Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106 ... ver mais 21 99126 ... ver mais

Aplicações da energia solar fotovoltaica

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre Aplicações da energia solar fotovoltaica

Aplicações da energia solar fotovoltaica

Limpa, renovável, sustentável e econômica. A energia solar é uma alternativa para gerar energia elétrica em diferentes contextos, com baixo ou alto consumo. Ela pode ser instalada em casas, empresas, indústrias e fazendas. Neste post, vamos apresentar as principais aplicações da energia solar fotovoltaica. Confira!

Energia solar fotovoltaica: sistemas on grid x off grid
Os sistemas fotovoltaicos produzem energia elétrica a partir da irradiação solar. São compostos por módulos fotovoltaicos, inversores de tensão ou controladores de carga, e podem contar também com um string box. Há dois tipos de sistema fotovoltaico: on grid e off grid. Veja as diferenças a seguir.

Energia solar off grid
O sistema fotovoltaico off grid é desconectado da rede de energia elétrica da concessionária. Essa energia gerada nos painéis fotovoltaicos são utilizadas imediatamente, quando há demanda para fornecimento de energia aos produtos/equipamentos conectados e para carga das baterias, pois estas fornecerão energia para o sistema durante o período noturno, quando não há geração de energia.

Jeferson Almeida, analista de Produtos e Negócios do segmento Energia Solar Off Grid da Intelbras, explica que a principal vantagem é a autonomia: “esse tipo de sistema é indicado para locais e soluções que não possuem acesso à rede elétrica, que sofrem com instabilidade no fornecimento, com quedas de energia frequentes ou que precisem de independência energética”.

Energia solar on grid
O sistema fotovoltaico on grid é ligado à rede da concessionária. A energia elétrica produzida nos painéis fotovoltaicos abastece o imóvel e o excedente é enviado para a rede da concessionária, gerando créditos de compensação de energia. Válidos por até 60 meses, esses créditos podem ser utilizados quando não há geração de energia – como no período noturno – e também descontados na conta de luz.

Ligado ou não à rede, os sistemas fotovoltaicos possibilitam diversas aplicações da energia solar. Confira a seguir alguns exemplos e principais vantagens para cada caso.

Aplicações da energia solar: cenários e possibilidades de uso
Residências
A energia solar já pode ser utilizada em residências, mesmo que o consumo de energia elétrica não seja tão alto. A tecnologia já é acessível e existem linhas de crédito específicas, que possibilitam o parcelamento. A instalação é fácil e rápida, e não é necessário fazer reformas. “Com um sistema fotovoltaico em casa, é possível reduzir em até 95% a conta de luz e ter mais controle do orçamento doméstico”, afirma Fernanda Yoshida, analista de Produtos e Negócios do segmento Energia Solar On Grid da Intelbras.

Empresas
Pequenos e grandes negócios também podem se beneficiar muito da energia solar. Os gastos com energia elétrica podem comprometer uma boa parcela do orçamento, que poderiam ser investidos em outras áreas. Ter um sistema fotovoltaico reduz drasticamente a conta de luz – a economia chega a até 95%. Além disso, a empresa se torna mais sustentável, o que é cada vez mais valorizado pelos consumidores.

Negócios que são muito prejudicados quando há queda de energia – como provedores de internet e data centers por exemplo – podem ter autonomia energética e garantir a operação sem riscos. A energia solar também pode alimentar sistemas de monitoramento de segurança.

Indústrias
Outra aplicação da energia solar é nas indústrias, que costumam ter uma demanda energética alta. Diversos setores já se beneficiam dessa solução: tecnologia, mecânica, alimentícia e farmacêutica são alguns exemplos. Os sistemas fotovoltaicos colaboram para a eficiência energética e reduzem os custos de produção. As indústrias que adotam fontes de energia renováveis também podem obter certificações, que ajudam a adquirir recursos e aumentam a competitividade no mercado.

Fazendas
Na agricultura e pecuária também há muitas aplicações da energia solar. Algumas propriedades não têm acesso à rede da concessionária, ou sofrem com instabilidades no fornecimento de energia. Tanto o sistema on grid quanto o off grid podem ser utilizados, dependendo do contexto e das necessidades.

A energia solar pode ser utilizada para garantir a iluminação e funcionamento dos equipamentos. Na agricultura, pode ser aplicada em bombas de água para irrigação, motores e cortadores. Na pecuária, em sistemas de ordenha e resfriamento do leite.

Além disso, pode servir para alimentar câmeras de monitoramento, o que possibilita acompanhar a propriedade e a produção. Também fornecer energia para rádios outdoor para prover internet em toda a fazenda, proporcionando conforto para os funcionários, e obter dados dos sistemas de segurança. das máquinas e equipamentos.

Veículos
A energia solar também pode ser aplicada em veículos. Food trucks, por exemplo, podem ter autonomia energética e operar em qualquer lugar com um sistema fotovoltaico off grid instalado. Também há a possibilidade de utilizar energia solar em caminhões para alimentar sistemas de monitoramento veicular de carga. Assim, a carreta possui autonomia energética total, pois irá consumir energia das baterias do sistema off grid.

Como é a instalação da energia solar
A instalação da energia solar é simples e o sistema tem alta durabilidade, basta escolher equipamentos de qualidade e contar com profissionais qualificados. Os módulos fotovoltaicos podem ficar nos telhados com qualquer tipo de telha: cerâmica, fibrocimento ou metálica. Também podem ficar diretamente no solo. Não é preciso fazer grandes obras e, caso seja necessário mudar de imóvel, o sistema pode ser transferido.

A manutenção também é fácil. Basta manter os painéis limpos, para não comprometer o desempenho na produção de energia. A própria água da chuva cumpre essa função. O recomendado é fazer uma limpeza semestral ou anual. Assim, o sistema de energia solar pode durar até 25 anos com 80% de eficiência, dependendo do módulo.

Você acha que pode aproveitar alguma dessas aplicações da energia solar? Então acesse nosso site e solicite um orçamento! Nós estamos preparados para tirar suas dúvidas e encontrar o melhor parceiro para o seu projeto.

 

Fonte: Blog da INTELBRAS



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000