Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106 ... ver mais 21 99126 ... ver mais

7 tecnologias para usar em projetos de arquitetura sustentável

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre 7 tecnologias para usar em projetos de arquitetura sustentável

7 tecnologias para usar em projetos de arquitetura sustentável

Telhados verdes, revestimentos de material natural e ambientes projetados para favorecer a iluminação natural são apenas algumas das estratégias usadas na arquitetura sustentável. Seu objetivo principal é minimizar os recursos utilizados na construção, reforma e uso do imóvel, além de reduzir os impactos causados ao meio ambiente e à saúde das pessoas. E será que a tecnologia também pode contribuir nessa tarefa?

Neste artigo, conheça 7 tecnologias para usar no seu projeto e as principais tendências da arquitetura sustentável.

 

Arquitetura sustentável: quais são as tendências?

Em uma sociedade cada vez mais ciente dos impactos causados ao meio ambiente, adotar novos hábitos e soluções para minimizá-los se tornou corriqueiro. A arquitetura sustentável é resultado desse movimento e continua crescendo. Conheça, a seguir, as suas principais tendências.

Ambientes mais flexíveis

Com o aumento do home office, a tendência são os ambientes flexíveis, que podem ser adaptados a diferentes atividades. O mesmo pode ser dito sobre o uso – e aluguel – de móveis e objetos multifuncionais. 

Preferência pela iluminação e conforto térmico naturais

Para reduzir o uso de ar-condicionado, uma boa pedida é apostar em ventiladores e iluminação, as aberturas voltadas para a direção sul e leste devem ser privilegiadas. Assim, a iluminação natural é recebida sem a incidência de raios solares e a entrada de calor é controlada pelas paredes opostas. A ventilação cruzada dos ambientes proporciona conforto térmico.

Busca pelo bem-estar

O conforto térmico propicia bem-estar, mas os novos projetos de arquitetura sustentável preveem mais, como:

  • Higienização diferenciada dos ambientes.
  • Uso de produtos sustentáveis, como cortinas anti poluição.
  • Banheiras, spas e ofurôs.
  • Espaços espirituais.
  • Ambiente para exercícios físicos e meditação.

Biofilia em alta

Plantas, composteiras, hortas e uso de material de demolição estão em voga, assim como os materiais naturais e soluções sustentáveis, como o telhado verde e luminárias de fibra vegetal e micélio de cogumelo.

Uso de tecnologias

As tecnologias proporcionam praticidade, conforto, segurança e otimizam o uso da energia elétrica e água. Os moradores podem ter controle sobre os dispositivos de suas casas e evitar o desperdício. Mas quais tecnologias são essas?

 

7 tecnologias para tornar os projetos arquitetônicos mais sustentáveis

1. Interruptores inteligentes

interruptor inteligente

Estes interruptores são acionados por meio de aplicativo ou por comandos de voz. Você pode criar rotinas de iluminação, ajustar o acionamento das luzes como despertador e programar seu desligamento em horários específicos. 

2. Lâmpadas Wi-Fi

Algumas lâmpadas inteligentes possuem conexão Wi-Fi e são controladas por aplicativo. Você pode ajustar a intensidade e as cores da iluminação do ambiente de forma remota, sem necessidade de acionar interruptores.

3. Sensores de presença para iluminação 

Os sensores acabam com as possibilidades de você esquecer alguma luz acesa ou ter dificuldades para ligá-la ao chegar a noite em casa. Ao detectar movimento o sensor aciona imediatamente a iluminação. Quando nada mais é detectado, as luzes se apagam.

Você pode programar o sensor para funcionar 24 horas por dia ou somente durante a noite. Há modelos para instalação na parede e no teto, para áreas externas e internas.

4. Controlador de eletrodomésticos

Controlador de eletrodomésticos

Esse dispositivo permite o controle da iluminação e dos eletrodomésticos inteligentes da sua casa, como lâmpadas, ar-condicionado e computadores. Por meio do comando de voz ou aplicativo, você pode programar o acionamento e o desligamento desses aparelhos.

5. Sistema de energia solar

arquitetura sustentável

Os geradores fotovoltaicos geram eletricidade a partir da energia do sol podendo ser conectados à rede da distribuidora ou isolados. Apresentam resistência às diversas condições climáticas e são de fácil manutenção. Estes têm conexão Wi-Fi e você pode acompanhar em tempo real indicadores do equipamento, como a energia gerada em diferentes momentos, por exemplo.

 

6. Sistema de irrigação smart

Para acabar com o desperdício de água na irrigação de gramados e jardins, a solução é instalar sistemas de irrigação inteligente. Estes são administrados pelo morador que programa a irrigação automática com base nas condições climáticas.

7. Chuveiro econômico 

O chuveiro econômico possui luzes LED com diferentes cores, que são acionadas com base no volume de água usado no banho. Se o vermelho surgir, sinal de gasto elevado. Mas você pode definir limites através de aplicativo e ainda conferir os números do consumo.

 

A tecnologia em prol da sustentabilidade

A arquitetura sustentável oferece uma variedade de soluções para reduzir nosso impacto ambiental e a tecnologia é uma grande aliada nesse processo. Ao mesmo tempo em que nos traz praticidade e segurança, oferece a oportunidade de minimizarmos o desperdício dos recursos naturais.

Que tal começar a viver numa casa inteligente e sustentável? Conheça os produtos da Intelbras e desfrute do melhor!

 

 

Fonte:  Blog da INTELBRAS



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000