Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ 21 2106-1300 21 99126-7261

Item adicionado ao orçamento


5 exemplos de energia limpa no Brasil

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre 5 exemplos de energia limpa no Brasil

5 exemplos de energia limpa no Brasil

A energia limpa é aquela produzida a partir de fontes renováveis, possui baixa emissão de poluentes no ar e impactos reduzidos no meio ambiente.

Com a crescente preocupação com a sustentabilidade, esses tipos de energia vêm ganhando espaço e gradualmente vão substituindo as energias fósseis, que ainda são as mais usadas no mundo.

Neste post você vai conhecer 6 exemplos de energia limpa no Brasil e quais os benefícios de optar pelo uso de energias limpas. Continue a leitura!

O que é energia limpa?

Criada a partir de fontes renováveis, a energia limpa não gera emissão de gases como o dióxido de carbono (CO2) ou monóxido de carbono (CO), ambos intensificadores do efeito estufa e agravantes do aquecimento global.

Isso não significa que a energia limpa cause zero impacto no meio ambiente, no entanto, são menos prejudiciais do que àqueles causados pelas energias fósseis, derivadas do petróleo. Além disso, o óleo preto é finito e em algum momento irá se esgotar, tornando necessária uma alternativa.

Uma das opções de energia limpa é a energia solar que vem se destacando no Brasil com um crescimento expressivo nos últimos anos. O país já ocupa a 9º posição no ranking mundial, sendo um dos países com maior capacidade instalada.

Com tanto poder de geração, principalmente, por causa da sua geografia, essa não é a primeira vez que o país entra no Top 10. Em 2017, o Brasil ocupava a 10ª posição do ranking e tinha 1.160 MW de potência instalada. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostram que em maio de 2021, este número já estava em 9.187 MW. A expectativa é que o mercado de energia solar se expanda ainda mais nos próximos anos.

Aproveite e tenha outras informações sobre esse assunto, baixe o E-book: Energia solar para condomínios: possibilidades e vantagens. O material é gratuito, clique no banner.

Exemplos de energia limpa no Brasil

O Brasil é o terceiro país com maior capacidade de energia limpa instalada, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A posição é devido ao grande número de hidrelétricas, que também é considerada uma energia limpa. Apesar disso, vale lembrar que a instalação de uma hidrelétrica é muito mais complexa, pode causar alagamentos, exigir deslocamentos de comunidades e prejuízos ao ecossistema da região.

Vamos conhecer um pouco melhor sobre cada uma das opções de energia limpa no país: eólica, maremotriz, hidráulica, geotérmica e solar.

  • Energia eólica: gerada a partir da energia cinética do vento que movimenta as pás e ativa as turbinas que geram energia mecânica. A energia eólica possui 18 GW (gigawatts) de capacidade instalada no Brasil, correspondente a 10,3% da matriz elétrica nacional.
  • Energia maremotriz: assim chamada, pois, é gerada através do movimento das marés com a instalação de turbinas no fundo do mar. Pode gerar dois tipos de energia, a cinética pelo movimento das marés e a potencial pela diferença de altura das marés baixa e alta.
  • Energia hidráulica: responsável por cerca de 90% da energia elétrica gerada no país, a hidráulica é proveniente da força e do volume da água mediante a construção de usinas hidrelétricas.
  • Energia geotérmica: oriunda do calor do interior da Terra, a energia geotérmica é obtida através de grandes perfurações no solo. No Brasil, esta energia pode ser encontrada em áreas de lazer que possuem fontes térmicas para turismo como Poços de Caldas (MG).
  • Energia solar: gerada a partir da captação de luz do sol que se transforma em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. Pode ser usada por diferentes tecnologias como aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.

 

Benefícios da energia limpa

Até o momento não foi descoberta nenhuma forma de geração de energia que não cause nenhum tipo de impacto no ambiente, no entanto, a energia limpa é uma alternativa que minimiza os danos. Entre os benefícios podemos destacar:

  • Favorece a sustentabilidade por ser uma fonte inesgotável
  • Impactos reduzidos no meio ambiente, ainda que existentes
  • Redução do aquecimento global pela não emissão de gases poluentes
  • Aumento da diversidade de matrizes energéticas de um país
  • Alta disponibilidade em algumas localidades – como a energia solar no Brasil

Países do mundo inteiro investem na transição das energias de fontes poluentes para opções de fontes renováveis. O aumento no uso dessas energias leva a queda nos custos de produção, tornando-as mais acessíveis. Sendo assim, o investimento que antes era alto e inacessível a muitas pessoas, demonstrou mudanças consideráveis nos últimos anos.

Agora que você já entendeu o que é energia limpa e viu alguns exemplos, que tal conhecer mais sobre a energia solar? Aqui no blog você encontra diversos conteúdos sobre o assunto!


Fonte:  Blog da Intelbras



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Bit 2000 Whatsapp Bit 2000