para as demandas dos cenários de uso mais comuns: residências, condomínios residenciais e empresas.

controle de acesso de pessoas para residencias

Para residências

Os controles de acesso recomendados para residência — casas e apartamentos —, proporcionam mais segurança, comodidade, praticidade e acessibilidade para seus moradores. Veja quais necessidades podem ser melhor superadas com cada solução.

Abertura da porta sem uso de chaves físicas

A fechadura digital dispensa o uso de chaves físicas, eliminando o risco destas serem perdidas e copiadas. Assim, ao chegar em casa você pode simplesmente aproximar uma tag, digitar uma senha, aproximar seu dedo para acesso via biometria ou usar um app para abrir a porta. Aliás, este último método de acesso pode ser utilizado de onde você estiver.

Visualização ampliada do visitante à porta

Um olho mágico comum permite que você veja quem está batendo à sua porta, mas sua acessibilidade é limitada. O olho mágico digital é mais prático e permite que crianças, pessoas com mobilidade reduzida — como cadeirantes — ou com limitação na visão, vejam facilmente quem está do lado de fora. A solução conta com uma tela no lado interno, que reproduz a imagem do visitante capturada por uma câmera.

Conferir quem bateu à sua porta quando você não estava

Moradores de apartamentos também recebem visitas de outros condôminos, por isso pode ser conveniente saber quem bateu à sua porta quando você estava fora. Com o uso de um videoporteiro com tecnologia Wi-Fi, isso se torna mais fácil. Alguns modelos detectam movimentos à frente da câmera, registram vídeos e fotos do visitante e notificam você.

Abertura da porta para amigos cuidarem dos pets ou das plantas

Algumas pessoas viajam e pedem a amigos do mesmo prédio para cuidar dos seus pets ou regar as plantas. Você tem duas opções para esse caso: cadastrar uma senha para seus amigos utilizarem na sua fechadura digital ou atendê-los à distância pelo videoporteiro. Nesse caso, você precisa estar disponível na hora para abrir a porta pelo aplicativo.

Atendimento da campainha à distância

Os moradores de condomínios geralmente podem contar com um zelador ou porteiro para receber suas encomendas, mas quem mora em casa, não. Com um videoporteiro você atende o entregador e o orienta para deixar a entrega em um vizinho ou libera o portão para que ele coloque o pacote na frente da porta.

Liberar a entrada de prestadores de serviço na sua casa

Se você contrata diaristas, limpadores de piscina ou professores para seus filhos, esses profissionais podem ter suas entradas controladas. Além da possibilidade de atribuir senhas para eles usarem na sua fechadura digital, você pode programar um tempo de uso desse método de acesso. Se o professor de violão da sua filha ministra aulas das 15h às 16h, configure o sistema para que a senha funcione somente nesse intervalo de tempo.

Saber se os seus filhos chegaram em casa

Você pode saber se os seus filhos estão em casa ou chegaram da escola no horário correto. Basta conferir o aplicativo de gerenciamento da sua solução de controle de acesso. Nele é possível visualizar informações como data e hora do acesso de cada pessoa cadastrada e também as imagens das câmeras.

Garantir o fechamento rápido e silencioso das portas e portões

Uma preocupação comum é o fechamento rápido de portas. Para isso, existem automatizadores para portas pivotantes, compatíveis com sensores de abertura e presença, acionáveis só com o toque de um botão. As fechaduras elétricas também são ágeis e você pode usar a mesma tag da fechadura digital e videoporteiro. Ambas soluções também são muito silenciosas, com fechamento e aberturas suaves.

Visualizar o visitante antes de atender a campainha

O vídeoporteiro com monitor interno permite que você visualize as imagens de quem está na frente da sua casa. Se for alguém indesejado ou suspeito, apenas ignore ou acione um órgão de segurança. Nenhum canal de contato será aberto se você não acioná-lo.

controle de acesso para empresas

Para empresas, lojas e pequenos comércios

Controles de acesso para empresas oferecem os benefícios da segurança, praticidade, identificação de pessoas, gerenciamento de informações e acessibilidade. Veja em quais situações as soluções podem contribuir:

Entrada rápida, sem contato físico com superfícies e com medição de temperatura

Em tempos de pandemia, como a de coronavírus, é importante investir em tecnologias que evitam a disseminação da doença. Existem catracas que não precisam de toque para serem liberadas e controles de acesso com reconhecimento facial e medição de temperatura automática. Uma pessoa pode ser impedida de entrar se não vestir máscara ou se a temperatura estiver elevada.

Saiba mais: Quais medidas para evitar aglomeração as empresas podem tomar?

Facilitar o acesso a ambientes específicos

Em algumas empresas, certos ambientes só podem ser acessados por pessoas autorizadas. As fechaduras digitais e controladores de acesso faciais facilitam isso. O colaborador pode usar um método de acesso — como biometria —, ou então se aproximar do leitor facial. Esta última tecnologia é muito útil para ambientes hospitalares e laboratoriais nos quais o profissional precisa manter as mãos esterilizadas.

Controlar e gerenciar informações de acesso

Alguns controles de acesso permitem a emissão de relatório e o download e upload de usuários via pen drive para facilitar a gestão de informações. Para integrar todos os seus sistemas, há softwares para gerenciamento de dispositivos de controle de acesso, onde você pode conferir informações de todos os ambientes, inclusive da portaria.

Liberar a entrada rápida de veículos

Leitores de cartão RFID são uma ótima opção para você liberar a entrada de veículos. Cada um só precisa ter uma etiqueta de acionamento colada no parabrisa. Ao se aproximar da entrada, a tecnologia faz a leitura e a abertura automática da cancela, sem necessidade de parar o carro ou do trabalho de um profissional para fazer a identificação e a liberação.

Deixar as portas mais seguras

As fechaduras eletroímãs são mais seguras e você pode ainda adicionar um sensor de porta aberta. Quando integradas ao sistema de controle de acesso de pessoas ou ao sistema de alarme, sua empresa ganha ainda mais segurança. Caso sejam violadas o alarme será acionado, ou se permanecerem muito tempo abertas, uma notificação local é emitida para que os colaboradores a fechem.

Abrir portas automaticamente para clientes

Dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais autônomos que atuam sozinhos, têm mais segurança e controle de quem entra em seus consultórios com uso de videoporteiros. Instale a solução na sua sala de atendimento para identificar a chegada do paciente e abrir a porta enquanto está atendendo outra pessoa. Já o uso de botoeira é interessante para a abertura interna das portas, no momento em que pacientes forem sair.

Leia também: Sistema de controle de acesso para pequenas e médias empresas: como aplicar e quais são os benefícios?

controle de acesso para condominios

Para condomínios

Ao investir em controles de acesso eficientes, os condomínios ganham principalmente em segurança, praticidade, gerenciamento de informações, identificação de pessoas e acessibilidade. Confira algumas demandas condominiais que podem ser atendidas com uso da solução:

Garantir o fechamento correto das portas de acesso à rua

As molas aéreas hidráulicas podem ser usadas em portas e portões para garantir um fechamento suave e automático. As fechaduras elétricas também são uma opção, ainda mais se integrada ao sensor que emite alerta sonoro se a porta permanecer aberta. Dessa forma você evita conflitos entre condôminos devido ao barulho do fechamento de portas, como também a entrada de pessoas com a intenção de cometer delitos.

Ter sigilo nas ligações pelo interfone

Com um sistema de controle de acesso de pessoas integrado à interfonia coletiva, você pode não apenas acessar o prédio com uso de tag ou cartão RFID, como atender seus visitantes de dentro do apartamento pelo interfone, abrir o portão e ainda falar com outros moradores, sem ocupar as demais linhas e com todo o sigilo.

Saiba mais: Os principais sistemas de interfonia para condomínios e residências

Gerenciamento completo das informações de acesso

Para saber quem entrou no condomínio e as pessoas que acessaram a área da piscina, salão de festas e outras áreas comuns, há controladores com recursos para gerenciamento completo dessas informações. É possível integrar a solução ao sistema de monitoramento de câmeras para ter maior controle.

Controlar a entrada de prestadores de serviços do condomínio

Alguns condomínios possuem funcionários próprios, como porteiros, zeladores e manobristas. Outros contratam empresas terceirizadas para essas atividades. Para controlar os horários de entrada e saída desses profissionais, existem softwares de gerenciamento para fornecer dados sobre a entrada e tempo de permanência.

Controlar acesso a áreas comuns

Para controlar o acesso de áreas comuns, condomínios têm adotado softwares e leitores de cartões RFID, tag e senhas nesses ambientes. Essa também é uma medida de segurança sanitária em tempos de pandemia, para evitar a aglomeração. Pode ser utilizada para gerenciar horários na academia, por exemplo.

Redirecionar a chamada a um apartamento para o smartphone do morador

Se um visitante interfonar para o apartamento e ninguém atender, o porteiro de vídeo IP encaminha automaticamente a chamada para o smartphone do morador. Ao atender, este pode acionar a abertura da porta para o visitante entrar. Se a chamada não for atendida, o visitante tem a opção de gravar uma mensagem para o condômino assistir depois.

Agilidade e segurança no acesso à garagem

Instalar um receptor de controle remoto no portão para a garagem ou leitores de cartões RFID resolve o problema da agilidade no acesso à garagem. No entanto, sabemos que algumas situações de pânico podem estar em curso. Para isso, há soluções de controle para acesso veicular com botão de pânico que, quando ativado, sinaliza a central de segurança.

Conclusão

Agora que você já sabe o que os controladores de acesso podem fazer em diferentes cenários, conheça as soluções de controle de acesso da Intelbras e identifique aquela que melhor se encaixa às suas necessidades.

 

 

 

Fonte:  Blog da Intelbras



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000