Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 - Rio de Janeiro - RJ

21 2106-1300

21 99126-7261

5 desafios das pequenas e médias empresas

Gostou? compartilhe!

Conheça mais sobre 5 desafios das pequenas e médias empresas

Apesar de 49% das micro, pequenas e médias empresas terem sofrido com as dificuldades desencadeadas pela pandemia de Covid-19, 90% delas acreditam que a situação acabou abrindo novas oportunidades de crescimento, de acordo com dados de pesquisa feita pelo Serasa Experian

Manter-se competitivo no mercado é o objetivo dessas empresas, mas o caminho rumo ao crescimento conta com diversos obstáculos, tornando ainda mais necessário ter inteligência, resiliência e iniciativa para investir em inovação para expandir o negócio. 

Mas afinal, quais são os principais desafios das pequenas e médias empresas atualmente? Selecionamos cinco deles para você ficar de olho.

1. Gestão financeira

Na crise da Covid-19, muitas empresas buscaram soluções de crédito para manterem seus negócios em funcionamento. Assim, se ter uma boa gestão financeira já era fundamental, com a necessidade de quitar dívidas e os altos e baixos do cenário econômico, esse aspecto deve receber atenção total.

Ainda segundo o Serasa Experian, a má gestão financeira, a qual pode acarretar em falência da empresa está ligada a  um conjunto de erros, como:

  • Deixar de acompanhar as finanças — a empresa precisa elaborar um fluxo de caixa e conhecer os números reais do negócio, como a lucratividade, a rentabilidade e a liquidez. 

Dica: Uma coisa que pode ocorrer na gestão de pequenas e médias empresas é a mistura de custos do negócio com os custos da casa, afinal, é comum que o espaço seja compartilhado. Para não cair nessa “armadilha”, vale a pena analisar tudo que é pago mensalmente e tentar separar ao máximo as finanças da empresa das pessoais. Criei contas separadas e também o seu salário de dono(a) do negócio.

  • Não fazer a precificação adequada dos produtos e serviços — o valor dos seus produtos/serviços estão diretamente ligados aos lucros da empresa;
  • Não fazer o investimento necessário e/ou investir errado — é preciso saber em quais setores investir para garantir o crescimento eficaz da empresa e conseguir se manter competitivo no mercado.

2. Transformação digital

A transformação digital tem o poder de tornar processos de produção, gestão  e comunicação mais ágeis e eficientes, promovendo resultados positivos para pequenas e médias empresas de diferentes segmentos. 

Um exemplo em ascensão são os chatbots para atendimento ao cliente, os quais utilizam da inteligência artificial para facilitar a comunicação entre empresa e consumidor. 

Até mesmo as soluções de telefonia para empresas podem ser mais digitais, facilitando a rotina de hotéis, escritórios, consultórios, estabelecimentos de ensino, entre outros.

Em resumo, empreendimentos que trabalham com alto volume de dados e que demandam de muitas tarefas repetitivas podem se beneficiar de uma das principais formas de digitalização da empresa: a automação de processos. 

Nesse sentido, a tecnologia também pode ser aplicada em tarefas específicas para facilitar algo pontual do trabalho — por exemplo, a geração de NFs e armazenamento de dados — o que garante vantagens como redução de custos e produtividade. 

Quer saber mais? Baixe agora o E-book: Como deixar sua empresa mais inteligente: um guia para negócios de todos os portes. Descubra como as novas tecnologias podem ser incorporadas no seu negócio para trazer mais praticidade e economia. 

3. Posicionamento do negócio no mercado

O marketing é uma das ferramentas mais importantes para o posicionamento do negócio no mercado, atrair clientes e manter a competitividade no setor de atuação. Para as pequenas e médias empresas, muitas vezes esse setor é negligenciado, tanto por falta de conhecimento quanto por falta de investimento necessário. 

Uma estratégia quase obrigatória para pequenas e médias empresas é o marketing digital, sendo um dos pilares da transformação digital da empresa. 

Por isso, invista na área e crie um plano sólido, considerando as possibilidades da empresa, o orçamento e o público-alvo, e utilize as ferramentas disponíveis (redes sociais, sites, blogs, e-mails, etc.) para fortalecer sua marca online. 

 

4. Selecionar e reter colaboradores

De acordo com a pesquisa realizada pela Deloitte, 42% dos entrevistados buscam novos empregos quando percebem que a empresa atual não valoriza suas habilidades e não oferecem possibilidade de crescer na carreira.

Em entrevista dada em agosto de 2021, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, concluiu que a retenção de talentos é um dos grandes desafios para as pequenas e médias empresas. 

Uma das razões disso é que os gestores utilizam um sistema baseado na punição e recompensa, deixando de lado fatores importantes atualmente, como salários, benefícios, férias e promoções.

Nos modelos atuais de gestão de pessoas, fatores que também são considerados motivação são a liberdade, a autonomia, o desafio, a comunicação aberta e a iniciativa no trabalho. 

Além disso, é importante que o empreendedor tenha consciência que o negócio pode crescer em um ritmo, mas as pessoas que o compõem crescem no ritmo delas. Desse modo, é interessante que a própria organização estimule e contribua com a capacitação dos colaboradores. 

 

5. Encontrar soluções em segurança

Um dos maiores riscos para pequenas e médias empresas é a falta de segurança no estabelecimento comercial, que pode ocasionar em roubos, furtos e até incêndios, por exemplo. Sendo assim, essa deve ser uma prioridade em qualquer setor, para garantir a segurança dos colaboradores, clientes e da propriedade. 

As câmeras de segurança são fundamentais para o monitoramento do ambiente. Seguindo de sistema de alarme contra intrusão para manter a segurança do local mesmo quando estiver fora do horário comercial. 

Os sistemas de detecção de incêndio também devem entrar na lista, uma vez que previnem possíveis prejuízos para o negócio e garantem o cumprimento das normas. 

 

Como melhorar a gestão de pequenas e médias empresa

A solução em nuvem é o que tem de mais moderno no atendimento de grandes clínicas e hospitais. A novidade traz às empresas redução de custos, flexibilização no uso da telefonia, maior controle nos atendimentos, entre outras vantagens.
PABX em nuvem, por exemplo, é uma plataforma para gestão de ramais telefônicos que:

  • conecta automaticamente com seus clientes através de mailings importados para dentro do sistema;
  • faz captura de tela e gravações das chamadas recebidas e efetuadas;
  • possui caixa postal independente e personalizada para cada ramal;
  • além de diversas outras soluções que prometem trazer mais praticidade para o dia a dia.

Proteja seus aparelhos com nobreak

Você sabe o que mais afeta seu negócio atualmente? É essencial identificar os principais pontos que impedem a expansão da empresa e analisar quais as possibilidades para resolver essas questões. 

Adaptar-se ao novo e deixar para trás os tradicionalismos é uma ótima estratégia para se destacar no setor. Sendo assim, com planejamento e identificação das prioridades do seu negócio, é possível enfrentar os desafios citados e garantir o crescimento da empresa. 

 

Fonte:  Blog da Intelbras



Publicado em: 06/03/2022

Gostou? compartilhe!

Bit 2000 - Telecomunicações e Informática

Estrada dos três Rios, 741 Sala 307 – Sede Própria
Freguesia – Jacarepaguá
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20715-003

21 2106-1300

21 99126-7261

Copyright © Bit 2000. (Lei 9610 de 19/02/1998)

×

 

Olá!
Como podemos ajudar?

×