Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106-1300 21 99126-7261

CFTV: soluções de rádio wireless para sistemas de segurança

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre CFTV: soluções de rádio wireless para sistemas de segurança

CFTV: soluções de rádio wireless para sistemas de segurança

Como um Rádio wireless pode ser utilizado nos sistemas de segurança? Entre os instaladores, é consenso que uma das etapas mais importantes de uma instalação de CFTV é o cabeamento. Quebrar paredes, cavar buracos e passar canaletas. É um investimento financeiro e de tempo. A tecnologia IP, por si só, já é uma facilitadora, uma vez que não é preciso levar todos os cabos das câmeras até o dispositivo de gravação. Apenas distribuindo switches pela rede se diminui o cabeamento necessário.

Mas o bom seria se não tivéssemos que passar cabo nenhum, certo? E se isso for possível e mais fácil do que se imagina?

A tecnologia de CFTV IP utiliza os mesmos protocolos de comunicação que a Internet. Então, se você consegue utilizar internet WiFi no celular, por que não poderia fazer uma conexão sem fio no seu CFTV, se ambos falam a mesma língua? Para essa e outras aplicações, existe o Rádio IP, que faz comunicação sem fio por meio do protocolo IP.

Nesse artigo, vamos mostrar como, por quais motivos e quando se deve usar Rádio wireless para conectar câmeras de segurança. Mas, primeiro, queremos esclarecer alguns mitos que confundem as pessoas.

Mito 1: Tecnologia IP precisa de Internet
Muitas pessoas quando ouvem falar sobre aplicações IP, seja de dados, telefonia ou vídeo, logo pensam que terão que conectar seus equipamentos na Internet. Isso acaba desanimando por conta do medo de deixar equipamentos expostos à rede ou porque deverão comprar maiores pacotes de Internet, e, consequentemente, pagar mais.

Isso é um mito!

A tecnologia IP faz parte de um protocolo de comunicação entre vários computadores espalhados pelo mundo todo, o que chamamos de Internet. É como se fosse a língua que os computadores usam para falar entre eles. Essa mesma língua também pode ser falada apenas entre algumas poucas máquinas, dentro de uma rede fechada. Ou seja, o IP pode ser usado dentro de sua rede local, sem conectar os seus dispositivos à rede externa, e sem pagar a mais por essa conexão.

Mito 2: Rádios são instáveis
É comum ouvir que há um certo receio de conexões por rádio devido ao medo do impacto causado pelo ambiente externo, como chuvas, raios e ventos.

A estabilidade da conexão sem fio vem sendo cada vez mais aprimorada. Os modelos atuais contam com tecnologias de correção e modulação mais inteligentes que irão garantir que não haja perda de nenhum dado importante. Além disso, os rádios da Intelbras possuem proteção contra descargas elétricas de até 15.000 volts.

Mito 3: Tudo que é sem fio é caro
Quando se adquire equipamentos eletrônicos que são wireless, geralmente o esperado é um impacto maior no bolso, pois costuma-se trabalhar com tecnologias mais avançadas.

Um dos motivos desse artigo é mostrar que isso nem sempre vai ser verdade. Embora os rádios IP possuam alta tecnologia embarcada, há vários contextos em que será vantajoso financeiramente substituir os cabos e switches por um equipamento wireless.

Motivos para usar rádio wireless
Praticidade
Fazer uma instalação de câmeras sem usar cabos é uma grande vantagem. O meio de transmissão do rádio é o ar. E o ar já está lá.

Para fazer uma instalação de rádios, basta colocar um equipamento na ponta que está enviando informações (a câmera, por exemplo), e outro na ponta que estará recebendo esses dados (no caso, o NVR ou Switch). Um deve estar virado para o outro e com o caminho desobstruído.

Existem equipamentos, ainda, que conseguem conectar mais de um rádio ao mesmo tempo, aumentando a eficiência do uso e facilitando a instalação.

Distância
Um dos maiores obstáculos na hora de planejar um sistema de CFTV são aquelas câmeras que têm que ser instaladas mais longe. Na maioria das vezes, o sinal IP em um cabo UTP alcança aproximadamente 100 metros. Até pode-se colocar switches no meio do caminho para amplificar o sinal. Porém: mais cabos, mais switches, mais trabalho, mais custo.

É aí que o mito de que sistemas sem fio são caros começa a cair por terra. Em uma conta básica, descobrimos que a partir de 250 metros fica mais barato usar rádios do que cabos. Isso sem contar todo o tempo e trabalho poupados se optar pela conexão wireless.

Flexibilidade
Imagine a seguinte cena: você planejou toda a instalação, dimensionando a quantidade de câmeras e o local ideal para posicioná-las. Um mês depois, percebe que uma delas não está em um ponto bom e terá que mudá-la de lugar. E agora? Toda a instalação foi feita, as paredes foram quebradas e investiu-se trabalho, tempo e dinheiro. Complicado, não?

Agora, pense na mesma situação com a utilização de rádios. A câmera será reinstalada na nova área e os rádios realinhados. Em poucos minutos e o problema está resolvido.

Durabilidade
Se você utilizar cabos de boa qualidade, dificilmente terá problemas com a durabilidade ou a manutenção em cenários comuns. Entretanto, existem circunstâncias em que o desgaste dos fios é acelerado por motivos externos.

Um bom exemplo é a instalação de câmeras em elevadores. Subindo e descendo centenas de vezes ao dia, o movimento do elevador acaba desgastando o cabo, causando rompimentos ou mau contato. Periodicamente será necessário fazer a troca dos cabos.

Nestas condições, os rádios são bastante úteis. É só instalar um rádio na cabine do elevador e outro no poço, conectados um ao outro. Não importa quantas vezes o elevador subir e descer, a conexão ficará estável e a manutenção continuará baixa.

Segurança
Instalações em locais externos ou públicos requerem cuidado com a localização e exposição dos cabos. Fios expostos são alvo de pessoas má intencionadas, seja para furtar o cabeamento ou para desativar o ponto de gravação e deixar a região mais vulnerável a ataques.

Em alguns casos, é muito difícil ou inviável passar o cabeamento em um ponto protegido. Nessas ocasiões, o rádio é um aliado, pois o único meio de transmissão dos dados é o ar. As conexões wireless dos rádios são preservadas por camadas de proteção digital e criptografia, impedindo que pessoas indesejadas tenham acesso às suas imagens.

 

Fonte: Blog da INTELBRAS



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000