Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106 ... ver mais 21 99126 ... ver mais

Assistente de voz: como ter mais conforto e praticidade no dia a dia

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Assistente de voz: como ter mais conforto e praticidade no dia a dia

Assistente de voz: como ter mais conforto e praticidade no dia a dia

Você pode até não saber, mas o assistente de voz pode estar na palma da sua mão. Integrado aos smartphones e outros dispositivos móveis, essa tecnologia traz muitos benefícios para o nosso dia a dia, desde o rápido acesso às informações metereológicas, até a automatização de rotinas. Mas você sabia que ele pode ser utilizado em outros contextos também? Quer conhecer outros benefícios dos assistentes de voz? Então acompanhe o texto!

 

Desmistificando o assistente de voz: como ele pode ser utilizado?

Mesmo que você ainda não utilize o assistente de voz, saiba que provavelmente você já o tem ao seu alcance. Essa tecnologia está presente nos smartphones e arriscamos dizer que você deve ter um, não é mesmo? Os assistentes mais conhecidos são o Google Assistant da Google, a Alexa da Amazon, a Siri da Apple e a Bixby da Samsung, mas há outras opções no mercado.

Os assistentes de voz também estão inseridos em automóveis, relógios inteligentes e em dispositivos exclusivos para uso dessa tecnologia: os smart speakers, que são cada vez mais populares. Para você ter uma ideia, a previsão era que 50% de todas as buscas fossem feitas por voz até 2020. E o que justifica esse número? Os recursos oferecidos. Conheça-os, a seguir!

 

Assistir filmes, séries e vídeos

Se você tiver um televisor com saída de vídeo HDMI e/ou A/V, é possível torná-lo mais inteligente com soluções com comandos de voz integrado,  como um smart box, para obter mais comodidade para assistir séries, filmes e vídeos.

Exemplo de uso

Vamos considerar o exemplo de Rafael, um jovem professor que adquiriu um dispositivo com assistente de voz Google. Ao chegar em casa após o trabalho, Rafael quis assistir sua série favorita para relaxar. Veja o que ele fez para assisti-la.

     1) Emitiu o comando de voz: “Ok, Google, abrir Netflix”.
     2) Com o aplicativo aberto, Rafael continuou usando comandos de voz para procurar sua série e executá-la.

Saber a previsão do tempo, notícias, condições do trânsito e escutar música

Você pode saber qual é a previsão do tempo, as últimas notícias do seu time, condições do trânsito e executar músicas através de um assistente de voz, sem precisar digitar nada em seu smartphone.

Exemplo de uso

Ao acordar em um dia nublado, Rafael quis saber se teria que levar guarda chuva para o trabalho. Ainda na cama, ele deu o seguinte comando de voz: “Alexa, qual a previsão do tempo para hoje?”. Após alguns segundos, o dispositivo responde: “Hoje a previsão é de 21°, com céu parcialmente nublado e 70% de chances de chuva”.

Controlar iluminação, ar-condicionado e outros dispositivos smart

Os assistentes de voz possibilitam o controle da iluminação da sua casa, o acionamento do ar-condicionado e de outros dispositivos smart. Ou seja, você pode conectar toda sua casa e torná-la inteligente.

 Exemplo de uso

Rafael conectou todos os dispositivos smart da sua casa: smart tv, ar-condicionado e iluminação. Isso representou uma grande vantagem para ele, pois sempre que deseja fazer exercícios físicos, ele apenas precisa dar comandos de voz para a assistente.

  • “Ok Google, ligar ar-condicionado na temperatura 23 graus”.
  • “Ok Google, acender luzes da sala”.
  • “Ok Google, executar álbum “Músicas para treinar”.

Para ter mais comodidade ainda, é possível programar rotinas e o acionamento dos dispositivos. Lembrando que para configurar rotinas e intensidade de iluminação, é preciso contar com lâmpadas compatíveis com os assistentes de voz.

 

Mais acessibilidade e comodidade para todos

Em uma sociedade conectada, otimizar o uso de dispositivos é sempre uma possibilidade bem vinda. Aparelhos que contam com um assistente de voz trazem mais acessibilidade e comodidade para todos. Veja as principais vantagens da tecnologia:

  • Autonomia para as crianças: elas não precisam depender dos adultos para acessar seus aplicativos favoritos, como serviços de streaming. Assim, os pais ou responsáveis – principalmente aqueles que trabalham em casa –, são menos interrompidos. 
  • Controle compartilhado: algumas soluções permitem o cadastro de mais usuários. Você pode ditar uma lista de compras de onde estiver para ser acessada por outra pessoa que esteja no supermercado.
  • Acessibilidade: os assistentes de voz simulam conversas e entregam informações em voz ou texto. Portanto, essa tecnologia é acessível a todos.
  • Agilidade: seja para executar uma música ou mesmo acender luzes, o assistente de voz dá mais agilidade à tarefa.

 

Conclusão

Se você almeja ter uma casa mais inteligente, aproveite os benefícios dos dispositivos que possuem assistente de voz. Você vai deixar suas atividades diárias mais fáceis e otimizar seu tempo, podendo se dedicar ao que mais lhe interessa no momento. Além disso, uma casa conectada pode gerar mais economia para você.

Que tal levar mais tecnologia para o seu lar?

 

 

Fonte:   Blog da INTELBRAS



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000