Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ

21 2106-1300

21 99126-7261

Benefícios da casa inteligente para idosos

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Benefícios da casa inteligente para idosos

Existem diversos benefícios que uma casa inteligente pode trazer para os idosos. Afinal, a tecnologia faz parte do nosso dia a dia e não é diferente para esse grupo: cerca de 97% dos brasileiros acima de 60 anos acessam a internet. Os dados são de pesquisa realizada em fevereiro de 2021 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

O que mostra que os idosos estão buscando autonomia no mundo digital e se jogando na usabilidade de tecnologias. Sendo assim, investir em dispositivos para casas inteligentes pode ajudá-los a transformar a rotina, a relação com o ambiente e com as pessoas ao redor.

Quer conhecer quais os benefícios da casa inteligente para idosos? Neste texto, selecionamos os principais equipamentos e explicamos como suas funcionalidades são úteis na rotina. Confira!

Vantagens da casa inteligente no dia a dia

Os dispositivos inteligentes são projetados para tornar as atividades cotidianas mais práticas, promovendo mais comodidade aos moradores.

Por exemplo, imagine uma pessoa com dificuldade de mobilidade, mas que hoje é obrigada a fazer um grande esforço para acender as luzes, destravar a porta ou mesmo trocar de canal na televisão.

No dia a dia, ela tem duas opções: continua tentando sozinha, apesar das dificuldades, ou solicita a ajuda de outra, caso haja alguém próximo.

Em uma casa mais inteligente, todas as ações citadas poderiam ser realizadas por comando de voz ou por aplicativo instalado no celular. Isso confere mais autonomia para a pessoa e também para aquelas que precisavam ajudá-la em todas as tarefas.

Em outras palavras, qualquer pessoa pode perceber as vantagens de sistemas inteligentes para casas. Isso porque o uso de alguns dispositivos vão influenciar a rotina da família inteira.

O uso diário de um assistente de voz, por exemplo, pode ajudar na organização de compromissos, na pesquisa de assuntos na internet, no controle/integração de outros dispositivos, além de poder otimizar rotinas.

Aliás, vale lembrar que uma boa conexão wireless no ambiente é importante para que os recursos de uma smart home sejam aproveitados ao máximo.

 

Confira exemplos de benefícios da casa inteligente para idosos que diferentes dispositivos podem proporcionar:

  • Smart speaker: é o mesmo que um assistente de voz, pode “conversar” com a pessoa para lembrá-la de tomar remédios em determinado horário, de compromissos, de consultas, ajudar com brincadeiras de memória, controlar outros equipamentos smart da casa, entre outras tarefas que podem ficar mais difíceis com a idade;
  • Smart box TV: o dispositivo permite transformar qualquer televisão em smart TV. Mais recursos e opções para assistir a programas, novelas, filmes e séries favoritos, além de permitir o comando de voz para facilitar o entretenimento;
  • Câmeras de monitoramento: mesmo longe, com uma câmera instalada na sala ou quarto, por exemplo, você pode ver o ambiente em tempo real e, se alguém estiver em um desses locais, também é possível se comunicar com a pessoa que ficou em casa. Tudo por meio de um aplicativo instalado no celular;
  • Lâmpadas e interruptores smart: possibilita a programação de rotinas/cenários de iluminação por meio do aplicativo. Programe para que as luzes da casa sempre se acendam em determinado horário ou acione por meio do comando de voz no smart speaker;
  • Videoporteiro integrado à fechadura digital: o conjunto de equipamentos permite destrancar a porta da casa mesmo estando longe, basta alguns toques no app instalado no smartphone. Isso aumenta a segurança, já que é possível visualizar a visita antes da liberação da entrada e evita deslocamentos até a porta;
  • Conector smart: transforma tomadas comuns em tomadas inteligentes, permitindo controlar e programar o acionamento ou desligamento de eletrodomésticos conectados a ela, via aplicativo, evitando que aparelhos desnecessários fiquem ligados por esquecimento. Além disso, possibilita que pessoas com pouca mobilidade, por exemplo, possam acionar o funcionamento de um eletrodoméstico por voz ou aplicativo sem precisar sair do lugar.

Adaptação dos idosos aos dispositivos inteligentes

São tantos benefícios da casa inteligente para idosos que essa gama de recursos disponíveis pode causar dúvidas durante o processo de adaptação ao uso dos dispositivos. Os equipamentos são simples de usar, mas não deixam de ser uma novidade na rotina, por mais vantagens que tragam.

Afinal, ninguém quer se confundir na hora de fazer uma programação, embora situações cômicas possam ocorrer, como a história da senhora que se assustou ao ouvir o assistente de voz da neta.

Acompanhe algumas dicas abaixo para aproveitar ao máximo as casas inteligentes.

  • Instale os equipamentos em locais estratégicos, os quais a pessoa que mais irá utilizar o dispositivo passa mais tempo, por exemplo, sala de estar,cozinha e quarto;
  • Se não for você a usar o dispositivo mostre à pessoa que vai usar, como ele pode ser controlado pelo aplicativo ou por comando de voz. Procure tutoriais sobre o equipamento no Youtube;
  • Repita ou faça com que a pessoa que irá usar o equipamento repita os comandos sozinha várias vezes, assim, ela se adaptará melhor e garantirá autonomia;
  • Utilize os meios de comunicação ou até mesmo o suporte do fabricante em caso de dúvidas.

Segurança, praticidade e comodidade residencial nunca são demais!

 

Fonte:  Blog da Intelbras

Publicado em: 28/01/2022

Gostou? compartilhe!

Bit 2000 - Telecomunicações e Informática

Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 – Sede Própria
Freguesia – Jacarepaguá
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20715-003

21 2106-1300

21 99126-7261

Copyright © Bit 2000. (Lei 9610 de 19/02/1998)

plugins premium WordPress
×

 

Olá!
Como podemos ajudar?

×