Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106 ... ver mais 21 99126 ... ver mais

A importância de fazer redundância de link para o seu provedor

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre A importância de fazer redundância de link para o seu provedor

A importância de fazer redundância de link para o seu provedor

Ficar sem internet é uma desvantagem que pode gerar transtornos tanto para empresas quanto para pessoas. Afinal, hoje em dia, cerca de 70% da população está conectada, e este percentual cresce ano a ano, já que utilizamos a internet para quase tudo, seja trabalho ou lazer. Então, já imaginou os danos que a falta de conexão pode trazer?

Nesse sentido é que se faz importante ter redundância de link, a fim de evitar que haja congestionamento ou interrupção do serviço. Esse tipo de infraestrutura é fundamental para assegurar a qualidade e a segurança nos serviços de internet.

É necessário compreender a importância de investir em redundância de link, evitando gerar prejuízos não só para os clientes, mas também para o seu negócio, gerando cancelamento de contratos por problemas com o fornecimento de link.

Por isso, neste post vamos abordar o que é redundância de link, como ela pode ser feita e a importância de investir nela para dar mais credibilidade ao seu negócio, oferecendo mais qualidade e estabilidade para seus clientes. Acompanhe!

Redundância de link: o que é e como pode ser feita

No contexto de Tecnologia da Informação, redundância é a duplicação de componentes essenciais que aumentam a confiabilidade e segurança de determinado sistema, assim como sua disponibilidade.

Em outras palavras, a redundância de link é oferecer ao cliente mais de um “caminho” para que a internet chegue até ele – assim, caso um desses caminhos esteja congestionado ou interrompido, a internet pode percorrer outras vias, evitando que haja a queda do serviço.

Há algumas formas de fazer a redundância de link. São elas:

Contratar vários links de internet

Um dos aspectos importantes para obter a redundância de link é evitar que as fibras tenham a mesma origem. Ou seja: é importante contratar redes que venham por caminhos ou rotas diferentes.

Assim, se a ideia é assegurar a disponibilidade de acesso da internet, é indicado contratar redes de operadoras distintas. Se você contratar redes de um só provedor, é possível que fique sujeito a limitações de estrutura do fornecedor, o que não evitará a falha simultânea nas redes.

Criar uma estrutura em anel de rede com os Pontos de Presença

Os Pontos de Presença, também chamados de PoPs, são o lugar em que o provedor mantém o equipamento usado para permitir o acesso dos clientes à internet. Ele é o último ponto entre o cliente e o provedor.

Assim, uma maneira de garantir redundância de link é construir uma estrutura de rede em anel entre os Pontos de Presença para cobrir determinada área. Desse modo, caso o fornecimento de um PoP seja rompido, outro garantirá a entrega de rede.

Ter equipamentos de backup

Para oferecer a redundância de rede, é preciso ter alguns equipamentos especializados que façam o balanceamento dos diferentes links, como roteadores load balance ou soluções de firewalls UTM que possuam esse recurso.

Oferecer concentradores em paralelo

Outra opção é ter concentradores PPPoE em paralelo para liberar a autenticação dos clientes. Assim, caso um concentrador caia, ainda haverá outro para fornecer redes aos clientes.mpitemporario.com.br/projetos/bit2000.com.br

A importância de oferecer redundância de rede

Um dos grandes problemas de investir em redundância de rede é que, a princípio, ela gera custos extras para o fornecedor. Afinal, os equipamentos e a infraestrutura necessárias são caros, e à primeira vista pode parecer que não vale a pena.

Contudo, Fabio Silva, Analista de Produtos e Negócios do segmento Redes Fibra Óptica da Intelbras, lembra que esses gastos não se perdem: “muito pelo contrário, eles podem se reverter em ganhos, principalmente em médio e longo prazo, para o provedor. Quem não oferece redundância pode ter perdas em seu negócio”. Vejamos como:

Satisfação da clientela

Ninguém costuma confiar em servidores de internet que vivem caindo, não é mesmo? Assim, se você não oferecer redundância de rede para seus clientes, é bem capaz que eles se sintam bastante insatisfeitos por causa de quedas e instabilidade constantes e, com o tempo, abandonem o seu serviço. Por outro lado, o investimento pode garantir a fidelidade da clientela que, além do mais, pode ainda indicar seus serviços.

Manter-se competitivo no mercado

Pode ter certeza de que, se você não está investindo em redundância de rede, seus concorrentes estão. Sendo assim, você acabará se tornando obsoleto no mercado em relação à sua concorrência – e isso pode ser fatal para o seu negócio.

Melhoria dos serviços

Ao oferecer alta disponibilidade de link, estabilidade da conexão e segurança da rede em si, você aumenta a qualidade do serviço que oferece, o que por si só já é uma ótima propaganda para seu público-alvo.

Ganho de oportunidades

Oferecer redundância de link não apenas melhora a qualidade da sua rede, mas também permite que você amplie sua gama de serviços. E isso, por sua vez, ajudará a atrair mais clientes ou mesmo possibilitará que você aumente o escopo do que oferece aos atuais clientes, aumentando seu ticket médio e lucrando mais.

Conclusão

Não há dúvidas de que oferecer redundância de rede em sua empresa trará benefícios ao seu negócio. No entanto, não se esqueça de que, antes de começar a oferecer esse incremento nos seus serviços, é preciso sempre desenhar um projeto que possa de fato ser concretizado.

“Antes de colocá-lo na prática, é necessário analisar as regiões em que você atua e desenvolver rotas e estratégias com cuidado para obter a redundância”, completa Guilherme Pasini, Analista de Produtos e Negócios do segmento Redes Fibra Óptica da Intelbras.

 

 

Fonte: Blog da INTELBRAS



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000